Pessoal, quero agradecer a todos que postaram no tópico. Isso é muito importante para mim pois me dá forças para tentar ingressar nessa área. Foi frustrante terminar o ensino superior sem desenvolver na prática o que foi abordado na faculdade, ainda que me dê muito bem na área de suporte, não é e não foi o que eu almejei para minha carreira profissional.
Ruttmann , como eu disse anteriormente, não tenho experiência profissional em desenvolvimento, na forma de desenvolver para um determinado cliente ou trabalhar para alguma empresa. Eu saberia muito bem filtrar as informações para implantação de um sistema (regras de negócio, análise de requisitos), mas na prática nunca fiz, pois não tenho clientes disponíveis para isso, e, sinceramente, eu prefiro ganhar experiência em uma empresa do que abrir uma como pessoa jurídica e não atender as expectativas do cliente, principalmente por não ter aquele “jogo de cintura” que programadores mais experientes já tem, acho que isso só se adquire com o tempo e prática.
alcionj , eu estive pensando em fazer uma pós mas na área que trabalho atualmente só seria possível se fosse na área de redes, e apesar de gostar um pouco, eu acredito que estaria praticamente jogando minha graduação em CC no lixo, pois pouca coisa que aprendi lá eu utilizo no dia a dia (justamente os tópicos de redes).
douglaskd, cara, infelizmente eu assino embaixo o que você postou. Muitas vezes me peguei desanimado pensando no investimento que fiz durante 4 anos para ser pouca coisa utilizada, alias, basicamente nada, tendo em vista que pouco se vê sobre infra de rede e servidores no curso de CC, dão apenas uma pincelada, pois o foco do curso não é esse.
Vina , achei interessante o seu ponto de vista. Eu atualmente trabalho para uma empresa que presta serviços para pequenas e médias empresas que terceirizam o seu setor de T.I. conosco, muita coisa legal daria para fazer mas além de encontrar resistência dos clientes, só somos lembrados na hora de “apagar o incêndio”, como você mesmo disse. Por mais que a gente oriente que a infraestrutura é importante, parece que as pessoas preferem sempre arrumar um jeitinho de gastar o mínimo possível na hora de investir, ou então nem investe. Eu sinceramente ainda tenho essa “desconfiança” sobre a seleção de candidatos vindo de áreas diferentes, digo desconfiança entre aspas pois eu acredito que para a maioria dos recrutadores é mais fácil pegar um candidato que já é da área, já conhece os macetes e a rotina do que alguém que está começando.
Uma coisa em comum que li na postagem de vocês foi a questão do “networking”. Qual seria a forma correta de se fazer um networking? Participar de palestras, seminários, redes sociais?
Um abraço a todos.