Olá pessoal, gostaria de saber a opinião de vocês, a empresa onde trabalho foi adquirida por um grande player do mercado, o desenvolvimento é tudo Outsourcing, alguém já teve esse tipo de experiência de pertencer a uma equipe de Desenvolvimento que não coloca a mão na Massa?, no caso passaria de Desenvolvedor a área de negócios, quais os pontos a serem considerados?
Mudança de Ares
14 Respostas
esquece… ser um analista de negócios é bastante complicado e não pode ser confiado a pessoas fora da área. OU seja, não é o ipo de coisa que pode ser resolvido com alguns treinamentos.
Além disso, não existe essa história de desenvolvedor que não coloca a mão na massa. Cuidado para não acabar com sua carreira.
That’s so old-fashioned!!! 8)
A questão é quantas empresas trabalham dessa forma?, nunca vou deixar de acompanhar as tendências de mercado no desenvolvimento, a hora esta chegando estamos até de mudança, terei que me acostumar com novos termos como SLA, mas vendo por outro lado da evolução profissional de poder tomar decisões estratégicas e não ser apenas um apertador de parafusos.
ou você é gerente, ou você é desenvolvedor entende?
Sobre a questão de apertar parafusos, se nesta empresa o seu trabalho como programador é assim, então precisa mesmo sair dela.
Concordo com o colega, se vc fica no meio do caminho, fica desatualizado como desenvolvedor e não se aperfeiçoa como um bom gerente.
[
ou você é gerente, ou você é desenvolvedor entende?
Nem assim eu entendo. Nos melhores projetos Java os gerentes tb põe a mão na massa e sabem muito bem o que seus subordinados estão fazendo.
Na verdade não tem nada a ver com gerencia, simplesmente estou indo para um time onde o setor de desenvolvimento não codifica, gostaria de entender como isso funciona na prática, essa codificação é feita por consultorias, como se adaptar a esse novo cenário e qual o papel desse membro da equipe nesses moldes?
[
ou você é gerente, ou você é desenvolvedor entende?Nem assim eu entendo. Nos melhores projetos Java os gerentes tb põe a mão na massa e sabem muito bem o que seus subordinados estão fazendo.
então recebem apenas o nome de gerencia, mas na verdade são coordenadores. Digo isso pq gerência não é um papel mas um cargo de fato.
Cara acredito que toda experiência é uma experiência válida… Se não gostar, sai de lá, tem MUITA empresa pagando bem no mercado, emprego não lhe faltará… (e se faltar a gente indica rs)
Bom, acredito então que você terá que trabalhar criando as especificações funcionais, técnicas, diagramas e etc para essa equipe terceirizada.
Não vejo maiores problemas quanto a isso…
Mas se não gostar, é só procurar outro, nem que seja mandando currículo pra empresa que foi contratada pela sua 
Depende de como a empresa vai ver vocês.
Vi casos onde os “antigos” desenvolvedores acabaram virando cordenadores de pequenos projetos, ou “donos” de pequenos sitemas, ou os revisores do que era entregue pelas consultorias.
No caso do revisor, o papel do cara era transformar a vida do consultor num inferno, rs…
Isso tá errado, aquilo poderia ser melhor, pq não usou isso ? por que não usou aquilo ?
Eu fiquei pouco tempo nesse esquema, mas achei um inferno para os 2 lados. Não era mais uma “parceria” como anteriormente, e sim uma disputa.
O pessoal das consultorias cheio de coisas pra fazer, o o da empresa caçando probleminhas (as vezer coisas cosméticas ou ridículas).
No meu ver foi bem estranho.
Seria legal se você colocasse aqui depois de um ou dois meses um pouco de como foi essa experiência para você.
Se vc vai ser um Analista de Negócio de verdade, parabéns!
Vai ganhar mais que desenvolvedor e terá maiores responsabilidades também…
PS - Analista de Negócio chega a ganhar mais que Gerente de Projeto.
Seria mais ou menos um mini-gerente de projetos, no caso participaria dos processos de especificação, acompanhamento do desenvolvimento, testes, homologação e implantação, talvez a experiência seja valida, só fico espantado com os números que essas empresas cobram.
Cara eu já trabalhei nessa forma pra mim foi furada, o pessoal que ficou na empresa como mini-gerente de projeto vive stressado, qualquer problema vc é o responsavel.