[Mudança de carreira aos 25] Programação é uma boa?

Se eu estiver postando isso aqui na área errada, peço desculpas. Sou novo por aqui e achei que esta é a área mais apropriada para o caso.

Tenho 25 anos e vou me formar em adm, mas o mercado não está nada fácil para estagiar na área. Eu e muitos amigos de faculdade estamos na mesma situação e os que conseguiram emprego na área ganham pouquíssimo. Acredito que este curso só é útil se for feito numa instituição renomada, o que não é meu caso. Eu escolhi o curso porque não sabia/sei o que gosto de fazer. Já passei anos pensando a respeito e fazendo testes vocacionais, mas não consigo achar algo do qual eu diga “nasci pra isso!”. Vou ter que partir pra uma área mais “empregável” e aprender a gostar dela.

Como sempre gostei de jogos, tecnologia e computadores, eu acho que a área de T.I. pode me agradar.Dizem que a programação é uma boa porta de entrada porque é uma área muito fácil de achar vagas, crescer na carreira e ganhar uma graninha boa. Isso me atraiu bastante. Afinal, pra um cara formado num curso genérico e ultrapassado e que não sabe o que gosta, essa é a combinação perfeita. Eu sei que não é só fazer um cursinho aqui e ali e já sair ganhando 8k/mês… Mas só de saber que o mercado oferece muitas vagas e possibilidade de crescer, eu já fico interessado.

Não entendo nada de programação e terei de começar do zero, mas eu aprendo rápido, principalmente se tratando de tecnologia. Eu sei que aqui tem muita gente que é do ramo, por isso acho que aqui posso ganhar boas dicas ou me desiludir logo. Gostaria que me mandassem a real.

Moro na região metropolitana de SP e trabalho num emprego que não dá nenhuma chance de crescer. Estou lá há quase 5 anos com meu chefe me prometendo uma chance de crescer e nada, só os amiguinhos pessoais e parentes se dão bem ali. Salário tá congelado. Sim eu procurei outras vagas, mas como eu disse: tá embaçado conseguir uma chance. Ainda mais agora na pandemia. Isso tá me dando uma ansiedade do kct. As vezes eu tenho a impressão que vou chegar nos 30 nesse emprego zoado e com um diploma que não servirá para nada.

Vocês acham uma boa partir pra programação ou eu tô viajando?
O que fariam no meu lugar?

Faz algum curso no YouTube ou Udemy sobre lógica de programação com algoritmos e estrutura de dados. Caso veja que tem aptidão pra isso, então invista sim.

Na carreira de analista de sistemas nem tudo é programar. Muitos problemas são resolvidos também com ferramentas prontas, desde um comum Excel até um Power BI. Ou até mesmo sem tecnologia, agregando com ideias para os processos. Nisso sua experiência de adm pode ajudar. O objetivo é resolver problemas para o negócio, programar é só um meio.