Galera atualmente procuro um emprego como programador Java JR,programo com java há cerca de 1 ano e meio e estou no 6 semestre de Ciências da Computação, conheço bem Java e quero muito iniciar na carreira como programador, (já tenho alguns aplicaticos criados), sou de Sorocaba e envio currículos para todas as vagas disponíveis há cerca de 6 meses e não sou chamando para nenhuma entrevista nem de estágio, será que é por causa da minha formação anterior?
Sou formado em Automação industrial e Trabalho na Toyota como Técnico em Manutenção.
Terminei a formação Java Avançado na Learning e JSF na Alga Works.
Será que seria melhor retirar minhas experiências anteriores em Mecânica?
se alguém tiver interesse posso até enviar meu curriculo para analize será que existe algo de errado?
Acredito que o primeiro passo seja retirar do seu currículo as coisas que não vão contribuir para o seu objetivo, no seu caso as formações em outras áreas.
Uma coisa que pode ser interessante para chamar atenção das empresas no começo da carreira são as certificações. Esse assunto gera muita discussão, mas acredito que as certificações possam te ajudar no começo.
O problema não é sua experiência anterior, mas a falta de experiência atual. E se o valor que você pede de salário está compatível com a vaga que você vai querer ocupar.
Você ainda não está em período avançado e empresas evitam contratar por causa disso.
Fazer cursos é bom, mas não é garantia de conseguir entrevistas.
O que pode garantir entrevistas é sua persistência e não desistir. [=
bom como meu tempo é pouco pretendo iniciar o preparatório para certificação da Caelum mais a próxima turma é apenas para o mês 11, e em janeiro vou tentar pegar minha certificação quem sabe ajuda um pouco, e sobre a pretensão e estou disposto a ganhar até a metade do que ganho no meu trabalho atual, só para entrar na área…vamos continuar persistindo para ver o que acontece, o problema que conheço bens algumas tecnologias, Hibernate, JSF e Ireport estou com uma boa bagagem até a nivel intermediário…
e e jakefrog muito obrigado pelo seu blog cara me ajudou bastante cara…nem sei como agradecer…
Você pode fazer também é um projeto na sua casa e colocar no CV que você tem desenvolvido um projeto pessoal. Desenvolva tipo um calendário ou coisa do tipo! =D
Coisa boba mesmo, só para mostrar que você está se esforçando! [=
[quote=jakefrog]O problema não é sua experiência anterior, mas a falta de experiência atual. E se o valor que você pede de salário está compatível com a vaga que você vai querer ocupar.
Você ainda não está em período avançado e empresas evitam contratar por causa disso.
Fazer cursos é bom, mas não é garantia de conseguir entrevistas.
O que pode garantir entrevistas é sua persistência e não desistir. [=[/quote]
É isso mesmo que o jakefrog falou, no inicio você terá que dar um passo pra trás (receber um salário menor que o atual), mas depois isso irá recompensar.
Cara, eu retiraria COM CERTEZA suas experiências anteriores, e uma coisa que acho que colaboraria muito é vc desenvolver algum projeto como freelancer.
Uma coisa que eu li, é que as pessoas geralmente dão menos atenção para suas atividades que rendem mais e mais atenção para aquelas que são mais prazerosas, o que geralmente as prejudica.
Se me permite um conselho, ganhe experiência pegando projetos para desenvolver por fora, se vc não se incomodaria ganhar metade do seu salário, faça um preço bem camarada pra ganhar clientes, ou então faça até de graça pra ganhar experiência(Apesar de não recomendar isso pq ai os clientes não te respeitam), mas pegue clientes por fora, experimente a profissão sem se comprometer com seu emprego atual, faça uns 2, 3, 4 quantos projetos der, tanto desktop quanto web, vai vendo o que vc gosta.
O mercado procura MUITO profissionais que saibam JEE (Java pra Web), mas não basta isso, tem que saber aquela coisa toda de html, css, javascript, jquery e etc.
Resumindo, tire suas experiências anteriores, ou talvez as mencione de uma maneira não tão relevante, de destaque a suas experiências como programador, e procure TER mais experiências como programador freelancer.
[quote=johnny_g3p]bom como meu tempo é pouco pretendo iniciar o preparatório para certificação da Caelum mais a próxima turma é apenas para o mês 11, e em janeiro vou tentar pegar minha certificação quem sabe ajuda um pouco, e sobre a pretensão e estou disposto a ganhar até a metade do que ganho no meu trabalho atual, só para entrar na área…vamos continuar persistindo para ver o que acontece, o problema que conheço bens algumas tecnologias, Hibernate, JSF e Ireport estou com uma boa bagagem até a nivel intermediário…
e e jakefrog muito obrigado pelo seu blog cara me ajudou bastante cara…nem sei como agradecer…[/quote]
mas a metade do seu salário atual é um valor semelhante ao que as empresas pagam para estagiários de TI?
em TI, os estágios pagam na enorme maioria dos casos ai de uns $300 até uns $1000 reais… pode ser uma micharia considerando seus conhecimentos mas se o que você estiver pedindo estiver acima disso eu acho esse o fator mais provavel de não te chamarem nem para a entrevista (nesse caso recomendo que você tente vagas de nível júnior).
aconselho estudar pelo livro preparatório para a certificação e tirá-la, eu fiz assim e na época acho que sabia menos do que você diz que sabe… aconselho também a fazer alguns aplicativos simples que sejam para servir de “portfólio”, essas coisas vão facilitar bastante para você conseguir uma vaga, especialmente como jr, que você será melhor recompensado do que como estagiário…
Outra coisa: seja conciso. Um CV de várias páginas não dará o resultado que vc quer. Acho que uma página é o ideal. Tenha um currículo padrão em mãos, alterando o texto para cada uma das vagas que vc enviar.
O formato do Likedin é ótimo.
teu nome
email e telefone
Resumo:
Eu tenho experiência com isso, aquilo e aquilo. Trabalhei alguns anos com blablablabla.
blablablabla blablablabla blablablabla.
Experiência:
ProjetoA (de 2011-09 - até hoje)
Detalhes: Blablabla, blablabla bla blabla
ProjetoB (de 2010-01 - até 2011-09)
Detalhes: Blablabla, blablabla bla blabla
Apenas complementando, acredito que a melhor maneira para entrar no mercado é estágio, a 6 meses atrás tive esse mesmo problema e foi o que me falaram no GUJ.
Entrei no estágio em Java ganhando menos que mil reais, menos inclusive do que eu ganhava em um outro estágio em Telecom, mas a chave é entrar, mesmo ganhando pouco, mas a partir do primeiro dia que você sentar no seu lugar e mostrar o trabalho que você pode fazer, e principalmente seu interesse em aprender, vão te valorizar.
Foi exatamente o que aconteceu comigo, fui efetivado antes mesmo de completar 2 meses e já sou Jr, ralei nos primeiros meses (semanas na verdade) mas compensou e muito.
Concluindo, se quer entrar na área, não torça o nariz pra salário baixo para estágio, em minha procura pude perceber que estágio Java é 1 vaga a cada 15 se comparado a vagas em PHP e afins, então quando aparecer, abrace e dê seu melhor, retribua com trabalho e esforço a confiança que depositarem em você ao te contratar.
Não perca tempo, 6º semestre já está na hora de engrenar em uma empresa.
Boa sorte e espero que boas notícias surjam pra você