Muitos Frameworks para WEB. Por onde começar?

Pessoal boa noite.
Estava um tempo afastado do GUJ e agora estou retornando com algumas dúvidas.

Aqui na empresa que eu trabalho fui migrado para um equipe que trabalha com java e ja tem algumas aplicações em produção e outras saindo do forno.
Os principais frameworks e tecnologias utilizadas são:

• Richfaces
  • EJB
  • JPA

Estou pesquisando bastante sobre como cada um funciona e são configurados. Mas tá dificil encontrar um material iniciando do básico até o tópico mais avançado, inclusive estou com dificuldades de entender onde cada um atua.
Pelo que li até agora tenho a seguinte visão.

• Richfaces = Atua na camada de visualização, disponibilizando componentes, validações.
  • EJB = Atua na parte das regras de negócios e mapeamento dos objetos para persistencia do JPA.
  • JPA = Atua abstraindo a complexidade da persistencia dos dados.

Como estou tentando aprender olhando código pronto fica dificil separar oq é cada um. Fiz uma formação de java na caelum a 4 anos atras e por não trabalhar com java diretamente e ter deixado o mundo java um pouco de lado, vejo que muita coisa mudou pra melhor. Na epoca tudo era para ser configurado em XML e era um saco.

Enquanto isso estou intensificando os estudos nos tópicos base como Servlet, JSP, a própria linguagem JAVA e padrões de projeto.

Desde já agradeço aos amigos do forum.

Atualizando o tópico. Resolvi iniciar pelo JSF !
Alguem teria algum livro bom para indicar ?
Estou de olho nos livros da casa do código, tem uns temas bem interessantes.

Fiquei meio confuso com seu tópico, o que exatamente você está procurando e/ou quer saber?

Rodrigo. Estou precisando iniciar meus estudos nos frameworks utilizados aqui na empresa.
Só que to meio perdido por onde começar e principalmente fontes (livros) onde consiga aprender sobre.
Tenho muita dificuldade com ingles e também acho que a documentação oficial é pouco didatica, funciona bem para quem já conhece a tecnologia e está buscando apenas um apoio. O que não é o meu caso.

Minhas duvidas nem é com a linguagem java em si, e sim os frameworks !

obrigado

Você vai ter dificuldade para aprender frameworks se não souber o “java básico”. Então começando por java eu indicaria:

• Java Como Programar

Estou um pouco por fora de livros sobre java pra web atuais. Mas acho que um que ainda ajuda bastante:

• Use A Cabeça Servlets & JSP

Depois pode ir pro JSF:

• Core JavaServerFaces (tente usar a última edição, a 3a, não sei se tem em português).

Rodrigo obrigado pela resposta.
Mas ja programo em outras linguagem a bastante tempo e JAVA apesar de ter desenvolvido algumas coisas para estudo, nunca tive a oportunidade de trabalhar. Mas sem fiz tudo na “unha” até para efeito de aprendizado da linguagem JAVA.
Agora que pintou a oportunidade aqui no trabalho, como disse anteriormente preciso me dedicar aos estudos dos frameworks e também alguns conceitos com design patterns, arquiteturas java e etc.
Então queria alguma indicação e ajuda de q caminho devo seguir.

Livro que tenho e que estou estudando.

• Java como programar - Deitel
  • Core servlets and jsp (é um pouco antigo, já tenho ele a um tempo)
  • Use a cabeça Padrões de projeto

Pelas tutoriais e textos que catei na net consegui entender que JSF, JPA e EBJ são especificações e o que eu preciso é focar em alguma implementação desse caras.
Optei pelo conjunto que é utilizado em alguns projeto na empresa. RichFaces, Hibernate rodando no GlashFish.

Consegui explicar minha situação ?

abraço a todos !

Conseguiu sim, só tem uns detalhes aí que são importantes.

O Hibernate é uma implementação da especificação JPA.

O RichFaces não é uma implementação da especificação JSF. O RichFaces é um conjunto de componentes que te auxilia no desenvolvimento com JSF, agora exemplos de implementação seriam Mojarra e MyFaces.

Quanto à livros, o Core JSF pode te ajudar bastante, os da Casa do Código também, tem um inclusive de JSF + JPA. E tem os 2 livros do Hébert Coelho que te dão diversas dicas no desenvolvimento com JSF e com JPA, mas nesse caso são 2 livros separados.

Opa ! boa rodrigo.
Ta vendo, são essas dúvidas que acabam me pegando. Acaba sendo uma sopa de letrinhas !

Acho que vou optar por esses livros da casa do código. Já estavam na minha lista de “dia dos pais” :slight_smile:
Agora qual vc acha mais valido para o meu caso o de JSF+ JPA ou o específico de cada um. Num primeiro momento não quero me tornar EXPERT em nenhuma das 2 tecnologias, apenas aprender o basico, por isso acredito que a primeiro opção deve ser mais adequada em termo de contgeudo e custos.
Seguem alguns livros pretendidos:

• Programação Java Para a Web (Alexandre Altair De Melo)
  • EJB 3 Profissional - Java Persistence API (Ike Keith, Merrick Schincariol)
  • Aplicações Java para a web com JSF e JPA (Gilliard Cordeiro)

o que acham ?

Então, eu acredito que é um livro muito bom, mas eu mesmo não o li então não tenho como te dar uma opinião. Eu só li os 2 separados que citei, e achei eles muito bons, mas talvez seja necessário já ter um conhecimento prévio pra poder aproveitar os livros ao máximo