Mudar agrupamento de relatório no jasper antes da impressão

Pessoal boa noite, o grupo tem sido muito legal comigo e estou quase conseguindo concluir esse trabalho. Ainda sim tenho que trabalhar o agrupamento do meu relatório de forma a atender os dados passados na entrada da solicitação. Ou seja se o cara escolher ordenar por operador eu tenho que agrupar e dar o valor por operador, se for autorizador ordenar e dar uma quebra totalizando por autorizador, se for por motivo segue a lógica. Então pergunto se tenho como passar em tempo de execução um novo agrupamento para minhas bandas ? No jasper se eu criar um novo group para um determinado field ele insere um novo groupheader e um groupfooter ou seja se meu relatório atender 4 agrupamentos diferentes terei 8 novas bandas no relatório. A questão é : Posso definir dinamicamente o group expression do meu group ? Tou perguntado isso pois até agora a opção que tive foi de criar um relatório para cada tipo de agrupamento, e assim fica um pouco estranho. Agradeço a ajuda para resolver mais essa bronca.

[color=green]Olá.

Você poderia tentar resolver o seu problema, criando um parâmetro, conforme haja a necessidade de que seu relatório precise ser agrupado de uma forma diferente, você repassaria “o valor” através desse parâmetro.

Até.[/color]

[quote=Adriano F. Ronszcka][color=green]Olá.

Você poderia tentar resolver o seu problema, criando um parâmetro, conforme haja a necessidade de que seu relatório precise ser agrupado de uma forma diferente, você repassaria “o valor” através desse parâmetro.

Até.[/color][/quote]

Tentei fazer inicialmente, porém não surtil o efeito esperado :frowning: O jeito infelizmente foi replicar o relatório com os agrupamentos ajustados conforme a situação :oops: Acabei criando mais 3 arquivos :shock: Se mais pra frente conseguir fazer essa mudança de agrupamento de forma correta eu mando uma correção :stuck_out_tongue: