MVC de novo

2 respostas
J2Alex

Eu de novo…

Vamos supor que eu tenha uma página com um form que o usuário entre com o seu e-mail. aí pode acontecer o seguinte:

1. O e-mail já existe e o usuário será enviado para uma página onde pode alterar seus dados.

2. O e-mail não existe e nesse caso será aberta uma página para o usuário incluir seus dados.

3. O e-mail digitado é inválido.

Supondo ainda que eu esteja usando webwork como controlador…

1. O e-mail SERÁ validado na action do controlador.

2. A checagem se o e-mail já está cadastrado NÃO SERÁ feita na action, mas em uma classe de negócios.

Estão corretas as suposições? A classe de negócios deverá chamar outra action para direcionar para a página correta ou pode direcionar para a página diretamente?

Grato.

2 Respostas

pcalcado

Sobre validação em si, consulte um dos milahres de tópicos aqui.

Sua classe de negócios nunca deve chamar uma action. A action está na camada superior, camadas uperiores dependemd e camadas inferiores, não o contrário :wink:

Sua classe de negócios deve, na maioria das vezes, ser algo não relacionado com HTTP, HTML servlets e tudo mais. Ela deve ser um POJO que não conhece muito sobre a interface.

J2Alex

pcalcado,

Sobre não conhecer nada sobre HTTP, Servlets, etc… tudo bem, mas o correto não é o modelo ser chamado por um controlador, realizar o seu “trabalho” e chamar outro controlador, que aí sim irá chamar a view?

JSP -> Controller -> Model -> Controller -> JSP

Sendo assim, o controlador não é uma Action???

Criado 16 de maio de 2005
Ultima resposta 16 de mai. de 2005
Respostas 2
Participantes 2