ola, estou usando o netbeans e gostaria de saber se alguem pode me responder uma duvida simples: quando crio um projeto ele ja cria uma classe “public static void main (String [] args)”. Mas se eu criar outra classe e quiser mudar para ser a principal eu nao consigo, nao entendo pq! nao seria so mudar o “public static void main (String [] args)” de classe?
Mudanca de classe
1 Resposta
o "public static void main(String[] args)" não é uma classe, é um método de uma classe. O NetBeans cria uma classe Main com esse método que você pode começar a fazer tudo a partir de lá. Você pode, no netbeans, criar outras classes com o método main e executá-las separada dentro de um mesmo projeto pelo NetBeans, basta que com a classe aberta, você siga o atalho SHIFT + F6.
Todavia se o seu objetivo é que ao gerar um arquivo jar, definir outra classe para ser a Principal que não seja a Main, você tem 2 opções:
1 - Renomear a Main
2 - Incluir a seguinte linha no arquivo MANIFEST.MF para o seguinte:
Main-Class: seu.pacote.SuaClassePrincipal
Se quiser (caso o NetBeans seja versão 7 > ), pode também clicar no projeto com o Botão direito >> Propriedades >> Executar e alterar a Propriedade [Classe Principal] procurando qual classe que você quer que seja a Principal.
Abs []