Pessoal boa noite.
Estava um tempo afastado do GUJ e agora estou retornando com algumas dúvidas.
Aqui na empresa que eu trabalho fui migrado para um equipe que trabalha com java e ja tem algumas aplicações em produção e outras saindo do forno.
Os principais frameworks e tecnologias utilizadas são:
- Richfaces
- EJB
- JPA
Estou pesquisando bastante sobre como cada um funciona e são configurados. Mas tá dificil encontrar um material iniciando do básico até o tópico mais avançado, inclusive estou com dificuldades de entender onde cada um atua.
Pelo que li até agora tenho a seguinte visão.
- Richfaces = Atua na camada de visualização, disponibilizando componentes, validações.
- EJB = Atua na parte das regras de negócios e mapeamento dos objetos para persistencia do JPA.
- JPA = Atua abstraindo a complexidade da persistencia dos dados.
Como estou tentando aprender olhando código pronto fica dificil separar oq é cada um. Fiz uma formação de java na caelum a 4 anos atras e por não trabalhar com java diretamente e ter deixado o mundo java um pouco de lado, vejo que muita coisa mudou pra melhor. Na epoca tudo era para ser configurado em XML e era um saco.
Enquanto isso estou intensificando os estudos nos tópicos base como Servlet, JSP, a própria linguagem JAVA e padrões de projeto.
Desde já agradeço aos amigos do forum.