Mudança de Linguagem

35 respostas
Chic

Boa noite pessoal,

Gostaria de obter a opinião de alguns colegas com relação à tecnologia. Sou Analista e programador (Delphi e Advpl) e gostaria de ampliar meu campo de atuação. Quero iniciar em Java mas não sei absolutamente nada da tecnologia.
Primeiro, gostaria de saber se escolher Java é uma boa ou se já um caminho limitado.

Segundo, por onde começo ? é melhor eu buscar um curso direto ou ler bastante antes de iniciar qualquer prática ?

Conto com a opinião de vc´s, pois dinheiro não tá fácil e quero investir em algo que me mantenha estudando e evoluindo… não quero viver de legado (delphi) …rs

Abraços,
Francisco Rosemberg

35 Respostas

rvcabral

1º conhecimento nunca é demais.
2º vale a pena investir em java (retorno garantido)

comece estudando orientação a objetos.
(apostila da caelum, livro bigjava, livro java use a cabeça, livro do Deitell e ainda tem o projeto jedi de cursos online)

nesse caminho você vai ouvir falar das tecnologias java e encontrar referencias.

precisando estamos aí

aconstantino

o retorno vem, com certeza…

tenho certeza que quando você acostumar com a linguagem, conhecer os padrões de projeto, os frameworks vai achar bem mais gostoso de se trabalhar do que delphi

para começar eu recomendaria você fazer as suas próprias experiencias com a linguagem, digo… abrir o editor e começar a codificar com a ajuda de uma apostila básica e também quando começar a entender começar a estudar orientação a objetos

se não quiser gastar com cursos, pode estudar por conta, pois material não vai faltar

Marcio_Nogueira

Concordo com o rvcabral, atualmente as melhores oportunidades são para a tecnologia Java, mais especificamente Java Enterprise Edition (JEE). :wink:

g4j

Na minha opinião vai ser melhor pra você tentar iniciar sozinho, pesquisando, usando apostilas como o pessoal acima citou. No início é árduo, mas você vai ver que vai conseguir assimiliar muito mais caminhando com as próprias pernas do que fazendo curso já de cara. Depois que tiver a base formada pode pensar em cursos mais avançados…

fabiel

DAew Chic? blz,

Então para a sua primeira dúvida a linguagem Java está em alta no mercado já faz algum tempo e como a sun sempre está lançando
novidades, com certeza ficá em alta por um tempo um tanto bom.
Um bom exemplo é com o Flex e Air da Adobe, com estes caras é possível criar aplicações robustas com uma interface amigável
e é isso que o cliente espera.

Segundo: Se você tem capacidade de estudar sozinho, então você ira aprender apenas com livros e forums.
Agora caso voce tenha tempo e din din é uma boa ideia fazer cursos, pois geralmente nestes cursos eles ensinam o caminho certo para o aprendizado.

Resumindo esta área está em expansão, e a hora para se ganhar dinheiro é agora. Então bom estudo e bola pra frente.
E lembre-se se tiver duvidas o Grupo está aqui para te auxiliar.

Chic

Valeu pessoal pela atenção,

Acho que vou percorrer o mesmo caminho que tive no Delphi… estudar sozinho e depois buscar cursos pra fundamentar o conhecimento.

Valeu mesmo… ainda bem que encontrei vc´s…rs

Abraços,
Francisco Rosemberg

dionat4n

Te aconselho a comprar ou pegar emprestado um livro de Java e começar a lê-lo desde o início. O problema é que fica chato com o tempo, se torna massante. O bom das aulas é a interatividade com o professor e a turma, que mantém a motivação do aluno. Então para não se tornar chato, tente também participar de fóruns de Java (GUJ) e de um grupo de estudo (nunca vi um funcionar bem). Outra dica é fazer um programa que tu gosta, com interface e tudo mais, algo que pode ser útil para distribuir na Internet depois, assim você irá aprender praticando! Qualquer dúvida estaremos aqui no GUJ.

Já trabalhei um ano com Delphi, e trabalho há mais de dois anos com Java. Delphi tem facilidades que Java não tem, e vice-versa. Um bom exemplo é gerenciar os eventos do programa, com Delphi é super simples, com Java já requer um aprendizado grande para explorar bem os eventos.

Já vale a pena estudar uma nova linguagem só pelo conhecimento, mesmo que nunca programe nela. Java é uma boa pedida, pois engloba diversas características que outras linguagens tem!

Meu primeiro contato com Java foi no curso técnico, para mim na época a professora sabia muito, mas depois do semestre, quando comecei a estudar bem com o livro do Deitel, vi que ela não sabia tanto assim.

fantomas

Você já considerou DOT NET (com C#) como opção?

Depois de ver muitos desenvolvedores VB / DELPHI que utilizam apenas as técnicas “arrasta e solta” ficarem frustrados ao se meter no meio do Java comecei a alertar sobre a existencia do DOT NET para quem utiliza estas linguagens e este estilo de desenvolvimento.

