Oi, pessoal! Como estão?
Queria saber uma coisa: eu usava o JDK1.4.2 e agora estou usando o 1.5.0. Gostaria de saber o que muda, pois às vezes a tela fica diferente, aparecem mensagens tipo DEPRECATED, etc. Tenho que configurar alguma coisa ou não?.
Aguardo mais essa colaboração de voces. Obrigado.
[email removido].
17/10/2008.
Mudança de JDK1.4.2 para JDK1.5.0 - o que muda?
2 Respostas
Bastante coisa; mas você deveria já estar usando o JDK 6.0.
A quantidade de coisas que mudam é bem grande; é aconselhável você ficar a par das mudanças na linguagem e ver se os “deprecated” são aceitáveis ou não.
O que muda?
No java 5 SE:
-
Generics - Por causa disso, o java se transformou em praticamente uma outra linguagem. E o impacto da mudança foi gigantesco.
-
Retorno covariante - Mudanças nas regras de sobrescrita de métodos!
-
Enhanced-for - Simplifica bastante a iteração por coleções.
-
Autoboxing e autounboxing - Embora simples, trouxe mudanças profundas na linguagem. E teve impacto significativo também.
-
Annotations - Embora não mude tão profundamente a linguagem, muda de forma interessante alguns conceitos OO e ferramentas que usam reflection.
-
Import static - Apenas um açúcar sintático pouco utilizado.
-
Enums - Um recurso simples e útil que deveria ter existido desde o java 1.0, e que ajuda a reduzir aqueles horrorosos campos “public static final”.
-
Collections concorrentes.
-
API de de concorrência.
-
Scanners, que trouxe a API suporte ao velho printf do C entre muitas outras coisas.
-
Melhorias no desempenho do swing.
-
Varargs.
No java 5 EE:
-
EJB 3. Esqueça o que você sabia de EJB 2.x e reaprenda tudo de novo.
-
JAX-WS. Esqueça o JAXRPC.
No java 6:
-
API de scripting.
-
Processamento de annotations.
-
Mais melhorias no swing.
-
API para interagir com o compilador.
Bem, acho que tem mais um monte de coisa que esqueci de colocar na lista também. Basicamente o Java 5 é uma linguagem diferente do java 1.4.