Gostaria de pedir ajuda aos mais experientes sobre uma questão muito importante para o meu futuro a médio prazo.
Há um pouco mais de um ano eu tenho estudado Java. Saí do absoluto zero (jamais havia programado) e posso dizer que aprendi muitas coisas. Estou longe de dominar a linguagem, talvez pelo tempo eu até deveria, mas por não trabalhar diretamente com ela fica um pouco mais difícil. Há pouco mais de 1 ano (também) trabalho em uma empresa de TI, nos últimos meses inclusive, saí da equipe de suporte, para equipe de programação.
Hoje eu trabalho com ASP classico, sou um puta cabaço, to tendo que me virar pra aprender VB/ASP.
Como eu mencionei, eu comecei estudando Java, (inclusive fiz um curso de Java EE na Caelum) e posso dizer que adoro a linguagem.
Agora vamos para a parte que eu gostaria da ajuda de vocês. Eu tenho um conhecimento relativamente raso no java, fiz pequenas aplicações para desktop com swing (nada muito sofisticado) e adoraria trabalhar de fato com o Java (não só a linguagem Java), no entanto, aqui no trabalho estão migrando todo o sistema que hoje está em VB/ASP para C# .NET.
A pergunta é, vale a pena eu aprender C# e .NET para tentar crescer internamente na empresa ou continuar estudando Java e tentar outras oportunidades em outros lugares?
Questões importantes:
Não tenho preconceito com linguagens e não sou fã boy só fico meio receoso porque vou ter que aprender “tudo do zero” (o que é uma grande mentira)
Estou no 3° semestre de ADS
A empresa que eu trabalho é uma ótima empresa e tem outras equipes (outros negócios) que trabalham com Java. Eu fiz um teste recentemente mas não passei na dinâmica, aplicaram um coding dojo e eu fiquei nervoso pra caramba e não consegui fazer praticamente nada.
Em fim é isso, fico grato se alguém poder me ajudar…
Tentar aprender e usar duas linguagens ao mesmo tempo pode não ser tão trivial quanto dizem por aí, mas também não é o fim do mundo. Nada te impede de continuar aprendendo Java ao mesmo tempo que C# . São, inclusive, linguagens bem próximas, o que facilita o aprendizado de ambas.
Vejamos:
você tem um emprego;
gosta dele (ou ao menos não o odeia);
tem chances de crescer dentro da empresa;
tem chances de ainda aí atuar com Java (que parece ser sua preferência absoluta);
está estudando o que quer;
não está sendo impedido de procurar outras oportunidades (em Java), mesmo estando trabalhando;
Isso com base no que você disse, já que pode haver detalhes que você está omitindo. Se a sua preocupação é só aprender, está bem tranquilo.
Pra falar a verdade TerraSkill é isso tudo mesmo rsrsrs
Eu complemento que tenho 25 anos (trabalhei por 6 com contabilidade), sou casado, pago aluguel e tenho um cachorro que come pra caramba kkkkkkk
Talvez não ficou claro mas a oportunidade que tentei foi aqui mesmo na empresa. Segundo o gestor do outro departamento eu não passei porque o meu conhecimento técnico não está à contento do que eles esperam para júnior e segundo ele como tenho um cargo de auxiliar de programação ele não poderia me contratar como estagiário lá…Em fim essa foi a explicação dele, não sei se foi franco (estou contando que sim)
A questão de estudar as duas eu até cheguei a cogitar, mas são tantas as coisas pra aprender junto que só com o java já está complicado. Exemplo: Meu conhecimento em HTML, CSS e Javascript é o básico do básico e aparentemente essas coisas hoje são meio que ‘obrigatórias’ de se saber, todas as vagas que vejo pede isso!!Sem contar os frameworks e tal… São tantas siglas que eu até me perco…
Eu tenho pouco tempo na área, pensei em ficar fera em java tirar certificação e tudo mas não sei até que ponto não ser generalista é bom (já que o mercado parece pedir generalistas)
Só você.
O louco.
O único indeciso.
O que tem que escolher.
O que tá na dúvida mortal.
Etc, etc…
Foi isso mesmo que eu entendi. O que eu não entendi é qual o problema que você está tentando resolver.
O seu problema cai em parte no que foi discutido aqui : Futuro das linguagens de programação , fora outros tópicos similares que surgem de tempos em tempos.
Minha percepção (e a de muita gente) é que, na nossa área, estamos sempre aprendendo. O começo pode ser difícil, por isso é preciso paciência. Se desesperar diante de um monte de siglas não ajuda nada, tampouco ficar no pensamento de que é muita coisa. Sempre será muita coisa e só vai aumentando. Então não há problema em estudar duas ou mais coisas distintas, desde que você consiga focar e extrair algum aprendizado de cada tópico que passar.
A exigência de mercado varia com a vaga, e muitos anúncios delas estão cheias de sopas de letras que não correspondem com a realidade. Continue estudando, num ritmo que você consiga aproveitar, e vá tentando de novo e de novo.
Esquece Java no momento, foca no .NET com C# que vai te deixar mais próximo de conseguir essa oportunidade dentro de onde já está, ou acha que vai ser fácil colocar a cara na rua sem experiencia anterior?
Importante é o dinheiro, considerar a melhor oportunidade que bater na sua porta, e não ficar nessa ilusão de amor a tecnologia. Depois que conseguir uma melhor oportunidade por já ter tido experiência, ai você pode voltar no Java.
Converse com as pessoas envolvidas para saber os frameworks e bibliotecas que serão utilizados. Assim vai se preparar exatamente pra o que eles vão usar. Vai mostrando interesse pra facilitar sua ida pra equipe desse projeto .NET. Por exemplo, quando tiver bugs pra resolver tente ajudar pesquisando, e claro, ajudar na conversão com sua experiência em VB/ASP.
Para se preparar, de preferencia faça cursos presenciais, vai aprender bem mais rápido.
Fora que indo pro C# você não vai começar “do zero”. A sintaxe das duas linhagens é parecida, a lógica envolvida para resolver problemas é independente de linguagem e os conceitos de Orientação a Objetos estão presentes e é o foco nas duas.
Pra trabalhar não é necessário conhecer so a linguagem e sua sintaxe. Existe a questão da experiência e das bibliotecas/projetos relevantes nessa linguagem que vc já utilizou
Quanto mais experiência profissional, mais vc pode ser atrativo a uma empresa. Se vc teve experiência com linguagens diferentes isso denota uma rapidez para aprender.
Colocar 20 linguagens no currículo e ter pouca experiência profissional não é tão relevante pq vc não teve tempo pra “usar”
Você pode tentar participar do projeto de migração para o novo sistema, assim pode aprender como ele interage com os demais sistemas da empresa. Você disse que trabalhou com suporte, já deve ter uma visão das coisas?
Eu imagino que é esse tipo de conhecimento que vai o tornar insubstituível pra empresa. Programador com conhecimento de Java/C# já tem as pencas no mercado. Se não me engano, essas linguagens são ensinadas em qualquer curso introdutório de TI.
Que tanta paixão ao Java assim? rs. Ambas possuem grande mercado de trabalho, pagam bem, e elas são fortemente OO, o que as deixam mto parecidas.
Vc aprendendo .Net, vai estar aprendendo conceitos e frameworks que Java também possui. Comece trabalhar nesse projeto, .Net é uma puta plataforma também, quem sabe você não pega o gosto? Caso não goste, é igual o pessoal disse, nada te impede de continuar estudando por fora, e de ir atrás de outro trampo com Java.