Ola Galera é a primeira vez que venho aqui postar no forum me desculpem se tiver postado na areá errada do forum .
Hoje depôs de parar um pouco e rever a situação do qual me encontro não fiquei muito confortável com isso ,
tenho 24 anos e não tenho experiência na areá de TI , eu sempre trabalhei em outras áreas que não tem nada a ver com TI porem trabalhava sem estar satisfeito por que o que eu realmente gosto é da areá de informática …
A questão é que estou na duvida se com 24 anos alguem que não tem experiência compensa começar a estudar com intenção de arrumar serviço nessa areá , no caso eu começaria por alguns cursos como Web designer e redes , pra depôs me aprofundar mas indo pra areá de programação do qual acho muito interessante .
A questão é que de uma hora pra outra me senti meio que desesperado , a maioria das pessoas que conheço estão se formando aos 24 , 25 anos , começando uma faculdade hoje eu terminaria aos 28 , sendo que hoje em dia o mercado de trabalho passa uma impressão que apos os 30 parece que as coisas se complicam um pouco pra se encaixar … a questão é vale a pena investir logo de cara em uma faculdade de ciências da computação que iria termina só aos 28 anos ou fazer esses cursos técnicos com períodos menores lembrando do fato que não tenho experiência na areá , sera que depôs de ter feitos tais cursos seria muito dificil de conseguir oportunidades de emprego na areá ?
Se alguem poder opinar eu ficaria muito grato .
ffaz um tecnologo
Comecei o bacharelado em Sistemas de Informação com 24 para 25 anos. Espero me formar ano que vem, com 27.
Hoje não me faltam oportunidades, mas, no meu caso, sei que o nome da faculdade ajuda.
Conheço outras pessoas que começaram tarde na área (duas delas acima dos 30) e nunca ouvi relatos de problemas por conta da idade. O único problema é quando a pessoa já tem experiência em outra área e quer mudar. Nesse caso, precisa estar ciente de que, muito provavelmente, terá que aceitar ganhar menos por um tempo.
Se o fator idade for seu único receio (eu também tive), acho que deve seguir em frente no seu objetivo. Se tiver outras coisas a analisar, aí já é outra história.
nunca é tarde para nada, desde que se tenha vontade!
Você está novo!
[quote=Car]A questão é que estou na duvida se com 24 anos alguem que não tem experiência compensa começar a estudar com intenção de arrumar serviço nessa areá , no caso eu começaria por alguns cursos como Web designer e redes , pra depôs me aprofundar mas indo pra areá de programação do qual acho muito interessante .
[/quote]
Primeiro, a idade não é nenhum impeditivo. Supondo que você entre agora em um curso superior de tecnólogo (que normalmente são 3 anos), você sairá com 27 anos. Neste período do curso você poderá fazer um estágio na área e no final do curso concorrer até a uma vaga de um profissional pleno.
Segundo, tenha em mente que dentro da área de TI temos vários profissionais com as mais diversas especialidades. Então Web Designer, Gerentes de Redes e desenvolvedores/programadores, etc, são especialidades distintas, que em um curso superior são estudadas em diversas diciplinas, mas normalmente o aluno/profissional, escolhe uma e se dedica a ela para se tornar um profissional. Digo isto, pois porque fazer um curso de Web Designer se sua intenção é ser um desenvolvedor. Claro que quanto mais conhecimento melhor.
Como já disse idade não é nenhum impeditivo.
Na minha opinião a faculdade é muito importante para um profissional de TI, porém não acho que seja essencial. Conheço bons profissionais que trabalham comigo que são autodidatas e não tem faculdade e outros tem faculdade em outras áreas. Já pensou em iniciar os estudos sozinho antes de entrar na faculdade, ou fazer um curso de desenvolvimento com Java na Globalcode, Caelum, etc.
Boa sorte!
Acredite, você não está velho não…
Como disseram, faça um tecnólogo, e faça cursos se vc tiver orçamento para isso, mas faça tudo relacionada a programação diretamente! Não tem porque vc fazer um curso de redes, web designer até que vai, mas que se tem vontade ser programador backend mesmo, foque em estudar uma linguagem de programação específica e estude por fora…
O importante é seu desespero! Ele que vai te fazer correr atrás do tempo perdido e fazer vc avançar bastante em pouco tempo. Uma coisa que sempre falo, tenha foco…
Te garanto que o forum guj é um bom lugar, caso escolha Java, pra te orientar no melhor caminho, por onde começar a estudar e o que estudar…
Se você começar um tecnólogo ano que vem, e ja conseguir um estágio, cara… ta garantido… depois de 6 meses acredito que vc conseguira qse dobrar teu salário já, quando se formar, dependendo da empresa, ja da um UP automaticamente, e saindo da faculdade, formado e com 3 anos de experiencia com 27 anos, cara, vc vai estar junto com muitos por ai…
Faz o curso tecnologo superior em Analise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), que dura 2 anos e meio (5 períodos)
além disso vc não gastara muito dinheiro.
eu to com 19 anos, estou fazendo ADS já estou no 4º periodo, tem aluno na minha turma com 36 anos outro com 32 e eles nunca trabalho com programação, então cara
nunca e tarde para estudar.
Adquirir conhecimento nunca é de mais, não tem idade para isso, quanto mais conhecimento adquirido melhor pra vc, então nunca deixa de estudar.
Nunca é tarde cara, pode até ser mais difícil, mas uma pessoa determinada acabará naturalmente tendo sucesso. Conheço um amigo que tem 36 anos e começou a estudar java aos 33 anos, fez um curso técnico e hoje é bem sucedido na profissão, e é assim porque realmente gosta do que faz e faz bem feito, correu muito atrás se sujeitando a um monte de coisa, mas no final a recompensa valeu a pena.
[quote=ulysses]Faz o curso tecnologo superior em Analise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), que dura 2 anos e meio (5 períodos)
eu to com 19 anos, estou fazendo ADS já estou no 4º periodo, tem aluno na minha turma com 36 anos outro com 32 e eles nunca trabalho com programação, então cara
Adquirir conhecimento nunca é de mais, não tem idade para isso, quanto mais conhecimento adquirido melhor pra vc, então nunca deixa de estudar.[/quote]
Também estou no 4º período, só que meu curso é 6 períodos, na minha turma tem alunos com idade superior a 30 anos e inclusive um deles bem mais velho.
Eu diria pra você analisar bem antes de iniciar uma nova faculdade Car, pois, mesmo que você ingresse em um curso gratuíto, e mesmo que seja 3 anos, ainda sim é um investimento, se for estudar pra valer mesmo, se dedicar, sem “empurrar com a barriga”, terá que ser esforçado, principalmente se precisar trabalhar junto.
Talvez você pense que estou tentando te desanimar, na verdade não, eu digo isso porque quero que você se dedique em um curso que gosta(e isso é um ponto positivo, pois você gosta de TI) e seja um profissional bem sucedido, porque quando iniciei meu curso de ADS, no primeiro dia, na aula clássica que os professores perguntam porque você está ali afinal, muitos responderam porque TI tinha muitas oportunidades, porque ganhava bem, e uns poucos responderam que porque gostavam de informática(e responder mesmo, não é aquela história “porque TI da dinheiro, e eu gosto de mexer no computador”), aqueles poucos que responderam que gostavam são os 15/16 restantes de uma sala que iniciou com 40 alunos.
Então, se é que eu posso te dar algum conselho, o mesmo seria: analise as possibilidades
Boa sorte!
Tarde para começar é 75 anos de idade.
[quote=SierraEx][quote=ulysses]Faz o curso tecnologo superior em Analise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), que dura 2 anos e meio (5 períodos)
Adquirir conhecimento nunca é de mais, não tem idade para isso, quanto mais conhecimento adquirido melhor pra vc, então nunca deixa de estudar.[/quote]
Também estou no 4º período, só que meu curso é 6 períodos, na minha turma tem alunos com idade superior a 30 anos e inclusive um deles bem mais velho.
Eu diria pra você analisar bem antes de iniciar uma nova faculdade Car, pois, mesmo que você ingresse em um curso gratuíto, e mesmo que seja 3 anos, ainda sim é um investimento, se for estudar pra valer mesmo, se dedicar, sem “empurrar com a barriga”, terá que ser esforçado, principalmente se precisar trabalhar junto.
Talvez você pense que estou tentando te desanimar, na verdade não, eu digo isso porque quero que você se dedique em um curso que gosta(e isso é um ponto positivo, pois você gosta de TI) e seja um profissional bem sucedido, porque quando iniciei meu curso de ADS, no primeiro dia, na aula clássica que os professores perguntam porque você está ali afinal, muitos responderam porque TI tinha muitas oportunidades, porque ganhava bem, e uns poucos responderam que porque gostavam de informática(e responder mesmo, não é aquela história “porque TI da dinheiro, e eu gosto de mexer no computador”), aqueles poucos que responderam que gostavam são os 15/16 restantes de uma sala que iniciou com 40 alunos.
Então, se é que eu posso te dar algum conselho, o mesmo seria: analise as possibilidades
Boa sorte![/quote]
Assino embaixo…
TI é um mercado bom, DESDE QUE você se esforce muitoo e esteja disposto a perder muitas horas estudando. Inclusive horas em que vc poderia estar passeando, jogando video-game…
:lol:
Nunca é tarde para fazer o que se gosta, além do mais você está novo, e não é porque existem pessoas mais jovens com isso e aquilo que tornar-se um bom profissional é inviavel para você! Já vi juiz de 50 anos virar professor porque era o que ele gostava, não desanime, não deixe pra depois, faça.
Só uma coisa a dizer: existe um cara foda chamado Lucas Bastos. ele tem tipo mais de 60 anos e tá aí ainda.
Não é porque você vê um monte de “moleques dos códigos” que jó terá novinho na área.
Você pode começar a qualquer momento, desde que se esforce
Nunca é tarde, mas realmente a idade as vezes atrapalha um pouco, mas o que realmente vai dizer se você vai ou não para frente vai ser a sua determinação, força de vontade, entre outros, mas não a sua idade.
1++
Nem 20, nem 30, nem 40, nem 50 anos é tarde. Mesmo 75, se você quer aprender algo, se dedique. se é o que você gosta, vá atrás.
O maior empecilho somos nós mesmos.
Minha vó tem 79 anos e comecou a aprender a mexer no computador esse ano, comprou notebook e tá fazendo aula.
É serio isso.
[quote=igor_ks]Minha vó tem 79 anos e comecou a aprender a mexer no computador esse ano, comprou notebook e tá fazendo aula.
É serio isso.[/quote]
Isso é uma coisa magnífica.
Nunca é tarde.
Só precisa ter força de vontade, sair da zona de conforto, da mesmice.
Tópico movido para o fórum de assuntos gerais.