Gostaria de saber quel tecnologia eu poderia usar para ter acesso a qualquer tipo de banco…
Conseguiria fazer isso com JDBC? ORM?
VAleus
Gostaria de saber quel tecnologia eu poderia usar para ter acesso a qualquer tipo de banco…
VAleus
Com JDBC você tem acesso a todos os bancos de dados relacionais que possuem um driver (todos os conhecidos e mais alguns).
[quote=betobcsc]Gostaria de saber quel tecnologia eu poderia usar para ter acesso a qualquer tipo de banco…
VAleus[/quote]
Claro, desde que o banco forneça um driver jdbc.
Ambos.
Acho que me expresseei mal anteriormente…
Mas digo da seguinte maneira… como poderia construir minha aplicação para que ela fique generica a qualquer tipo de banco de dados?
Use interfaces. Ao inves de fazer uma classe “PessoaPersistencia” que usa cosias do mysql diretamente, faca uma interface “PessoaPersistencia”, e entao implementacoes especificas para cada banco.
Ou entao use Hibernate 
Rafael
Agora chegamos ao ponto que ideal… entao quer dizer que eu utilizando o hibernate nao precisarei implementar para cada tipo de banco de dados?
Apenas uma implementação para todos os bancos de dados?
Valeus
[quote=betobcsc]Agora chegamos ao ponto que ideal… entao quer dizer que eu utilizando o hibernate nao precisarei implementar para cada tipo de banco de dados?
Valeus[/quote]
Isso, mas se vc for persistir em qualquer coisa que não seja bando de dados vc vai ter que implementar. Aí é bom vc usar o pattern DAO.
Acabou de sair um tutorial de hibernate, vc viu?
A Paz!!
[quote=betobcsc]Agora chegamos ao ponto que ideal… entao quer dizer que eu utilizando o hibernate nao precisarei implementar para cada tipo de banco de dados?
Valeus[/quote]
Não, a não ser que você use apenas a Criteria API e as partes mais simples da HQL (a linguagem de consulta do Hibernate). Você não vai poder chamar “functions” do banco, nem usar sub-consultas (subqueries), porque nem todos os bancos suportam isso.
Mas usando o Hibernate você já vai ter 90% do caminho andado pra montar uma aplicação assim, o resto você pode “editar” na mão mesmo.
Mas vem cá, você já definiu quais os bancos que você quer suportar? Porque suportar tudo, é muita coisa…
Estava vendo como funciona… o pessoal comenta muito sobre o hibernate… e achei muito interessante essa proposta de ter qualquer tipo de banco quando se trata de dados… e esse padrao que vc falou do DAO seria a organização do acesso as minha classes… separandoas das minhas regras de negocio. ?
VAleus
[quote=betobcsc]Estava vendo como funciona… o pessoal comenta muito sobre o hibernate… e achei muito interessante essa proposta de ter qualquer tipo de banco quando se trata de dados… e esse padrao que vc falou do DAO seria a organização do acesso as minha classes… separandoas das minhas regras de negocio. ?
VAleus[/quote]
Por aí, mas o que o pattern DAO se propoe é fazer o que vc está querendo. Deixar sua aplicação independente de mecanismos de persistência, vamos dizer assim. Mas vc terá que desenvolver ao menos uma classe para cada tipo de banco seu.
Tem uns exemplos aqui ó.
A Paz!!
O DAO dos Blueprints da Sun:
http://java.sun.com/blueprints/corej2eepatterns/Patterns/DataAccessObject.html
Galera muito obrigado pelos esclarecimentos…
Até a proxima…
Valeus