Mudar somente conteúdo central em JSP

7 respostas
j_gff

Bom pessoal, gostaria de saber qual a forma mais correta de se atualizar somente o conteúdo principal da página usando JSP. Se alguém puder ajudar agradeço!!!

7 Respostas

davidbuzatto

O que seria esse conteúdo principal?
Você tem uma página com cabeçalho, corpo e rodapé, e vc quer atualizar só o corpo?
Essa atualização deve ser dinâmica, ou seja, cada página vai conter o menu e o rodapé, com o corpo diferente ou você quer mudar o corpo sem carregar outra página?

esqueleto

De uma procurado pro JQuery. La tem exemplos para carregar div. Tipo $(’#idDiv’).load(‘suaUrl’); esse é um metodo js. Nesse caso so carregaria uma div com o corpo da pagina. e o cabecalho e rodape ficariam a mesma coisa. Se ainda tiver duvida posta ai.

j_gff

No caso estou querendo mudar apenas o conteúdo da minha tag article, que contém o conteúdo principal, não precisando atualizar os menus do cabeçalho sempre que acessar uma página.
Minha dúvida é a seguinte, nos exemplos que conheço de PHP que são utilizados includes que importam o conteúdo das páginas desejadas, mas em outros exemplos percebi que o conteúdo das páginas são inseridos todos na mesma página, o que tornaria a página bem carregada.
Como funciona o JQuery? É como o include?

esqueleto

JQuery é uma biblioteca de java script no site http://jqueryui.com/demos/dialog/ voce ve os exemplos. E como ele funciona naquele metodo load, é como ele pegasse a pagina da url passada como parametro e colocasse no innerHTML da div. Qualquer coisa continua postando.

j_gff

Andei pesquisando mais sobre o assunto, utilizei alguns exemplos, mas acontece que quando dou um Refresh a página volta para a principal, ou seja, em vez de atualizar a página atual que o usuário está visualizando o JQuery atualiza e volta para a página principal. Outra coisa, na url não indica o nome da página atual, por este motivo dele manter a página principal como padrão. Isso é vantagem ou desvantagem?

Existe alguma forma de atualizar a página atual e distinguir o endereço na url?

Obrigado pelas explicações.

esqueleto

Realmete esse caso do refresh é um problema, mas não para todos os casos. Como exemplo posso pegar um caso real que aconteceu no serviço. La tinha uma tela de pesquisa que o pessoal usava Jason, que fazia uma pesquisa via ajax e concatenava o resultado em uma string usando javascript e colocava na div. Isso fazia o IE travar, então usamos a JQuery, assim ja trazia a jsp sem script pronta para colocar na div. Isso resolveu o problema com o IE e ninguem reclamou de não aparecer o endereço na url. Mas se quiser que apareça o endereça na url tem o submi, ou também os frameworks tem algus gerenciadores de layout. Voce utiliza algum framework??

j_gff

Pois eh, esse tipo de método tem suas vantagens e desvantagens, dependendo do tipo de cada projeto. No meu caso, como estou usando JSP com HTML5, não vou poder utilizar esse método por completo, pois em algumas páginas necessito do refresh para carregar alguns elementos. Como tenho 2 menus no meu projeto utilizarei apenas para o menu superior.

Obrigado

Criado 12 de novembro de 2011
Ultima resposta 14 de nov. de 2011
Respostas 7
Participantes 3