Em um sistema que segue o MVC, como por exemplo a apostila fj21 desenvolve um sistema em mvc que tem um filtro no sistema que voce pode verificar login e algumas outras coisas.
Como posso fazer isso em php?
Damos o nome de filtro mas creio que nao seja este o nome, quando procuramos por filtro aparece filtro de sql ou de combos de formulario… como posso verificar em outras linguagens ou plataformas o nome de um “filtro” que faz isso?
e outra coisa, oque mais podemos fazer com os filtros alem de login etc etc? deem alguns exemplos pls. Não estou achando algum conteudo sólido na internet.
denisspitfire
ninguém?
drsmachado
Primeiro, entenda que filtros são recursos disponibilizados para uma estrutura específica. Podemos determiná-los, em java, no web.xml (o deployment descriptor) ou “forçar” através de um recurso fornecido por um framework, como Struts 2 ou JSF 2.
Em PHP, não temos um deployment descriptor. Logo, precisaríamos de algum processo que possa capturar a requisição e processar os dados da mesma.
Ou fazemos isto de forma manual, desenvolvendo um listener ou trabalhamos com algum framework que tenha tais recursos.
Não estou certo, mas creio que o Zend ou o CakePHP tenham algo parecido.
Filtros servem para uma série de coisas, pela própria definição, eles filtram informações.
Normalmente, isso é utilizado para o controle de acesso, verificar permissões, registro de logs e captura/tratamento de erros.
denisspitfire
vlw cara, Achei agora, é chamado de front controller. Versão pig do filtro. Tem até request_URI para redirecionamento e tal.
Estou sentindo dificuldades de trazer oque é da hora do Java para o PHP pois o sistema aqui é um ERP em PHP. Como posso ter diversas traduções deste genero? sem eu ter que fazer um curso para falar “aaahhh é isso que é aquilo no java??” dai o cara vira e fala nao sei pq nao manjo de java…
Quase nao estou achando coisas ou nomes que batam, só preciso das nomenclaturas.