Mudança de área em T.I

Boa tarde pessoal. Primeiramente peço desculpas se já houver tópico semelhante ou com a mesma abordagem no assunto principal, pois procurei no fórum e não encontrei nada relacionado a isso.
É o seguinte, sou formado em ciência da computação desde 2010, e como não consegui um estágio na área de programação, e, precisando trabalhar, acabei aceitando trabalhar na área de infra/redes. Estou há 2 anos trabalhando como analista de suporte e administração de pequenas redes. Basicamente manutenção de rotinas em servidores (Windows e Linux) e suporte a usuários. Bom, não sei se vocês tem ciência disso, mas é uma área não muito reconhecida e principalmente má remunerada, além disso bastante estressante, principalmente lidar com suporte a usuários.
Minha dúvida é a seguinte, até que ponto (na visão de vocês) as empresas selecionariam pessoas da área de infra/redes para atuarem na área de desenvolvimento, levando em consideração que já possuo uma graduação superior completa? Digo isso pois tenho muita vontade de voltar a desenvolver, mesmo que praticamente sem experiência em carteira eu nunca perdi o interesse. Fico indeciso se seria perda de tempo tentar ingressar nessa área, praticamente começando do zero, ou continuar na área de redes e aprimorar meus conhecimentos.

Desde já agradeço pelo espaço.

Se você tem algum conhecimento que o mercado possa aproveitar, é só arregaçar as mangas e ir em frente! O caminho vai ser difícil, ainda mais que você disse que não tem experiência alguma com desenvolvimento.

Se você não tem conhecimento, aí o negócio fica um pouco mais complicado. Talvez fazer alguns cursos, talvez tentar uma certificação(certificação com muita parcimônia! Só mesmo se você vai concorrer a alguma vaga que exige)…

E principalmente, faça contatos! Expanda seu networking e faça o mercado saber que você existe e o que deseja. Com as indicações certas com certeza você consegue iniciar na área!

Tenho certeza que você consegue uma oportunidade na área de desenvolvimento caso este seja o seu foco.
Pelo que comentou, imagino que seu problema é a falta de uma oportunidade, mas isso surge, basta procurar, fazer bastante network.
Posso garantir que desenvolvedores com alto grau de conhecimento em infra são muito bem valorizados em instituições bancárias, principalmente pela “neura” da segurança da informação. Talvez o seu problema seja conhecer a pessoa certa ou estar no lugar/hora certa.
Minha sugestão, como já é formado, faça uma pós em desenvolvimento qualquer ou tire uma certificação java ou .net.

[quote=alcionj]
Tenho certeza que você consegue uma oportunidade na área de desenvolvimento caso este seja o seu foco.
Pelo que comentou, imagino que seu problema é a falta de uma oportunidade, mas isso surge, basta procurar, fazer bastante network.
Posso garantir que desenvolvedores com alto grau de conhecimento em infra são muito bem valorizados em instituições bancárias, principalmente pela "neura" da segurança da informação. Talvez o seu problema seja conhecer a pessoa certa ou estar no lugar/hora certa.
Minha sugestão, como já é formado, faça uma pós em desenvolvimento qualquer ou tire uma certificação java ou .net.[/quote]

são poucas as oportunidades que te dão um auto grau de conhecimento, infra é totalmente desvalorizado no brasil, as empresas precisam de 1 razoavel e que o resto saiba ensinar(deveras vezes a mesma coisa) à usuários, formatar pcs, e saber identificar problemas extremamente repetitivos, oportunidade boa nesta área não há, ou se há é rarissimo.

trabalhei 4 anos, jogaria no lixo essas experiências, total perda de tempo, instalar windows, configurar redes, qualquer googleiro faz e se dúvidar faz bem(o necessário que a empresa quer).

aprendizado: 1 <- aprendi durante esses 4 anos de experiência que trabalhar com suporte é perda de tempo (NO BRASIL)

regis1860, desculpe a sinceridade, mas acho que você vai concordar comigo ja que viemos da mesma área é acho essas suas reclamações completamente válidas.

hoje trabalho com programação, não é facil, tem que estudar por conta, fazer cursos, e infelizmente aceitar propostas indecentes =), no inicio é o único caminho…

boa sorte, qualquer coisa me procure.

Voltando uns 10 anos… eu já trabalhei com infra, não achei perda de tempo.
Acho que ainda você não achou o lugar ou a pessoa certa.

Trabalhei com infraestrutura durante três anos. Na época, trabalhava muito com servidores Windows, principalmente com a parte de Active Directory. Também era muito envolvido nos processos de Problem Management e Change Management da empresa que eu trabalhava. Durante a minha experiência com infraestrutura, aprendi muito sobre redes e internet, processos, projetos, e acima de tudo, aprendi a lidar com pressão. A infraestrutura tem um impacto crucial no negócio de uma empresa, e problemas nela podem causar grandes prejuízos. Já varei noites em datacenter, resolvendo problemas em produção, recuperando versões de backup, entre outras coisas.

