Mural de comentários[RESOLVIDO]

6 respostas
viniciusEric

Boa tarde amigos. :smiley:
Estou tentando postar em uma página JSP um mural de comentários bem simples. Em minha página JSP tenho um form com um textarea de nome ‘comentario’.
Criei um Servlet que obtém o texto digitado nesse textarea, pois bem. A solução que eu encontrei foi…

String comentario = request.getParameter("comentario");
 request.setAttribute("comentario", comentario);
 getServletContext().getRequestDispatcher("/index.jsp").forward(request, response);

Usando EL na JSP eu consigo perfeitamente exibir o que digitaram na textarea, somente não consigo ‘acumular’ as mensagens. A cada requisição a mensagem anterior é substituida.
Sou iniciante em JAVA e não estou conseguindo resolver isso. :?:
Um abraço a todos, desde ja agradeço.

6 Respostas

guerios

viniciusEric:
Boa tarde amigos. :smiley:
Estou tentando postar em uma página JSP um mural de comentários bem simples. Em minha página JSP tenho um form com um textarea de nome ‘comentario’.
Criei um Servlet que obtém o texto digitado nesse textarea, pois bem. A solução que eu encontrei foi…

String comentario = request.getParameter(“comentario”);

request.setAttribute(“comentario”, comentario);

getServletContext().getRequestDispatcher("/index.jsp").forward(request, response);

Usando EL na JSP eu consigo perfeitamente exibir o que digitaram na textarea, somente não consigo ‘acumular’ as mensagens. A cada requisição a mensagem anterior é substituida.
Sou iniciante em JAVA e não estou conseguindo resolver isso. :?:
Um abraço a todos, desde ja agradeço.

Amigo. Entendo que vc seja novo, bem vindo, vou sugerir algo

Se for bem básico mas bem básico mesmo o que vc quer fazer, sugiro scriptlets

Agora se vc pensa em fazer algo mais bem elaborado , use algum framework MVC, pode ser o básico do Struts mesmo ou o JSF se quiser algo mais recente.

Se for querer fazer via Servlet puro mesmo vai dar trabalho :slight_smile:

viniciusEric

Obrigado pela atenção amigo!
Entendo você, mas essa simples solução de apenas acumular as mensagens nao seria possivel somente com Servlet?

E a questão de Frameworks MVC, voce poderia ser mais especifico?
Agradecido demais!

C

Boa tarde

Para você fazer algo desse tipo sem utilizar recursos de um banco de dados para armazenar as mensagens, você tem que jogar esses dados na memória, existem varias formas de se fazer isso, vou listar algumas maneiras:

1º) Criar um List em um atributo static, e a cada fez que você chamar sua servlet, você dará um add na sua lista que esta em um atrbuto estático;

2º) Você pode criar um singleton e armazenar esses dados nele;

3º) Você pode criar uma classe no server web para ficar em escopo de aplicação (listners);

Espero ter ajudado.

guerios

viniciusEric:
Obrigado pela atenção amigo!
Entendo você, mas essa simples solução de apenas acumular as mensagens nao seria possivel somente com Servlet?

E a questão de Frameworks MVC, voce poderia ser mais especifico?
Agradecido demais!

É possível sim, só vai dar bastante trabalho.

o Struts veio pra facilitar justamente isso

de uma olhadinha http://struts.apache.org/

Esse link explica um pouco de MVC também

guerios

Caio Vinicius:
Boa tarde

Para você fazer algo desse tipo sem utilizar recursos de um banco de dados para armazenar as mensagens, você tem que jogar esses dados na memória, existem varias formas de se fazer isso, vou listar algumas maneiras:

1º) Criar um List em um atributo static, e a cada fez que você chamar sua servlet, você dará um add na sua lista que esta em um atrbuto estático;

2º) Você pode criar um singleton e armazenar esses dados nele;

3º) Você pode criar uma classe no server web para ficar em escopo de aplicação (listners);

Espero ter ajudado.

Para o item 1 Indicado pelo Caio você pode usar o http://www.prevayler.org/

viniciusEric

Pow galerinha, brigadão!
Deus os abençoe. Valeu por compartilharem seus conhecimentos!

Criado 16 de setembro de 2009
Ultima resposta 16 de set. de 2009
Respostas 6
Participantes 3