Mundo Java - Frameworks Brazucas

olha que eu conto o que você me disse no justjava hein? :P[/quote]

O que ele disse? Que se inspirou no VRaptor?

Não sei, não fui eu que fiz, mas é bem provável… :smiley:

No Mentawai existe dois tipos de CoC para view:

É claro que ambos são opcionais.

CoC para view é um tópico meio polêmico. Eu acredito fortemente que CoC para view não faz qualquer sentido para um projeto grande/sério. Para HelloWorld e projetos-exemplos pode fazer sentido.

Num projeto grande vc terá tres problemas:

• Muitas actions levarão para a mesma página, o que por si só já vai matar boa parte do CoC.

• Geralmente um site grande é dividido por sessões, o que não tem nada haver com as actions em si.

• Tenho certeza que o designer ia ficar bastante chateado com a imposição de uma convenção de nomenclatura para as páginas.

A primeira opçao de CoC do Mentawai segue o mesmo esquema do VRaptor para CoC:

/NomeDaAction/resultado.jsp

É meio complicado pensar numa outra convenção que não seja essa.

NomeDaAction.resultado.jsp seria muito ruim pois todas as páginas ficariam no mesmo diretório.

/NomeDaAction/resultado.jsp tb não é muito bom pelos três motivos que eu falei acima.

Minha opinião pessoal quanto a isso, e no final das contas cairemos no campo do gosto pessoal, é que CoC não é muito viável para um projeto grande, com um número alto de páginas e actions que vão te levar para a mesma página.

Vai ter tanta exceção a regra que no final das contas terá sido melhor configurar o nome das páginas na mão e ter total liberdade para fazer a coisa do jeito que o seu designer preferir.

Guiherme e Fabio, não vamos transformar o post numa guerra de frameworks Menta X VRaptor . Até agora não ouve nada assim no GUJ e não vejo vantagem alguma nisso.

Mas nós discutimos o uso de convenções beeeeeeem antes de eu conhecer o VRaptor :slight_smile:
Fiz uma versão dela na versão 1.1 ou 1.2 do menta, a muito tempo, até postei no GUJ mas não houve muito interesse de comunidade na época. Agora temos uma comunidade mais madura, mais pessoas participando e mais recursos no framework como os Push Filters.

Eu me referia ao pacote org.mentawai.coc, recem adicionado e com features não implementadas. O que o Sérgio fez ele pode dar mais detalhes.

eeeeeita calma calma…

Longe de mim querer alguma guerra. Acho isso a maior besteira. Temos mais é que cooperar mesmo!

O comentário foi apenas uma brincadeira com o Rubem! Notem o :wink: no fim da mensagem.

Além do mais, o que o Rubem me disse no justjava não tem NADA a ver com o que vocês estão achando aí pra cima… :smiley:

Fala Boaglio blz?

No nosso caso, quando colocamos a ideia de convencao no vraptor, a maior parte foi roubada de algumas coisas que vi no rails. :slight_smile:
No nosso caso, tudo veio de algum lugar :slight_smile:
Taí a nossa fonte :slight_smile:

Abraço,

Guilherme