Mudar de PHP para Java!

Saudação! Estou com umas dúvidas que creio que os Srs. possam saná-las.

Estou em desenvolvimento há 5 anos com Web (PHP, Flex e demais linguagens web e bancos de dados Mysql e SqlServer). Conheço bem OO e trabalho com Zend Framework com PHP e Mate e PureMVC com Flex.

Porém tenho pouca experiência com Java e não conheço muito, só vi isso na faculdade.

A dúvida é como eu posso sair de do meu emprego que só trabalho com PHP e ir para um outro que trabalhe com Java ?

Como fazer essa migração se todas as empresas por aí são imediatistas e querem já alguém com experiência? O motivo dessa mudança é que os programadores Java são menos desvalorizados que os de PHP e que já estou enjoado de fazer aplicações web baseadas em php.

Aproveito para perguntar como eu poderia subir de cargo se já estou como programador sênior? Na minha empresa não tem mais cargos acima, só os donos. :frowning:

Se pretende mudar, tenha em mente que irá começar como jr em java, independente do que conheça anteriormente.
A não ser que possua contatos que possam te ajudar, aí é outra coisa.
Para java web será preciso conhecer não apenas a linguagem, mas os frameworks que, são vários.
O mercado, até onde vejo, em PHP é realmente restrito. Vejo muito mais “freelancers” programando em PHP que empresas apostando nessa tecnologia.

Meu amigo vc tem experiência e já está formado, você pode fazer cursos, ler livros, tirar certificações, desenvolver projetos particulares, como tudo na vida vai depender da sua força de vontade.

se você conhece bem Web, OO e MVC, será mais fácil aprender Java e seu frameworks.

talvez você não consiga logo de cara um emprego para ganhar o mesmo que ganha hoje como programador sênior PHP. então vou dar uma dica: tire uma (ou mais) certificação. não precisa ser da Oracle. pode ser da BlackBeltFactory, antes conhecida como JavaBlackBelt, e que já mudou de nome de novo, mas não lembro qual é (não ter acesso ao Google no trabalho nem para pesquisar o nome da bagaça é f***).

quanto a ter uma promoção de cargo já sendo sênior, eu perguntaria por quê? um aumento de salário não é o bastante? você quer novos desafios?

O PHP é bem diferente de Java, você pode estranhar um pouco.

PHP OO?
Ambas vieram do C/C++.
Claro que se compararmos java e PHP no mesmo patamar de java e C# ou mesmo C++, certamente serão mais diferentes, mas não é algo tão assustador assim.

Refiro-me ao fato de o Java ser fortemente tipado, rodar em uma vm, possuir uma quantidade enorme de frameworks…

Conhecendo um aplicativo PHP bem a fundo, você acaba percebendo que isso não é a coisa mais gritante do mundo.
PHP exige um servidor web, integrado ao interpretador PHP (não gera um bytecode, mas sem isso não roda, como o java sem JRE).
Embora seja possível, os bons programadores PHP não utilizam uma única variável como coringa.
As variáveis são declaradas conforme necessidade e, principalmente, seguem uma coerência ($idade, $pessoa, $carro representam idade, pessoa e carro, por exemplo).
PHP possui o Zend, o Cake, o Smarty para MVC, além de vários frameworks ORM que têm a mesma função do EclipseLink ou Hibernate, alguns voltados à ActiveRecord (seguindo a tendência ruby on rails), por exemplo. Dentre eles, o doctrine e o PHP ActiveRecord, que são os mais conhecidos.

Sem falar que, quando programa-se PHP OO, a semelhança é muito maior.

Aliás, ainda podemos incluir aí ferramentas como o joomla! e Drupal.
São em PHP, servem para desenvolver, mas não são PHP puro.
Só para exemplificar a variedade do PHP

Ja tem um tópico semelhante criado a poucos dias:

Java é completamente diferente de PHP. Eu já desenvolvo em Flex há alguns anos, tecnologia que é parecida com Java, pois é fortemente tipificada, orientada a objetos etc. Php em si só me deu uma experiência decente com OO através do Zend Framework. PHP tem suporte a orientação a objetos, mas não é uma linguagem orientada a objetos nativamente, tanto é que ela não tem muitas classes nativas, 90% dela é estruturada (funções e procedimentos).

A questão é que, mesmo eu sabendo orientação a objetos e estar acostumado com padrões de projetos, que uso nas minhas aplicações Flex e PHP, encontrarei um pouco de dificuldade em migrar do PHP/Flex para Java nas organizações, mas não muita dificuldade para desenvolver em Java.

php é muito bom, fiz meu site com ele. hospedagem barata e muito pratico.
recomendo nao abandona-lo totalmente.

[quote]php é muito bom, fiz meu site com ele. hospedagem barata e muito pratico.
recomendo nao abandona-lo totalmente.[/quote]

Realmente PHP é uma boa linguagem, além de confiável, estável e que sempre funciona!

Para adquirir experiência, você pode ir para um consultoria como PHP senior e lá dentro ir aprendendo java nos projetos menores. Assim você ganha experiência sem abrir mão da salário.

Cara, na minha opinião, não aprenda a desenvolver com foco em linguagem, se abstraia.
Via de regra, todas as linguagens orientadas a objeto são bem parecidas, apenas mudam algumas funções nativas e alguns termos, basicamente a sintaxe é idêntica.

java, c#, php (a parte oo) são muito parecidos. Iniciei com java, hj trabalho com C# e não vi lá tanta diferença a não ser os pacotes nativos, e nem eram assim tão diferentes.

Seria esse ?? http://fernandofranzini.wordpress.com/2011/09/09/java-faixa-preta-no-knowledge-blackbelt/

Abs[]

Seria esse ?? http://fernandofranzini.wordpress.com/2011/09/09/java-faixa-preta-no-knowledge-blackbelt/

Abs[][/quote]
isso, isso, isso…

valeu!