Pessoal, quero agradecer a todos que postaram no tópico. Isso é muito importante para mim pois me dá forças para tentar ingressar nessa área. Foi frustrante terminar o ensino superior sem desenvolver na prática o que foi abordado na faculdade, ainda que me dê muito bem na área de suporte, não é e não foi o que eu almejei para minha carreira profissional.
Ruttmann , como eu disse anteriormente, não tenho experiência profissional em desenvolvimento, na forma de desenvolver para um determinado cliente ou trabalhar para alguma empresa. Eu saberia muito bem filtrar as informações para implantação de um sistema (regras de negócio, análise de requisitos), mas na prática nunca fiz, pois não tenho clientes disponíveis para isso, e, sinceramente, eu prefiro ganhar experiência em uma empresa do que abrir uma como pessoa jurídica e não atender as expectativas do cliente, principalmente por não ter aquele “jogo de cintura” que programadores mais experientes já tem, acho que isso só se adquire com o tempo e prática.
alcionj , eu estive pensando em fazer uma pós mas na área que trabalho atualmente só seria possível se fosse na área de redes, e apesar de gostar um pouco, eu acredito que estaria praticamente jogando minha graduação em CC no lixo, pois pouca coisa que aprendi lá eu utilizo no dia a dia (justamente os tópicos de redes).
douglaskd, cara, infelizmente eu assino embaixo o que você postou. Muitas vezes me peguei desanimado pensando no investimento que fiz durante 4 anos para ser pouca coisa utilizada, alias, basicamente nada, tendo em vista que pouco se vê sobre infra de rede e servidores no curso de CC, dão apenas uma pincelada, pois o foco do curso não é esse.