Mudando a forma de programar em JEE

3 respostas
D

Salve Salve galera,

Gosto muito de desenvolvimento java, especialmente JEE, mas confesso, criar arquivos e mais arquivos JSP, Servlet, usar Struts, Spring, AJAX e Cia. Ltda, pode ser um problemão para sistemas médios e grandes. Se o desenvolvedor quiser usar uma API Ajax de alto nível como o EXTJS, terá que escrever dois sistemas, um em Java e outro em JavaScript… etc etc.

Bem, EJB3 já faz muito por nós no que se refere à persistência e core bussiness (vamos deixar isso para outra discussão)…

Gosto de pensar que coisas melhores para o desenvolvimento web estão por vir e quero compartilhar um pouco das minhas idéais aqui. Estou trabalhando em um projeto que será Open Source para desenvolvimento da interface gráfica com o usuário a partir de Annotations com zero codificação JSP/JSF/JavaScript/HTML, e o uso de annotation serve para evitarmos também de ter que escrever a tela (interface gráfica) como fazemos no GWT/Swing/SWT, onde para cada 1 linha de código de negócio, temos umas 10 linhas de código de tela…

Pra quem tiver interesse, gostaria de opiniões sobre a idéia.

http://svn.sarbarian.com/projects/soa/wiki/WebForms

Abraços,

Davi

3 Respostas

luizbrt989

é verdade davi esse eh um problema cruel, ainda mais quando em uma empresa trabalha vc com java e um amigo com php, enquanto ele faz uma interface da um F5 e tah rodando! vc tah fazendo as actions e vc nem comecou a jsp! estive dando uma olhada superficial na pagina do projeto!
realmente interessante!
parabens pela iniciativa!
"Bem, EJB3 já faz muito por nós no que se refere à persistência e core bussiness (vamos deixar isso para outra discussão)… "
trabalho com EJB2 CMP na BEA ajuda bastante mas mesmo assim nao se compara ao EJB3!

vlws

t ++

rdgms

Ae dbht realmente parabens pela inciativa!!!
Dei apenas uma olhada na documentação e no Hello World… so fiquei com uma duvida:
A interface grafica é criada automaticamente legal… mas o programador não tem nenhum espaço aonde eu possa
personalizar a interface?

Nossa acho que voce foi umpouco dramatico aqui… não da tando trabalho criar uma pagina assim pelo menos utilizando JSF,Vrator, mentawai…

FLW^^ e parabens mesmo pelo projeto!!!

D

Claro, será possível customizar o código gerado :slight_smile: . O Servlet que é responsável por montar a tela, no final de tudo utiliza JSP com um RequestDispatcher…

//Parte do código do WebFormsServlet RequestDispatcher dispatcher = config.getServletContext().getRequestDispatcher("/dispatcher/sample.jsp");

Mas a idéia é entregar o projeto com o maior número possível de dispatchers jsp criados que podem ser usados nas annotations exemplo: @WebForm(dispatcher=“samplePortlet”)…

Se conseguirmos cobrir uns 80% dos casos de implementação, acredito que teremos alcançado nosso objetivo.

Estou trabalhando para liberar uma versão beta usável, assim que conseguir torno o SVN com acesso anônimo, quem se interessar por algo antecipado pode me mandar um e-mail para baldin @ gmail.com, que eu mando um login no svn…

Abraços,

Davi.

Criado 31 de janeiro de 2009
Ultima resposta 31 de jan. de 2009
Respostas 3
Participantes 3