Olá pessoal. Tenho 28 anos e estou no último ano do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, pela FATEC São Paulo, unidade Ipiranga. Fiz o curso técnico de informática pela ETESP em 2009/2010 e alguns cursos na área, como de programação Cobol, manutenção avançada em computadores e SQL.
De uns 4 anos para cá, vi que a área que gosto mesmo é a da elétrica/eletrônica. Isso fez com que estendesse o tempo na faculdade pelo desânimo, pois já era para eu ter terminado o curso há uns 2 anos e meio atrás. Também não consigo ficar muito tempo trabalhando com TI, porque sinto que não é o que me traz realmente aquela satisfação. O engraçado é que sempre amei computador (fuçar, jogar, usar a máquina), isso desde os 4~5 anos de idade, e até os 18 anos só me via fazendo ciências da computação. Por isso a dúvida: será que é computação mesmo que devo seguir e apenas me frustrei com algumas experiências (chefe e/ou funcionários chatos; muita cobrança; tempo curto para entregar as tarefas, etc) ou por sempre gostar (na escola, cursinho e faculdade) de cálculo matemático, física elétrica, química em geral, projetos mais concretos (tácteis), que são voltados à engenharia, em específico a elétrica (ramo que me identifiquei mais por ter uma parte de computação e também pelos ramos de atuação).
Outra coisa também que fico com receio é mudar totalmente de área com 28 anos de idade.
Se puderem me ajudar, eu agradeço! Desculpem o tamanho do texto.
Entendo sua situação, vou dividir minha resposta em partes:
-
Desânimo na área
- Todo programador em algum momento passa por um período de desânimo, geralmente isso ocorre pelo ambiente no qual você está desenvolvendo.
-
Gostar de outra área:
- Gostar de uma outra área, não significa que a sua área atual, não serve para você. Você pode até fazer uma união das duas.
-
Não fique preso em uma área que você não gosta mais:
- Se caso você notar que seu futuro não está na sua área atual, não tenha receio de tentar outra coisa, só porque você já gastou um bom tempo em uma área, não significa que você deva ficar nela para sempre. Você pode até enfrentar algumas dificuldades pelo fato de ter 28 anos, mas no final, você estará sastifeito.
Já que gosta de eletronica e computacao, porque nao estuda sobre IoT? Compre um Raspberry PI ou um Arduine e programe algumas coisas legais… automatize algo de sua casa, vá para o lado da mecatronica
Olá, você pode partir pra uma área de Projetos, tipo montar projetos de software, há bastante oportunidades de projetos… como foi mencionado IoT… Ou área mobile… tipo é um pouco teórico, mas vale a pena… entrar nessa parte…