Mudanca espoco de ViewScoped para RequestScoped JSF

Boa tarde!

Tenho uma tela XHTML com 2 combos aninhados funcionando perfeitamente no escopo ViewScoped, quando eu mudo para RequestScoped e clico em salvar por exemplo da erro no converter.
Como posso mudar os escopos e resolver esse problema?
Acredito que o erro não seja no converter pois com view funciona.

Se alguém puder me dar uma luz Obrigado.

Erro ao clica no botao salvar.

     frmSubGrupo:txtGrupo: Erro de validação: o valor não é válidofrmSubGrupo:txtGrupo: Erro de validação: o valor não é válido

Os Combo aninhados

<h:outputLabel for="txtSecao" value="Seção" />                    
                    <p:selectOneMenu 
                        id="txtSecao" 
                        value="#{subGrupoBean.subGrupo.grupo.secao}" 
                        converter="secaoConverter"
                        style="width:160px">                                                             
                         <f:selectItem itemLabel="Selecione" itemValue="0" />
                        <f:selectItems value="#{subGrupoBean.listSecao}" var="dr" itemValue="#{dr}" itemLabel="#{dr.descricao}"/>                                                
                        <p:ajax event="change" listener="#{subGrupoBean.atualizaGrupo()}" update="txtGrupo"  />                                                
                    </p:selectOneMenu>                      
                    
                    <h:outputLabel for="txtGrupo" value="Grupo" />                    
                    <p:selectOneMenu 
                        id="txtGrupo" 
                        value="#{subGrupoBean.subGrupo.grupo}" 
                        converter="grupoConverter"
                        style="width:160px">                                                             
                        <f:selectItem itemLabel="Selecione" itemValue="0" />
                        <f:selectItems value="#{subGrupoBean.listGrupo}" var="dr" itemValue="#{dr}" itemLabel="#{dr.descricao}"/>                                                
                    </p:selectOneMenu>  

O botão Salvar.

<p:commandButton id="btnConfirmar" value="Confirmar" action="#{subGrupoBean.gravar()}"   icon="icoAccept" style="size: 50px;" update="@all"/>                                                

É realmente necessário utilizar o requestScoped? Pergunto para você amigo, porque se fizer com request, vai ter mais trabalho pra fazer a mesma coisa.

O problema do requestScoped é que toda vez que uma requisição é criada um novo ManagedBean também é criado, ou seja, ao carregar a sua view você está com uma instância do seu ManagedBean, quando selecionar uma opção no seu selectOneMenu vai disparar outra requisição, que por consequência vai gerar outra instância do seu ManagedBean que não conhece a instância anterior.

Boa tarde Guilherme, não é que seja necessário, é que tenho uma outra tela chamada lista.xhtml, seu Bean esta como View, onde tem um dataTable com um botão de editar e quando clico neste botao ele redireciona para essa página “manutencao.xhtml” que possui os combos e ela estando como request carrega certinho, como view não carrega nada para edicao.
Por isso gostaria q o ben da Manutencao.html seja request, mas se você puder me ajudar mesmo que seja mantendo os dois MB como view não vejo problema nenhum.

obrigado.

[quote=Chaapolinn]Boa tarde Guilherme, não é que seja necessário, é que tenho uma outra tela chamada lista.xhtml, seu Bean esta como View, onde tem um dataTable com um botão de editar e quando clico neste botao ele redireciona para essa página “manutencao.xhtml” que possui os combos e ela estando como request carrega certinho, como view não carrega nada para edicao.
Por isso gostaria q o ben da Manutencao.html seja request, mas se você puder me ajudar mesmo que seja mantendo os dois MB como view não vejo problema nenhum.

obrigado. [/quote]

Tenho uma pergunta para ti. As páginas lista.xhtml e “manutencao.xhtml” estão utilizando o mesmo ManagedBean?

Não estou usando um MB por xhtml.

E como você esta passando o seu Objeto que quer editar do MB1 para o MB2?