Multiplatafoma em um sistema web. Me ajudem

4 respostas
renato.dosantos

Existe algum livro, metodologia ou mesmo recomendação da W3C que garante que um sistema web seja multplataforma. Eu sei que é meio senso comum toda aplicação web ser multiplataforma(roda em win e linux) mas preciso alguma referencia para avaliar minha aplicação de maneira que ela prove que é multiplataforma.

4 Respostas

nellson.maia

Desculpe se entendi errado…mas pelo que entendo o que interessa mesmo numa aplicação Web é o browser, ele que interpreta sua página ou seja funcionando nos browser não importa se é linux, win, solaris. Ou seja vc pode fazer um teste em diversos browsers e ver o que dá.

Tem esse site:

http://browsershots.org/

Que faz isso, é um pouco demorado, mas pode ser que ajude.

Não sei se era exatamente isso que você queria dizer;

renato.dosantos

Isso mesmo, a intenção é verificar validar se ele é multiplataforma em varios browser.

nellson.maia

Tenta com esse cara aqui te passei.

F

Boa tarde Renato,

Essa é uma questão muito delicada, pois nem todos os browsers seguem a regulamentação do W3C para HTML.
O maior problema acontece quando você utiliza Javascript em suas aplicações, o que pode ser um problema em aplicações cross browser, pois algumas vezes você terá que implementar javascripts diferentes para cada tipo de browser.
Uma sugestão é você utilizar frameworks de desevolvimento que muitas vezes abstraem essa tarefa de você.
Aqui na empresa por exemplo utilizamos JSF/Richfaces na camada view, fazendo com que tenhamos que nos preocupar muito pouco ou até mesmo quase nada com javascripts.
Alem disso o Richfaces possui uma vasta palheta de componentes visuais que fazem requisições ajax automaticamente sem necessidade do programador desenvolver tal tarefa.

Atenciosamente,

Fábio Barboza de Oliveira

Criado 5 de maio de 2010
Ultima resposta 5 de mai. de 2010
Respostas 4
Participantes 3