Mudança de JDK1.4.2 para JDK1.5.0 - o que muda?

2 respostas
fjfeitosa

Oi, pessoal! Como estão?
Queria saber uma coisa: eu usava o JDK1.4.2 e agora estou usando o 1.5.0. Gostaria de saber o que muda, pois às vezes a tela fica diferente, aparecem mensagens tipo DEPRECATED, etc. Tenho que configurar alguma coisa ou não?.
Aguardo mais essa colaboração de voces. Obrigado.
[email removido].
17/10/2008.

2 Respostas

T

Bastante coisa; mas você deveria já estar usando o JDK 6.0.

A quantidade de coisas que mudam é bem grande; é aconselhável você ficar a par das mudanças na linguagem e ver se os “deprecated” são aceitáveis ou não.

victorwss

O que muda?

No java 5 SE:

1. Generics - Por causa disso, o java se transformou em praticamente uma outra linguagem. E o impacto da mudança foi gigantesco.

2. Retorno covariante - Mudanças nas regras de sobrescrita de métodos!

3. Enhanced-for - Simplifica bastante a iteração por coleções.

4. Autoboxing e autounboxing - Embora simples, trouxe mudanças profundas na linguagem. E teve impacto significativo também.

5. Annotations - Embora não mude tão profundamente a linguagem, muda de forma interessante alguns conceitos OO e ferramentas que usam reflection.

6. Import static - Apenas um açúcar sintático pouco utilizado.

7. Enums - Um recurso simples e útil que deveria ter existido desde o java 1.0, e que ajuda a reduzir aqueles horrorosos campos “public static final”.

8. Collections concorrentes.

9. API de de concorrência.

10. Scanners, que trouxe a API suporte ao velho printf do C entre muitas outras coisas.

11. Melhorias no desempenho do swing.

12. Varargs.

No java 5 EE:

1. EJB 3. Esqueça o que você sabia de EJB 2.x e reaprenda tudo de novo.

2. JAX-WS. Esqueça o JAXRPC.

No java 6:

1. API de scripting.

2. Processamento de annotations.

3. Mais melhorias no swing.

4. API para interagir com o compilador.

Bem, acho que tem mais um monte de coisa que esqueci de colocar na lista também. Basicamente o Java 5 é uma linguagem diferente do java 1.4.

Criado 17 de outubro de 2008
Ultima resposta 17 de out. de 2008
Respostas 2
Participantes 3