Mesmo que em alguns momentos vc possa utilizar o “arrasta e solta” no Java isto está, de longe, de ser um dos pontos fortes da tecnologia.

flws

dionat4n

Tem razão, migrar de Delphi para .NET é seguir num caminho mais facilmente adaptável.

Chic

[quote=fantomas]Você já considerou DOT NET (com C#) como opção?

Depois de ver muitos desenvolvedores VB / DELPHI que utilizam apenas as técnicas “arrasta e solta” ficarem frustrados ao se meter no meio do Java comecei a alertar sobre a existencia do DOT NET para quem utiliza estas linguagens e este estilo de desenvolvimento.

Mesmo que em alguns momentos vc possa utilizar o “arrasta e solta” no Java isto está, de longe, de ser um dos pontos fortes da tecnologia.

Então…
Quando comecei no Delphi… lá na versão 3 na época da faculdade eu fiquei maravilhado pela produtividade que a ferramenta me dava, tanto que a professora depois de 3 meses de aula vinha tirar dúvida comigo porque eu vivia nos foruns e acabei “passando” do ritmo das aulas…

Dot Net foi um opção, mas será apenas um aprendizado da Ferramenta… o que eu acho que preciso e aprender uma nova tecnologia, algo que me matenha na trilha da evolução… seja o for que virá no futuro da programação estou apostando que será alguma evolução do java… e quando isso acontecer, quero ter base e conhecimento pra acompanhar entende ?

Hoje já não programo mais em Delphi, estou trabalhando com ADVPL. Na época do delphi, justamente por estar cançado de “copiar/colar” exemplos e aplicar à minha necessidade é que fui fazer a certificação da Borland…aprendi muito, foi bacana enteder o porque eu fazia as coisas…rs

Sei que estudar “teorias” é meio chato, mas sem entender de OO, encapsulamento e outros conceitos é pedir pra viver de gambiarras…

Não quero algo fácil, quero algo bom !
Valeu.

renatocustodio

E quem disse que .net não é algo bom?

fantomas

Entendi…

Bem vindo ao mundo Java e especialmente ao GUJ então, qualquer dúvida certamente haverá alguem aqui que irá ajudar.

Como vc disse que já tem experiencia em programação, talvez seja melhor vc comprar algum livro introdutório, baixar algumas apostilas e começar por conta própria como já disseram.

Cursos não são ruins, o problema é pagar uma grana pra houvir coisas que vc certamente já sabe como os comandos IF, FOR, WHILE e por ai vai.

O ideal é fazer cursos específicos, direcionados para dificuldade(s) conhecidas. Minha opinião.

flws

fantomas

?++

Gabriel

Mas que mania certas pessoas aqui têm de dizer que .NET é “arrasta-e-solta” e que isso é um ponto forte da tecnologia.

dionat4n

Não é?

Ok, vamos dar um nome mais bonito: componentização.

bandrade

dionat4n:
Não é?

Percebe-se pela ignorância da resposta que o indivíduo nunca fez nada sério com .net…

aconstantino

eu acho que é…até que me provem o contrário

a não ser que vc trabalha com programação de servidores, pq o resto já vem mastigado

dionat4n

bandrade:
dionat4n:
Não é?

Percebe-se pela ignorância da resposta que o indivíduo nunca fez nada sério com .net…

Percebe-se que alguém se sentiu menosprezado.

Pior que nunca fiz e tenho certeza que nunca farei. Já fiz um curso de 60h oficial da Microsoft de .NET, vi que tem muita coisa boa no .NET, e que .NET seria nada sem o Visual Studio, por isso concordo com o “arrasta-e-solta” (que tem muito no Visual Studio) que citaram lá em cima. Com certeza .NET não se define apenas pelo Visual Studio, mas sem Visual Studio .NET seria nada, e já que o Visual Studio tem muito de arrastar e soltar, concordo plenamente com a citação acima da outra pessoa.

Se você quer ser super bem valorizado vá para um fórum de .NET. Cada um valoriza o que sabe.

Castellon

Oxi tenho que concordar com eles, eu faço estagio em uma empresa onde eles dão curso de java pra quem esta iniciando e como tem pessoas mais avançadas eles esquecem do básico e eu tenho que me f***r sozinha, correndo atras, é pior do que estudar sozinho onde vc aprende de acordo com o seu tempo, não com pressa pra não ficar pra tras.

Flw

:lol:

Castellon

:oops:

Acho que peguei o bonde andando…rsrsrs
Ficou sem sentido algum…

kkk

dionat4n

Castellon:
:oops:

Acho que peguei o bonde andando…rsrsrs
Ficou sem sentido algum…

kkk

Pegar o bonde andando é melhor do que ficar parado sem saber onde caminhar… hehe

Castellon

ehehe
Ta loco não do uma dentro…

kkk

Gabriel

dionat4n:
bandrade:
dionat4n:
Não é?

