Mudança de carreira - ajuda

Olá, pessoal.

Gostaria de sugestões sobre as escolhas que estou fazendo e o que posso fazer para melhorar as minhas chances de mudança de carreira. Vou falar da minha situação atual e se possível gostaria que comentassem.

Tenho 24 anos, sou do Rio de Janeiro e técnico em eletrônica, tenho 5 anos de experiência como técnico em eletrônica/instrumentação industrial. Gosto de eletrônica, mas não gosto da área na qual trabalho hoje, a crise me fez voltar a estudar e com isso cheguei a conclusão que seria melhor mudar de área, para algo que me trará mais satisfação profissional, e desejo trabalhar com desenvolvimento.

Entre ações que tomei para atingir meu objetivo estão:

• Comecei a cursar Sistemas de Informação no início de 2016;
  • Fiz um curso de Programador de Sistemas(SENAC) - 240h;
  • Fiz vários cursos do Alura;
  • Estudo por apostilas e livros.

•Na minha situação vale a pena fazer um curso técnico de informática e/ou redes?

•No caso de cursos, vale a pena fazer cursos a distância ou é melhor investir em presencial mesmo? OBS: Prefiro cursos a distância.

•Alguém tem alguma sugestão?

Agradeço a todos desde já.

Atenciosamente,
Douglas Leal.

Voce já nao está fazendo uma graduacao (Sistemas de Informacao) ?

Fazendo uma graduação, e vários cursos que você fez, já está pronto pra ir atrás de um estágio ou analista junior.
Pra incrementar mais ainda, tenha um portfólio, uma conta no github com vários códigos que voce implementou.

1 curtida

Na minha opinião você já tem cursos demais. Está na hora de partir pro mercado de trabalho, num estágio ou trainee ou efetivo.

O recrutador não vai se importar mais com o número de cursos que você já fez do que com seu real conhecimento e experiência. Muitas pessoas fazem vários cursos mas na hora de mostrar trabalho não rendem nada.

No começo não espere bons salários. Se preocupe primeiramente em adquirir experiência.

Boa sorte.

1 curtida

@igor_ks e @jonas.cant

Obrigado pelas respostas.

Então não vale a pena investir no técnico em informática e em mais cursos, né?

Devo apenas me preocupar em criar um portfólio para por em prática os conhecimentos adquiridos e me manter atualizado, é isso?

Agradeço mais uma vez a atenção.

Não, definitivamente não vale a pena gastar tempo e dinheiro com o curso Técnico em Informática. Se você já fez vários cursos do Alura, já fez o curso de Programador de Sistemas no SENAC e está cursando graduação, já é mais que suficiente. Se não aprendeu o básico de programação com todos esses cursos eu até digo que não vale a pena investir nessa área. Parta para o mercado de trabalho que é o melhor que você tem a fazer no momento.

1 curtida

@jonas.cant

Não tive problema com o básico de programação, a pergunta sobre o técnico e os cursos era para incrementar o CV, mas se não há necessidade, então prefiro investir esse tempo para me aprofundar em java e melhorar o inglês.

Já estou dando uma olhada em estágios, o que me desanima é a queda salarial, mas sei que é um “mal” necessário.

Obrigado.