MVC e DAO

Boa madrugada pessoal!
Eu me chamo Almir!

Eu tenho uma certa dificuldade em entender algumas coisas do Padrão MVC!
Eu já li muitos materiais sobre o assunto mas sempre tem algumas coisas obscuras e “nebulosas” que nos fazem travar no entendimento e aprendizado do conceito, mas enfim.

MVC e DAO

Esta é minha dúvida de hoje!

Na verdade, mais especificamente, a camada modelo (model) e o padrão DAO.

Qual é a relação entre os dois?

Pelo que tenho visto, em se tratando de java, é na camada Modelo que nós colocamos a lógica de negócio, lógica de domínio (as beans por exemplo…) e etc.

Mas o tal do padrão DAO? onde ele fica?

Qual é realmente relação participação deste padrão dentro do MVC? Ele pertence realmente à camada de modelo ou é um padrão que funciona de forma independente?

Eu preciso deste padrão para o MVC funcionar?

Existem alternativas à este padrão?

Desde já agradeço!

veja aqui: http://mballem.wordpress.com/2011/02/21/utilizando-swing-com-banco-de-dados/

t+ e boa sorte.

Bom dia fernandopaiva tudo bem cara?
Eu também tinha muitas duvidas referentes a DAO, Model etc.
Quando comprei um livro chamado “Programação Java para Web” que ensina a fazer uma aplicação financeira pessoal usando o modelo MVC, o autor explica exatamente como funciona, baseado na explicação dele tirei todas as minhas duvidas e fiz um diagrama explicativo para nunca mais esquecer, segue abaixo:

MVC se aplica somente aonde vc diz “Apresentação”, pois não confunda MVC com CAMADAS DA APLICAÇÃO…

Pois são conceitos bem distintos.

[quote=RafaelCassau]Bom dia fernandopaiva tudo bem cara?
Eu também tinha muitas duvidas referentes a DAO, Model etc.
Quando comprei um livro chamado “Programação Java para Web” que ensina a fazer uma aplicação financeira pessoal usando o modelo MVC, o autor explica exatamente como funciona, baseado na explicação dele tirei todas as minhas duvidas e fiz um diagrama explicativo para nunca mais esquecer, segue abaixo:

[/quote]

Eu ja conheço bem de MVC, uso em meus projetos a uns 5 anos mais ou menos…Usava muito em Python agora com Java.
Para o Sr (almir.so), o link q passei no post acima da para entender bem como trabalhar, é um ótimo exemplo para quem ta começando.
Sobre o livro “Programação Java para Web” eu tenho o EBook mas além dele indico o livro “UML uma abordagem prática” q encontra aqui: http://www.submarino.com.br/produto/1/241945/uml:+uma+abordagem+pratica
Muito bom e mostra bem como se faz uma modelagem de sistemas.
O resto é pratica + pratica + pratica.

t+ e boa sorte.