Mudar unidade de medida no iReport para centímetros

E aí moçada.

Estou trabalhando como iReport e tenho um relatório pronto. Só que algumas normas foram importas (tais campos devem ter x centímetros) e vou ter que ajustar o nosso relatório pra essas normas. O padrão do iReport é tudo em pixel (eu acho). Gostaria de saber se tem como alterar pra centímetros (na verdade, eu li num livro que tem, só não descobri como).

Já mudei a net.sf.jasperreports.export.html.size.unit pra “cm” e não adiantou. Mudei aquele combobox que tem na parte de opções do iReport, mas também não adiantou. Tentei colocar no xml um <property="net.sf.jasperreports.export.html.size.unit" value="cm"/>, mas também não resultou em nada (a página A4 continua com tamanho de 595, ao invés de 21 centímetros).

Alguém sabe como mudar isso?

[Editado]
A questão aqui é mudar só pra ficar mais fácil de manipular… Porque eu posso pegar a quantidade em pixels que temos e dividir por 72 e depois por 0,3937, mas isso iria dar um trabalhão gigantesco.

A opção que você mexeu foi a mostrada abaixo? (unidade default)

Eu testei com a versão 3.0.0 aparentemente funciona, eu só não imprimi para conferir se no papel fica certinho.

Furutani,

Eu fui nas opções qdo iReport que usamos aqui e não aparece isso… (pelo menos não dessa forma - eu mudei de inches pra cm e continua a mesma coisa… será que pode ser porque estamos lidando num report que foi feito usando inches e não cm? Pelo menos eu acho que deveria converter, né?). Estou usando a versão 3.7.0 e, pelo jeito, vou ter que tentar mudar para a 3.0.0. Vou fazer isso a noite em casa e retorno aqui pra dizer se deu certo.

Eu uso o iReport 3.0.0 também, nas opções a unidade default está em cm exatamente como mostrado acima, mas nos componentes só aceita as dimenções em px.
Não tem como dimencionar os componentes do relatório em cm?

Pelo que eu pude ver, não tem como não… Eu troco pra cm em vários lugares, mas nada aparece como cm de fato.

ps.: componentes você quer dizer retângulos e textfields, certo? Aqui nem o tamanho da folha (no caso A4) é modificado.

O tamanho da folha eu mudo no menu Editar->Propriedades do relatório.
Defino a Largura e Altura em cm e clico em OK.
O tamanho da folha muda.
Mas os retangulos e linhas, já tentei de tudo e não consigo.
Só resta ficar calculando na mão.

Estranho… Aqui tudo fica em pixels, mesmo eu mudando pra cm.

A noite vou pegar uma versão mais velha do iReport e tentar mudar isso.

Bom… Baixei o iReport Classic (as versões até a 3.0.0, inclusive, são chamadas de Classic por eles) e continuou a mesma coisa. Pelo jeito vou ter que converter todos os valores na mão e ir ajustando as coisas mesmo. Vou tentar baixar o 3.7.1 pra ver se corrigiram isso. Se não der certo, vou tentar colocar no forum do sourceforge, pra ver se alguém tem o mesmo problema (pior que acho meio difícil porque busquei isso um tanto quanto bastante e não encontrei).

Tentei fazer upload das imagens no servidor do GUJ, mas não foi. Então coloquei links pras imagens.

Classic
A mais recente

Estou iniciando o uso do iReport (conhecendo o ambiente) também me deparei com o problema relatado!

A mudança de unidade de medida em Opções -> Ferramentas --> iReport (Aba Geral) “Default unit” reflete apenas na régua do relatório.

Os elementos inseridos do “Report Elementes” permanecem em pixel.

Existe alguma solução para isso?

Agradeço desde já qualquer ajuda.