Ola Pessoal,
Estou com algumas duvidas, creio que possam me ajudar, tenho 21 anos e trabalho na area de redes, mais especificamente em segurança, e ja tenho experiência anterior com servidores windows server etc.
Enfim, sou apaixonado por programação e tenho muita facilidade para aprender, atualmente estou estudando java e pretendo tirar o OCJP em breve.
Meu medo é quando eu for mudar de cargo, pois mudar de redes para programação sem experiência nenhuma é complicado, sendo que a unica base que tenho seria o certificado e projetos pequenos que irei montar como Portfólio, mais tenho medo de me focar em java e nao dar certo por ter não experiência na area, não conseguir concorrer a uma vaga, e ai perder tempo sendo que eu podia estar estudando para um MCSA ou ICITP… realmente não sei como o mercado de Java esta hoje, se há espaço para perfil igual ao meu.
Não tenho formação superior ( e atualmente não posso começar uma ), apenas técnico em processamento de dados,oque ja é alguma coisa acredito, sou autodidata ( tenho extrema facilidade para estudar sozinho ), e tenho esse gosto por programação, e ja tenho uma base boa, como OO, threads,sql etc…
Oque acham ? oque fariam no meu lugar ?
Iriam estudar oque fazem ou oque gostam ? levando em conta o meu caso…
Quais são minhas chances no mercado de java ? eu aceitaria ganhar menos que ganho hoje, para um cargo de junior, moro em São Paulo.
Sem mais,
Obrigado a todos.
Bom Dia,
Rapaz, o mercado está bem aquecido e a demanda por profissionais java está em alta(ao menos nas grandes capitais, especialmente SP, RJ e DF).
Creio que agora(esse ano e provavelmente no próximo também) seja o momento ideal pra você fazer essa troca.
É importante entender que não há “resposta certa” pra sua pergunta, qualquer caminho envolve riscos e consequências.
Você deve analisar se você gosta de programar por hobby ou profissionalmente, uma coisa é programar eventualmente outra coisa é passar o dia programando(sei que na maioria dos casos há outras atividades envolvidas mas especialmente no começo é só codificação mesmo)
Você tirar uma certificação, mesmo sem ter experiência prévia já é algo, obviamente você começará por baixo, sua experiência prévia dificilmente influenciará positivamente para uma contratação, mas também não atuará contra.
Você é novo, está na hora de experimentar e ver o que você realmente quer, experimente tirar essa certificação e depois envie CVs para trabalhar com Java, agarre uma oportunidade que permita que você possa ao menos pagar as contas e descubra se programar profissionalmente é o que você realmente quer, no pior dos casos você gastará(não perderá) alguns meses mas terá a certeza se isso é pra você ou não, bem melhor do que não arriscar e manter essa dúvida na sua cabeça pro resto da vida.
HTH,
Abs
cara se voce realmente gosta vai ter que lutar por isso bastante pois geralmente as empresas não são de ficar apostando ou dando chances nesses casos. eu odeio dizer isso mas um programador pra virar analista ainda que tenha curso superior não irá chegar facilmente ao cargo mais alto nivel… isso é fato. precisa lutar e estou falando de coisas politicas mesmo não de estudar.
Obrigado pela respostas!
Realmente de inicio não almejo um cargo grande, apenas uma oportunidade, tenho certeza que com meu esforço irei conseguir me destacar, minha preocupação fica mais por conta da primeira oportunidade, para assim eu conseguir experiência!
Creio que pequenas consultorias seja mais facil de ingressar no inicio, como esta em média o salário para Juniors em consultorias de pequeno porte ? ah bastante oportunidades ?
Obrigado!