Olá pessoal do Forum … gostaria de saber se tem como mudar a Resolução 800x600 para 1024x768 em Java…
porque estamos desenvolvendo um sistema e muitos usuários ainda usam a resolução 800x600, então seria interessante se quando ele fizesse o login o proprio sistema já mudasse a resolução
para 1024x768 alguém sabe como faço isso??
Obrigado
A responsabilidade por alterar a resolução do monitor é do administrador do sistema, não do seu programa.
Isso porque o tal usuário pode ter problemas com a resolução aumentada, já que seu monitor pode ter problemas para visualizar tal resolução.
Isto posto, você pode ajudar seu administrador de sistema com um programa que faça essa alteração. Entretanto, como eu disse, pode ser que o monitor não suporte a tal resolução, portanto isso deve ser um processo como o que o próprio Windows faz, que solicita ao usuário clicar em um dialog box para confirmar a alteração.
Outra maneira, que incentiva o usuário a ele mesmo fazer a modificação, é checar se a resolução do monitor é suficiente para rodar seu programa. Se não for, apresente uma tela de erro, e solicite ao usuário fazer ele mesmo (ou o administrador da rede) a modificação.
Obrigado… concordo, vou usar a sua idéia mesmo vou fazer uma checagem se a resolução do usuário não estiver adequada exibir uma mensagem de Erro… é melhor, evito problemas!
Minha esposa recebeu ontem um novo monitor LCD (sem marca; humoristicamente apelidado de “Xing-Ling”) que só funciona corretamente se usar a resolução 1366 x 768 - nem mais, nem menos (Acho que talvez funcione com 800 x 600 ). Ele chega a ter problemas de sincronismo com outras resoluções, uma coisa que nunca, nunca mesmo, vi em monitores LCD. (Normalmente os monitores LCD dão um jeito no sinal, mesmo que a resolução seja muito superior à que eles aceitam nativamente).
Portanto, se você fizesse automaticamente a mudança para 1024 x 768, teria problemas, por exemplo.