Boa tarde
Estou com um problema relacionado ao Tomcat em Ambiente Windows, eu preciso alterar o acesso a intranet que hoje esta sendo efetuado da seguinte forma:
http://localhost:8080/intranet
Então tenho que alterar para a seguinte forma:
http://intranet.empresa.com
Realizei algumas pesquisas na internet e não encontrei muita coisa, apenas falando para alterar o arquivo c:\windows\system32\drivers\etc\hosts, realizei as alterações e não obtive sucesso.
Será que alguém aqui do fórum conhece uma forma de fazer esse tipo de alteração ?
Caio
Olá,
Essa é uma tarefa trabalhosa, você vai ter que estudar algumas “coisinhas” a mais ou então obter a ajuda de um administrador de redes e/ou um Provedor de Serviços.
Se quiser se aprofundar mais, os passos que você tem que seguir são os seguintes:
:arrow: Alterar a porta no Tomcat da 8080 para a padrão (80) - Para tirar o “8080” do endereço
Essa é a parte mais fácil de todas hehe (Se for mandar seu site para um provedor, como vou comentar mais adiante, não precisa fazer isso pois seu servidor não será usado em Produção)
:arrow: Configurar um servidor DNS (para permitir acesso pelo endereço ao invés do IP)
Se for apenas acesso interno você pode registrar o endereço no DNS da sua rede, ou configurar um novo(sugestão: instale uma máquina com Linux e Bind).
Para acesso externo é ainda mais complicado, precisa de dois servidores na Internet c/ o domínio registrado na Fapesp. Se sua empresa já tiver o domínio melhor, basta cadastrar seu endereço nos servidores que com certeza já existem.
OBS: O que você fez (alterar o arquivo de hosts) funciona somente na máquina onde o arquivo foi alterado, não é uma boa opção pois você não vai querer mudar isso em cada estação!
:arrow: Se você quer o site visível na Internet, tem que colocar o servidor na Internet (claro… :)), com um IP externo válido. Você não precisa fazer isso pessoalmente, pode simplesmente contratar um provedor de hospedagem e colocar seu site lá.
Acho que é isso, espero ter ajudado…