Hoje, não desmereço a área de infraestrutura, mas para mim não rola. Gosto de criar, projetar soluções, e a área de infraestrutura no Brasil está muito atrasada, sendo acionada na maioria das vezes para “apagar incêndios”. Sem contar que o advento do Cloud Computing tende a diminuir a necessidade de uma infraestrutura local, e consequentemente, a demanda de profissionais.

Eu migrei para a área de desenvolvimento porque eu sempre preferi desenvolver software. Mesmo trabalhando com infra, fazia meus scripts em Python para automatizar uma coisa ou outra. O que facilitou a minha migração foi ter feito dois cursos na Globalcode: a Academia Java e a Academia Web. A certificação também foi um ponto a favor, mas só tirei ela depois de trabalhar com Java.

Uma dica que eu dou, e que deu certo comigo: valorize sua experiência com infraestrutura na hora de buscar um emprego na área de desenvolvimento. Os profissionais de desenvolvimento em geral são mal preparados, e o conhecimento de uma área tão importante como a infraestrutura pode ser crucial na hora da contratação.

Abraços e boa sorte.

Pessoal, quero agradecer a todos que postaram no tópico. Isso é muito importante para mim pois me dá forças para tentar ingressar nessa área. Foi frustrante terminar o ensino superior sem desenvolver na prática o que foi abordado na faculdade, ainda que me dê muito bem na área de suporte, não é e não foi o que eu almejei para minha carreira profissional.

Ruttmann , como eu disse anteriormente, não tenho experiência profissional em desenvolvimento, na forma de desenvolver para um determinado cliente ou trabalhar para alguma empresa. Eu saberia muito bem filtrar as informações para implantação de um sistema (regras de negócio, análise de requisitos), mas na prática nunca fiz, pois não tenho clientes disponíveis para isso, e, sinceramente, eu prefiro ganhar experiência em uma empresa do que abrir uma como pessoa jurídica e não atender as expectativas do cliente, principalmente por não ter aquele “jogo de cintura” que programadores mais experientes já tem, acho que isso só se adquire com o tempo e prática.

alcionj , eu estive pensando em fazer uma pós mas na área que trabalho atualmente só seria possível se fosse na área de redes, e apesar de gostar um pouco, eu acredito que estaria praticamente jogando minha graduação em CC no lixo, pois pouca coisa que aprendi lá eu utilizo no dia a dia (justamente os tópicos de redes).

douglaskd, cara, infelizmente eu assino embaixo o que você postou. Muitas vezes me peguei desanimado pensando no investimento que fiz durante 4 anos para ser pouca coisa utilizada, alias, basicamente nada, tendo em vista que pouco se vê sobre infra de rede e servidores no curso de CC, dão apenas uma pincelada, pois o foco do curso não é esse.

Vina , achei interessante o seu ponto de vista. Eu atualmente trabalho para uma empresa que presta serviços para pequenas e médias empresas que terceirizam o seu setor de T.I. conosco, muita coisa legal daria para fazer mas além de encontrar resistência dos clientes, só somos lembrados na hora de “apagar o incêndio”, como você mesmo disse. Por mais que a gente oriente que a infraestrutura é importante, parece que as pessoas preferem sempre arrumar um jeitinho de gastar o mínimo possível na hora de investir, ou então nem investe. Eu sinceramente ainda tenho essa “desconfiança” sobre a seleção de candidatos vindo de áreas diferentes, digo desconfiança entre aspas pois eu acredito que para a maioria dos recrutadores é mais fácil pegar um candidato que já é da área, já conhece os macetes e a rotina do que alguém que está começando.

Uma coisa em comum que li na postagem de vocês foi a questão do “networking”. Qual seria a forma correta de se fazer um networking? Participar de palestras, seminários, redes sociais?

Um abraço a todos.

Provavelmente você não vai utilizar o que aprendeu em CC no seu dia a dia com desenvolvimento mesmo. A maioria dos projetos hoje em dia é dar suporte em código legado e desenvolver sistemas CRUD com programadores sendo tratados como peões de luxo.

[quote]
Uma coisa em comum que li na postagem de vocês foi a questão do “networking”. Qual seria a forma correta de se fazer um networking? Participar de palestras, seminários, redes sociais? [/quote]

Empresas, faculdade, redes sociais, no GUJ, etc … Eu mesmo já fiz algumas amizades e inimizades aqui no forum.
Mesmo as inimizades eu não deixaria de indicar para uma vaga, visto a capacidade técnica.