MS SQL Server 2000 no Windows Vista

14 respostas
P

Pessoal,

tenho uma aplicação que usa o MS SQL Server 2000 como SGBD e preciso rodá-la em uma máquina com o Windows Vista Business. No entanto, não consigo instalar a versão Server do SQL Server nela, somente a versão Client.
Fiz uma pesquisa e descobri que o SQL Server 2000 não tem compatibilidade com o Windows Vista. Mas talvez tenha algum “truque” para conseguir o que preciso.

Se alguém souber de algo ou está na mesma situação, favor postar.

Obrigado.

14 Respostas

T

O SQL Server não roda em máquinas Windows que não sejam Server (ou seja, ele tem de rodar em Windows 2000 Server/Enterprise, Windows 2003 Server/Enterprise/Datacenter, Windows 2008 Server/Enterprise).

Tem como você usar o SQL Server Express 2005? Ele pode ser baixado (até de graça) do site da Microsoft.

P

thingol,

teria que ser o SQL Server 2000 mesmo. Eu estou rodando ele no XP Professional sem problemas. Só que agora preciso fazê-lo funcionar no Vista como server, pois como client funciona.

T

Hum, pelo que estou imaginando você está usando o Vista Basic, não o Professional, não?

Se você puder e tiver uma quantidade razoável de memória, faça o seguinte: instale uma máquina virtual (Virtual PC ou VMWare), instale o Windows XP Professional nessa máquina virtual, e a seguir instale o SQL Server 2000 nesse XP.

Nunca tentei instalar o SQL 2000 no Windows Server 2008 (que seria a versão “server” do Windows Vista); imagino que haja alguma incompatibilidade. Por exemplo, o Visual Studio 6.0 (um programa de 1998) não instala direito no Windows Vista, e o SQL 2000 (que é um programa de 2000) talvez também tenha problemas.

P

O problema de instalar uma máquina virtual é que a memória que tenho é pouca. Acho que vou usar a solução de instalar o SQL Server Express 2005. Depois postarei o resultado.

T

Se for instalar o SQL Server Express 2005, não se esqueça de baixar o SP 2 (que é um arquivo de 400 MB mais ou menos). Ele resolve as incompatibilidades do SQL 2005 com o Windows Vista.

P

OK, estou providenciando os downloads

pasqualli2006

Amigo, o mesmo erro ocorre com o windows server 2008, o sql não instala.

T

O SQL Server 2000 não deve instalar no Windows Server 2008, segundo a própria Microsoft.

Se tem alguma dúvida, vá reclamar com ela, ou então use um Windows Server 2003.

Use o SQL Server 2005 ou o SQL Server 2008.

P

Acabei usando o Windows XP mesmo com o SQL Server 2000. Posteriormente irei migrar para o SQL 2005.

Obrigado a todos.

S

Pessoal, na máquina que trabalho está instalado o Windows Vista.

Instalei o MS SQL Server 2000 no ambiente local para efetuar homologações SEM PROBLEMAS, além da instalação, uso as ferramentas (Query Analyser, Interpriser manager, dts etc) do SQL Server 2000 SEM PROBLEMAS

T
  1. Pode ser que seja a Developer Edition do SQL Server 2000 - ela não deve ser encrencada quanto à versão do Windows, se é server ou não.
  2. De qualquer maneira, se possível, acostumem-se a versão mais nova do SQL Server (2005), que é a que está em produção nos grandes sites que são grandes clientes da Microsoft.
S

thingol, para conhecimento

Intalei o SQL Server 2000 - cliente/server

S

pesito , já tive problemas com a instalação do SQL Server em fevereiro/2007, consegui resolver o problema através de um amigo

Verifica se ajuda, por sua conta em risco, na época eu consegui instalar com as instruções (Gambi) abaixo.

Execute estas etapas e depois executar a instalação SQL Server 2000 novamente:
a. Clique em Iniciar , e depois clique Executar .	
b. Na caixa diálogo Abrir tipo,: " regedit " (sem as aspas) ou " regedt32 " (sem as aspas) 

c. Clique em OK .

Observação : Certifique-se que somente você excluir o valor mencionado, não a chave Gerenciador sessão inteira.

d. No Editor do Registro, expansão a seguinte subchave Registro: HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager 

e. O menu Arquivo , clique em Exportar .

Observação : In Microsoft Windows 2000, clique Exportar arquivo do Registro a partir do menu Do Registro .

f. Em Nome do arquivo caixa de texto, do tipo: " chave " Gerenciador de sessão (sem as aspas) 

g. Clique em Salvar .	
h. No direito - painel da janela Registry Editor , clique com o botão direito do mouse PendingFileRenameOperations . O menu atalho que aparece, clique em Excluir . 	
i. Na caixa diálogo mensagem Confirm VALUE DELETE clique que aparece, Sim .	
j. O menu Arquivo , clique em Sair .

Observação : In Windows 2000, clique sair no menu do Registro .

k. Reinicie o computador.	
l.  Usando o Editor do Registro, verificar que o valor do Registro PendingFileRenameOperations é não disponível.

Observação O valor do Registro PendingFileRenameOperations pode ser recriado quando você reiniciar o computador. Se os valores Registro são recriados, exclua o valor do Registro PendingFileRenameOperations novamente completando as etapas um j até, e depois executar Instalação SQL Server 2000. Fazer não reiniciar o computador antes de você executar Instalação SQL Server 2000.
T

Isso não é exatamente uma gambi. O que ocorreu é que o instalador que foi rodado antes deixou alguns valores de nomes de arquivos para serem deletados ou movidos na hora da reinicialização. Se essa lista não estiver vazia, o instalador recusa-se a rodar até que a lista esteja vazia.

Criado 3 de abril de 2008
Ultima resposta 29 de jul. de 2008
Respostas 14
Participantes 4