MS SQL Server 2000 no Windows Vista

Pessoal,

tenho uma aplicação que usa o MS SQL Server 2000 como SGBD e preciso rodá-la em uma máquina com o Windows Vista Business. No entanto, não consigo instalar a versão Server do SQL Server nela, somente a versão Client.
Fiz uma pesquisa e descobri que o SQL Server 2000 não tem compatibilidade com o Windows Vista. Mas talvez tenha algum “truque” para conseguir o que preciso.

Se alguém souber de algo ou está na mesma situação, favor postar.

Obrigado.

O SQL Server não roda em máquinas Windows que não sejam Server (ou seja, ele tem de rodar em Windows 2000 Server/Enterprise, Windows 2003 Server/Enterprise/Datacenter, Windows 2008 Server/Enterprise).

Tem como você usar o SQL Server Express 2005? Ele pode ser baixado (até de graça) do site da Microsoft.

thingol,

teria que ser o SQL Server 2000 mesmo. Eu estou rodando ele no XP Professional sem problemas. Só que agora preciso fazê-lo funcionar no Vista como server, pois como client funciona.

Hum, pelo que estou imaginando você está usando o Vista Basic, não o Professional, não?

Se você puder e tiver uma quantidade razoável de memória, faça o seguinte: instale uma máquina virtual (Virtual PC ou VMWare), instale o Windows XP Professional nessa máquina virtual, e a seguir instale o SQL Server 2000 nesse XP.

Nunca tentei instalar o SQL 2000 no Windows Server 2008 (que seria a versão “server” do Windows Vista); imagino que haja alguma incompatibilidade. Por exemplo, o Visual Studio 6.0 (um programa de 1998) não instala direito no Windows Vista, e o SQL 2000 (que é um programa de 2000) talvez também tenha problemas.

O problema de instalar uma máquina virtual é que a memória que tenho é pouca. Acho que vou usar a solução de instalar o SQL Server Express 2005. Depois postarei o resultado.

Se for instalar o SQL Server Express 2005, não se esqueça de baixar o SP 2 (que é um arquivo de 400 MB mais ou menos). Ele resolve as incompatibilidades do SQL 2005 com o Windows Vista.

OK, estou providenciando os downloads

Amigo, o mesmo erro ocorre com o windows server 2008, o sql não instala.

O SQL Server 2000 não deve instalar no Windows Server 2008, segundo a própria Microsoft.

Se tem alguma dúvida, vá reclamar com ela, ou então use um Windows Server 2003.

Use o SQL Server 2005 ou o SQL Server 2008.

Acabei usando o Windows XP mesmo com o SQL Server 2000. Posteriormente irei migrar para o SQL 2005.

Obrigado a todos.

Pessoal, na máquina que trabalho está instalado o Windows Vista.

Instalei o MS SQL Server 2000 no ambiente local para efetuar homologações SEM PROBLEMAS, além da instalação, uso as ferramentas (Query Analyser, Interpriser manager, dts etc) do SQL Server 2000 SEM PROBLEMAS

  1. Pode ser que seja a Developer Edition do SQL Server 2000 - ela não deve ser encrencada quanto à versão do Windows, se é server ou não.
  2. De qualquer maneira, se possível, acostumem-se a versão mais nova do SQL Server (2005), que é a que está em produção nos grandes sites que são grandes clientes da Microsoft.

thingol, para conhecimento

Intalei o SQL Server 2000 - cliente/server

pesito , já tive problemas com a instalação do SQL Server em fevereiro/2007, consegui resolver o problema através de um amigo

Verifica se ajuda, por sua conta em risco, na época eu consegui instalar com as instruções (Gambi) abaixo.

Execute estas etapas e depois executar a instalação SQL Server 2000 novamente:

[code]a. Clique em Iniciar , e depois clique Executar .
b. Na caixa diálogo Abrir tipo,: " regedit " (sem as aspas) ou " regedt32 " (sem as aspas)

c. Clique em OK .

Observação : Certifique-se que somente você excluir o valor mencionado, não a chave Gerenciador sessão inteira.

d. No Editor do Registro, expansão a seguinte subchave Registro: HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager

e. O menu Arquivo , clique em Exportar .

Observação : In Microsoft Windows 2000, clique Exportar arquivo do Registro a partir do menu Do Registro .

f. Em Nome do arquivo caixa de texto, do tipo: " chave " Gerenciador de sessão (sem as aspas)

g. Clique em Salvar .
h. No direito - painel da janela Registry Editor , clique com o botão direito do mouse PendingFileRenameOperations . O menu atalho que aparece, clique em Excluir .
i. Na caixa diálogo mensagem Confirm VALUE DELETE clique que aparece, Sim .
j. O menu Arquivo , clique em Sair .

Observação : In Windows 2000, clique sair no menu do Registro .

k. Reinicie o computador.
l. Usando o Editor do Registro, verificar que o valor do Registro PendingFileRenameOperations é não disponível.

Observação O valor do Registro PendingFileRenameOperations pode ser recriado quando você reiniciar o computador. Se os valores Registro são recriados, exclua o valor do Registro PendingFileRenameOperations novamente completando as etapas um j até, e depois executar Instalação SQL Server 2000. Fazer não reiniciar o computador antes de você executar Instalação SQL Server 2000. [/code]

Isso não é exatamente uma gambi. O que ocorreu é que o instalador que foi rodado antes deixou alguns valores de nomes de arquivos para serem deletados ou movidos na hora da reinicialização. Se essa lista não estiver vazia, o instalador recusa-se a rodar até que a lista esteja vazia.