Multcasting

2 respostas
F

dae galera,
no livro dos deitel (java, como programar, 4ed), no exemplo DeitelMesseger, eu n entendi direito o multicasting…

pelo q vi, manda um pacote pra um IP especifico, eh impressao minha ou eles vao mandar aquele pacote pra todos os usuarios conectados a aquele server 8O ?

se alguem puder me explicar eu agradeco :roll:
vlw

2 Respostas

M

Primeiramente o multicast é ima idéia de comunicação em grupo muito usada em teleconferência ou do gênero.

O multicast só tem comunicação UDP (Comunicação não confiável / sem correção de erros ou espera de confirmação de chegada nos micros client).

Quando um Servidor cria uma comunicação multicast ele disponibiliza um ip multicast para os clientes se conectarem a ele, ex: 224.2.150.150 (ip reservado multicast (224.0.0.0 à 239.255.255.255)).

Então o servidor tem o serviço de enviar pacotes que deseja enviar aos clientes para o tal ip multicast. Sendo que ele só precisa enviar o pacote uma única vez. então os roteadores da rede, tanto LAN (local) quanto WAN (internet), multiplicam, de forma automática, tantas vezes que forem precisas para todos os clientes receberem, sendo assim o servidor não fica sobrecarregado enviando um pacote para cada cliente (no caso unicast).

Unicast

Multicast

Breve explicação:
http://www.das.ufsc.br/redes/redes98/hlima/seminario2/

Obs: Tem muito material para pesquisa, principalmente em inglês, caso vc deseja se especializar vá em www.faqs.org/rfcs e estude algumas rfc´s referente o assunto.
Pesquise no google.com.br sobre “multicast filetype:pdf”

Se tiver interesse sobre o assunto entre em contato.

Espero ter esclarecido a dúvida,
Abraço,
Maicon

H

Como todos sabem, a Internet é um grande conjunto de redes dentro de redes. Exemplos: DNS, www, etc.

Uma das redes-dentro-de-redes é a MBone. Talvez seja uma das promessas da Internet que não foram totalmente cumpridas até hoje. A MBone é uma rede multicast inserida na própria Internet. Como deixa claro o diagrama do maicon_b, ela resulta numa grande economia de banda em sites de intenso acesso.

Muito esforço foi feito para torná-la realidade. Os grandes fabricantes de roteadores IP e switches ATM dão suporte ao multicast.

java fez a sua parte: existem classes dedicadas a isso.

Para ilustrar o poder da MBone se fosse ubíqua, imagine um arquivo de 30 MB de interesse de toda a Internet lançado a partir de um site poderoso, mas usando unicast. Quando houvesse a tentativa do primeiro milhão de downloads, o site, mesmo poderoso, não suportaria a carga e abriria o bico.

Se esse site usasse multicast e fosse um mero K-6 II transmitindo em loop o arquivo de 30 MB, mesmo com uma banda rdícula de acesso à Internet, ele daria cabo da missão.

Relanço a dúvida original: o que falta para a MBone decolar?

Criado 11 de maio de 2004
Ultima resposta 21 de mai. de 2004
Respostas 2
Participantes 3