Percebe-se que alguém se sentiu menosprezado.

Pior que nunca fiz e tenho certeza que nunca farei. Já fiz um curso de 60h oficial da Microsoft de .NET, vi que tem muita coisa boa no .NET, e que .NET seria nada sem o Visual Studio, por isso concordo com o “arrasta-e-solta” (que tem muito no Visual Studio) que citaram lá em cima. Com certeza .NET não se define apenas pelo Visual Studio, mas sem Visual Studio .NET seria nada, e já que o Visual Studio tem muito de arrastar e soltar, concordo plenamente com a citação acima da outra pessoa.

Se você quer ser super bem valorizado vá para um fórum de .NET. Cada um valoriza o que sabe.

Cara, mas é claro que o .NET sem o Visual Studio não seria tão produtivo. Isso porque o Visual Studio é a única(até onde eu sei) IDE da plataforma.

E o Java, o que seria sem uma IDE?

fantomas

A produtividade seria reduzida obviamente, mas não iria parar;

Se combinar o javadoc da API e um editor de texto bem bobinho (NOTEPAD) da pra desenvolver, para utilizar o debugger não tem necessidade de utilizar uma IDE dá para utilizar via linha de comando.

Fiquei curioso, dá pra trabalhar com o .NET sem a IDE alguém sabe?

flws

T

Se você não quer usar o Visual Studio, pode usar o SharpDevelop, mas acho que há um concorrente do SharpDevelop que é melhor (só que não me lembro do nome agora).

Veja uma comparação. http://community.sharpdevelop.net/blogs/mattward/pages/VisualStudioExpressComparison.aspx

J

Num tem nada de arrasta e solta com c# ou qualquer outra linguagem. O povo confunde ambiente de desenvolvimento com linguagem, e vice versa. C# é uma ótima linguagem. Boa que nem java.

J

Respondendo a pergunta do tópico, java é uma ótima opção por ser praticamente universal. O campo para trabalhos e projetos é vasto. Várias empresas estão padronizadas nela. Agora, existem outros tipos de projetos, que java não é adequada(para software que exige tempo crítico de resposta).

Se puder aprender c#, também é outra ótima opção.
O interessante é montar uma biblioteca em casa. Isso tira a necessidade de se procurar cursos(pelo menos para mim).

J

A produtividade seria reduzida obviamente, mas não iria parar;

Se combinar o javadoc da API e um editor de texto bem bobinho (NOTEPAD) da pra desenvolver, para utilizar o debugger não tem necessidade de utilizar uma IDE dá para utilizar via linha de comando.

Fiquei curioso, dá pra trabalhar com o .NET sem a IDE alguém sabe?

flws

Claro que dá. Com delphi e até com visual basic. Desde quando um compilador depende de ide!?

dionat4n

Delphi é a IDE, ele utiliza Object Pascal como linguagem de programação. E os componentes fazem parte da IDE do Delphi e não do Object Pascal, então para programar e compilar Delphi só com a IDE. A menos que se implemente exatamente os componentes do Delphi, tarefa complexa.

J

Delphi é a IDE, ele utiliza Object Pascal como linguagem de programação. E os componentes fazem parte da IDE do Delphi e não do Object Pascal, então para programar e compilar Delphi só com a IDE. A menos que se implemente exatamente os componentes do Delphi, tarefa complexa.

Só para completar, Delphi é a IDE, e o compilador de Object pascal é o brc32.exe, que se encontra na pasta bin. Para compilar um programa em Object Pascal é simples, com uma linha de comando:

brc32 [opções] teste.pas

Sobre os componentes(a vcl), Ela faz parte do compilador tmb, e vc pode compilá-la de linha de comando tmb.

É um erro enorme achar que todo ambiente de desenvolvimento é ligado a um compilador.

dionat4n

Afinal, vale a pena o cara que criou esse tópico estudar Java? :stuck_out_tongue:

J

Na minha opinião, claro que vale. Hoje quase tudo usa java.

Marcio_Nogueira

A maior mudança não ocorre emrelação à linguagem em sí, mas de paradigma. Quem programa ou ja programou de forma procedural, terá um pouco de dificuldade para entender o pradigma de Orientação a Objetos. :wink:

fantomas

Concordo com vc.

Muitos que conheço e querem aprender Java tem a convicção de que é só aprender os comandinhos e pronto :shock:

Padronização, refatoração, versionamento, trabalho em equipe, qualidade do software, padrões de projeto etc… os caras não sabem e nem querem saber, o negócio é “fazer a telinha funcionar” :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

:shock:

josenaldo

Francisco

Olha, não sei se vai te ajudar, mas passa aqui http://jnaldo.com/index.php/guia-de-estudos-java

Quem sabe não te ajuda? Não está completo ainda e se alguém aqui tiver sugestões, vou ficar muito feliz de recebê-las!

Criado 7 de janeiro de 2009
Ultima resposta 8 de jan. de 2009
Respostas 35
Participantes 15