Pessoal, estou utilizando o padrão MVC, Generics e Repositorio e Fachada, então tenho a Fachada que instancia o repositório que instancia o DAO generico que tenho os métodos CRUD…
Bem o que eu queria saber mesmo é a opnião de vocês, envio as informações que vou salvar pelo Servlet, estou fazendo toda a validação no servlet, mas creio que esse não seja o modo correto, então, onde eu faria a validação? Na hora que eu recebesse no repositório??
MVC com Servlets e Hibernate
2 Respostas
É comum em frameworks MVC você chamar as validações direto do controller. A lógica de validação normalmente fica em alguma classe Validator ou em anotações na classe de modelo.
As suas entidades também podem garantir que são instanciadas de modo válido. Pesquise sobre invariante de classe.
Pessoal, estou utilizando o padrão MVC, Generics e Repositorio e Fachada, então tenho a Fachada que instancia o repositório que instancia o DAO generico que tenho os métodos CRUD…
Bem o que eu queria saber mesmo é a opnião de vocês, envio as informações que vou salvar pelo Servlet, estou fazendo toda a validação no servlet, mas creio que esse não seja o modo correto, então, onde eu faria a validação? Na hora que eu recebesse no repositório??
Pelo que vc disse a sua arqutetura deveria ser parecida com esta.
A validação de input ( tipo, a data está preenshida e existe) é feita no action usando objetos Validator. Regras de negocio são feitas no serviço, também usando objetos validator. Pode ser no servido de façada e/ou no serviço de dominio.
O repositorio não tem nada que ver com isto. Nem o DAO.
Não coloque suas regras na api do frameworks MVC, utilize serviços. Se vc usa façade, ainda melhor.
Criado 10 de março de 2013
Ultima resposta 11 de mar. de 2013
Respostas 2
Participantes 3
Alura Sistemas operacionais: entenda seu conceito e suas funções Descubra o que são sistemas operacionais, suas funções e tipos. Aprenda tudo de forma clara e objetiva. Não perca tempo!
Casa do Codigo Orientacao a Objetos: Aprenda seus conceitos e suas... Por Thiago Leite e Carvalho — Casa do Codigo