Mudança de carreira - De professor de história para java!

Boa noite!

Bom, vamos lá… Primeiramente muito prazer, meu nome é Alexandre e esse é minha primeira postagem aqui (confesso que estou um pouco nervoso). Na verdade, nem sei se esse é um espaço para uma discussão como essa, mas acredito que você que esta lendo isso já esteve no meu lugar (ou não haha). Eu tenho 28 anos, sou graduado em licenciatura em história e pedagogia, tenho pós em docência superior e MBA em gestão educacional… e simplesmente faz um mês virei a chave (ou “coringuei” como dizem os mais jovens) e agora decidi por bem que quero ser Dev (de preferência backend) Java, eu sei parece loucura, mas eu fiquei fascinado com esse assunto, venho lendo, ouvindo e agora estudando (aliás sou “cria” da Alura, sim eu li o artigo todo!). Só que… eu estou perdido, quero dizer… felizmente tenho um trampo, então não estou tão desesperado, mas me sinto um pouco sozinho e com várias duvidas como “Preciso fazer mais uma faculdade para ter chance de concorrer a uma vaga?”, “onde posso interagir com mais gente da comunidade Java?”, “a galera do Java usa discord?”… “Devo ler o Deitel enquanto estudo?”… enfimmm… isso é um registro de que estou definitivamente no jogo e quero encontrar vocês, mestres do java (e não mestres também hahah)

1 curtida

Fala Alexandre, bem vindo.

Cara, isso é mt relativo e é de empresa pra empresa, aqui no BR é difícil pedirem isso, então não é necessário fazer. (BASEADO NA MINHA OPINIAO)

Aqui no fórum é um bom lugar pra se interagir… Minha primeira interação com outros devs foi aqui mesmo. Aprendi quase tudo de forma auto didata, não fiz cursos e não tinha acesso a outros “colegas”, então participar aqui no fórum me deu uma ajuda enorme (nao cheguei a participar de outros).

Deve usar sim, achei um link pesquisando rapido sobre:


Novamente baseado na minha xp, eu não tive o costume da leitura durante meu aprendizado, EU funciono melhor aprendendo, vendo coisas visuais, por exemplo, acompanhando algum vídeo e replicando, até entender o que eu to fazendo.

Se no seu caso você achar que é melhor entender a teoria lendo, ou algo assim… manda bala. Não tem muito certo e errado não. O que importa mesmo é o que funciona pra você


Eu te aconselho a ver uns vídeos no Youtube com base no que vc quer aprender;

Uma outra coisa que me ajudou muito foi ir construindo projetos, pra mim mesmo. Um painel de controle pra portaria, reconhecimento facial, leitor de qr code,

Alguns projetos meus:


boa sorte nessa jornada e precisando de qlqer coisa o fórum tá aberto p suas duvidas

2 curtidas

Boa noite,

Rodrigo, estou sem palavras! Fiquei muito feliz em ler suas respostas, realmente me deu um gás, amanhã, antes do meu horário de estudos, voltarei aqui para pontuar seus conselhos e buscar adaptar a minha realidade! Obrigado pela gentileza e educação! Espero um dia poder fazer esse papel aqui dentro da comunidade.

Minhas opiniões:

“Preciso fazer mais uma faculdade para ter chance de concorrer a uma vaga?”

Obrigatório? Não. Desejável? Muito. As vantagens de uma boa faculdade são inúmeras:

  • A titulação é exigida por algumas empresas e concursos o que aumenta suas chances
  • Você tem um plano de estudos consistente (vai ver um pouco de tudo)
  • Acelera seu estudo (exercícios, professor, trabalhos)
  • A própria faculdade encaminha para o primeiro emprego
  • Você conhece colegas e faz network na área
  • Você passa a ter acesso posteriormente aos cursos de pós graduação
  • É uma forma de se forçar a estudar

No caso de foco em mercado, olhe para os cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação, ou mesmo o Tecnólogo em Sistemas de Informação.

“onde posso interagir com mais gente da comunidade Java?”

Aqui mesmo.

“a galera do Java usa discord"

Alguns devem usar. Mas muitos não usam. Até pq ele tem a exigência de ser real-time.

“Devo ler o Deitel enquanto estudo?”

Se você gostar da metodologia, sim. Se você gosta de livros, algumas uma outra ótima opção é o Use a cabeça Java! Eu tenho alguns publicados pelo IESDE também, dos meus eu recomendaria (em um segundo momento, depois de vc dominar a linguagem) o livro de estruturas de dados.

E seja bem-vindo!

3 curtidas

Não sabia que vc tinha publicado um livro de Estruturas de Dados. Vou comprar. A versão digital é PDF mesmo ou tem que ficar acessando na plataforma? Abraço Vinícius!

Tem que ficar acessando e é valido somente por 1 ano. Melhor comprar o fisico mesmo.

O IESDE encomendou esse livro. A ideia era fazer algo de linguagem fácil, sem formalismos, e mais focado na implementação das estruturas.

Eu meio que explico as entranhas da collection framework. O livro acompanha um conjunto de video aulas também!

E obrigado por prestigiar!

Na verdade escrevi 6 livros para eles:

Processamento do Imagens
Editora: IESDE Brasil S.A.
ISBN: 978-65-5821-112-9
Ano: 2022
Edição: 1a
Número de páginas: 162
Site: Processamento de Imagens - Videolivraria - Materiais complementares para os estudos

Programação Orientada a Objetos III
Editora: IESDE Brasil S.A.
ISBN: 978-65-5821-085-6
Ano: 2021
Edição: 1a
Número de páginas: 96
Site: Programação Orientada a Objetos III - Videolivraria - Materiais complementares para os estudos

Programação Orientada a Objetos II
Editora: IESDE Brasil S.A.
ISBN: 978-85-387-6716-9
Ano: 2020
Edição: 1a
Número de páginas: 156
Site: Programação Orientada a Objetos II - Videolivraria - Materiais complementares para os estudos

Estruturas de Dados
Editora: IESDE Brasil S.A.
ISBN: 978-85-387-6573-8
Ano: 2020
Edição: 1a
Número de páginas: 162
Impressão: P&B
Site: Estruturas de Dados - Videolivraria - Materiais complementares para os estudos

Programação Orientada a Objetos I
Editora: IESDE Brasil S.A.
ISBN: 978-85-387-6531-8
Ano: 2019
Edição: 1a
Número de páginas: 146
Site: Programação Orientada a Objetos I - Videolivraria - Materiais complementares para os estudos

Introdução à Computação
Editora: IESDE Brasil S.A.
ISBN: 978-85-387-6365-9
Ano: 2018
Edição: 1a
Número de páginas: 130
Site: Introdução à Computação - Videolivraria - Materiais complementares para os estudos

2 curtidas

Eu não gosto muito dos livros de POO2 (Swing e alguns patterns) e POO3 (Spring Boot). Especialmente o último, já está praticamente obsoleto. Eu penso em montar um conjunto de vídeos sobre Spring Boot em um futuro próximo. Tenho o material, mas o trabalho para gravar é bastante grande e eu não pretendo virar youtuber profissional, hehehe.

Boa tarde,

Vini, muito, muito obrigado por sua contribuição! Sua fala foi muito útil, seguirei suas orientações e sugestões. Esse ano ficarei por conta dos cursos da Alura, assim que terminar meu acesso investirei em uma universidade, buscando essas vantagens que você comentou. Também deixou registrado que quero conhecer seu trabalho, em um momento mais apropriado depois que eu dominar a linguagem. Obrigado pelas boas-vindas! Um ótimo resto de semana para você.