Multiplicando Linhas ou Colunas da Matriz

Bom Galera, eu sou iniciante em java, e estou tentando resolver o seguinte exercício:

Crie um programa capaz de multiplicar uma linha, ou uma coluna de uma matriz de inteiros por um número.

1 - A matriz deve ser preenchida com números aleatórios.
2 - O usuário escolhe: multiplicar linha ou coluna.
3 - Se escolher linha, deve informar qual a linha deseja multiplicar? deseja multiplicar por quanto ?
4 - Se escolher coluna, deve informar qual a coluna deseja multiplicar? deseja multiplicar por quanto ?
5 - A matriz deve ser impressa no início do programa.

Eu fui fazendo até aonde deu, e estou com duvida de como multiplicar linha ou coluna pelo n° digitado pelo usuário!

ESSE É MEU CODIGO:

package Fontes;
import java.util.Scanner;
public class Ex1 {

public static void main(String[] args) {
    int linha = 0;int coluna = 0;

System.out.println("Deseja multiplicar [L] ou [C] ???");
int LinCol = new Scanner(System.in).nextInt();

System.out.println("Por qual numero?");
int n = new Scanner(System.in).nextInt();

int mat[][] = new int[10][10];
int i = 0;
int j = 0;

for (i = 0; i < 5; i++) {
    for (j = 0; j < 5; j++) {
        System.out.print(mat[i][j] = 1 + (int) (Math.random() * 10));
   }
}

if (LinCol == linha) {  
  COMENTÁRIO:    // (mat[lin] na poisição tal * ndigitado pelo usuario) ??? 
}else{
  COMENTÁRIO:    // (mat[col] na posição  tal * ndigitado pelo usuario) ???

}
  }
}

OBS: O if teria que ser dentro do for ?

feche a tag [code], por favor.

Lendo rapidamente seu código eu pude notar 2 coisas.

1 - Você está lendo com nextInt() e pede para o usuário inserir ‘L’ ou ‘C’, viu o problema?
2 - Você instancia um novo Scanner a cada leitura, não seria melhor instanciar somente um ao início e utilizar ele quando necessário?

[quote=digaoneves]feche a tag [code], por favor.

Lendo rapidamente seu código eu pude notar 2 coisas.

1 - Você está lendo com nextInt() e pede para o usuário inserir ‘L’ ou ‘C’, viu o problema?
2 - Você instancia um novo Scanner a cada leitura, não seria melhor instanciar somente um ao início e utilizar ele quando necessário?[/quote]

Mas o usuario escolhe o que ele quer multiplicar se é [Linha] ou [Coluna], se escolher Linha,
ele dá a Segunda msg: Deseja multiplicar [Linha] por quanto? Ex: 2,3,4 etc …

Eu acredito que pode estar faltando uma mensagem aí ao usuário… Seria mais lógico algo como.

Ex:
Sistema: “Deseja multiplicar Linha [L] ou Coluna [C] ???”
Usuário: “L”
Sistema: “Qual linha deseja multiplicar?”
Usuário: 2
Sistema: “Por qual número?”
Usuário: 5
Sistema: Aqui você imprime o resultado do processamento.

[quote=leorochaa2]Mas o usuario escolhe o que ele quer multiplicar se é [Linha] ou [Coluna], se escolher Linha,
ele dá a Segunda msg: Deseja multiplicar [Linha] por quanto? Ex: 2,3,4 etc …[/quote]

O que o digao disse é que se ‘L’ e ‘C’ não são números, porque você está lendo com nextInt()?

Ah, e por favor, ao postar tópico, não ressalta no título o óbvio. Todos sabíamos que você tinha [Dúvida], caso contrário, você sequer teria criado o tópico.
Por isso, não precisa pedir [Ajuda] e nem dizer que é [Urgente] também.