Mudando de telecom para JAVA

5 respostas
F

Olá pessoas!

Eu sou novo aqui no GUJ, e quero saber a opinião de vcs sobre carreira.

Eu trabalho na área de TI/Telecom a quase 10 anos, principalmente programando pabx (algo como shell script), mas estou loucamente querendo trabalhar com JAVA. O complicado é que pra começar na área, não tenho condições de entrar como estagiário ($$), você acham que só com cursos e faculdade consigo entrar pra uma vaga Junior, ou algo do tipo?

Eu pretendo fazer um curso na Caelum ou GlobalCode (academia), e tentar tirar certificação SCJP, e hoje faço o curso de Analise e Desenvolvimento de Sistemas.

O que vocês acham?

5 Respostas

wescleyfcosta

Pelo menos a minha situação foi muito parecida com a sua, trabalhei por 10 anos também com outras tecnologias (vb6, superbase e sql) dando manutenção em um ERP, porém a partir de 2007 decidi aprender algo novo e como tive um contato com java na faculdade e adorei resolvi aprender de verdade, fiz a academia do java da GC em 2008 e depois tirei um SCJP em 2009 e em 2010 uma SCWCD (web área que nunca havia feito nada), porém não foi nada simples conseguir um emprego com java, não sei se existe muito gente que sabe usar ou o que poderia ser, mas só consegui uma vaga em 2009 em uma pequena empresa, que tb tem vb 6 ainda, e tive que aceitar um sálario cerca de 40% menor que o do tempo de vb 6 (aceitei pq a empresa do vb 6 tb não vinha bem das pernas)… apesar de toda dificuldade para começar, posso dizer que não me arrependo não… além do java em si, aqui tive oportunidade de aprender tecnicas como TDD (testes eu achava que era só testar a telinha e boa) e exercitar como fazer as coisas de forma mais OO… enfim o caminho para vc não deve ser simples mas se você não se desesperar certamente encontra algo.

E

Eu acho que você já está em um caminho natural para encontrar seu objetivo, eu destacaria contatos, faça contatos, muitos, tanto na faculdade, como no curso / certificação, isto vai te ajudar muito na hora de entrar no mercado, quando eu falo fazer contatos, falo criar amizade, conheço gente que já chega pedindo e-mail, e falando que tá desesperado, não e assim, tenque conquistar, mostrar que está interessado, e correr átras, a questão de compensar, eu já não posso falar muito, porque nunca fui da área de Telecom, não conheço…

J

teste

Tchello

Funcionou.

Então felipe, parece que você já tem uma idéia de roteiro.
Mande fundo nesses cursos, certificações e a graduação, não são tudo mas ajudam um bocado.
Dependendo a região que você for sempre tem oportunidades, a partir do momento que você considerar bom despeje seu cv pelo mercado.
Começo de carreira não é fácil mesmo, mas depois que for é questão de tempo em pegar experiência. Lógico que muito do que você sabe será reaproveitado, a maturidade por exemplo é algo imprescindível a um bom profissional e costuma ser um dos atributos mais em falta ultimamente.

Abraços.

F

Valeu pela resposta pessoal!

Estou me programando de iniciar a academia Java mesmo.

E qual das duas vcs acham mais interessante: Caelum ou GlobalCode?

Criado 29 de outubro de 2010
Ultima resposta 3 de nov. de 2010
Respostas 5
Participantes 5