MVC inicial

Olá, gostaria de saber como posso usar uma class que esta em um arquivo de outra pasta.
Não estou usando nenhum IDE.
Eu tenho criado as pastas:
br/com/model -> que contém o arquivo Model.java contendo a class Model.
br/com/view -> que contém iew.java contendo a class View
br/com/controller -> que contém o arquivo controller.java contendo a class Controller

Quando preciso da class controller por exemplo eu adicionei:
import br.com.controller.Controller;
no meu arquivo.
Mas na hora de executar não funciona. Diz que existe um erro e a JVM não consegue achar a class Controller nem seus métodos.

E pq se complicar nao usando uma IDE?

Olá @javaflex, pois porque quero aprender. As IDES fazem tudo. Eu gostaria de chegar a fazer algo complexo com código, é um sono difícil, mas gostaria. Por exemplo, estou usando o Sublime e o terminal basicamente. E não consigo avançar pois preciso de corrigir esse erro que aparece na consola!:frowning:

Se tem uma coisa que eu odeio, é programar Java sem IDEs muito complicado! Mas sei que é uma parte fundamental do aprendizado.

Vamos lá, primeiro você já vai ter que estar com todas os .class gerados em seus respectivos diretórios, em seguida já na linha de comando(CMD ou Bash) você deve ir pra sua pasta src e compilar a classe contendo o metodo main a partir dela. Exemplo:

C:\JavaProject\src> javac br\com\main\Main.java

E para rodar o .class desse main use do comando java desde o diretorio raiz. Exemplo:

C:\> java -cp JavaProject\src br.com.main.Main

Creio que assim funcione!

1 curtida

Pro mercado isso nao importa e sim o resultado. Eu nunca perdi tempo programando sem IDE. A IDE te ajudaria nisso e nao precisaria recorrer a forum.

Entendo seu ponto de vista. Com certeza não tenho ainda a capacidade que você deve ter para programar, por isso preciso ainda ter maior pratica com isto, sobre tudo na hora da lógica e eu sinto que é o melhor caminho(**meu ponto de vista, só isso).

Obrigado @SkyG0D!

Mesmo o mercado não pedindo é um bom conhecimento a se ter, pois em certas certificações java algumas questões sobre compilador o javac podem ocorrer. Mas vai de cada um.

Nunca precisei de certificação. Mas pra passar em certificações geralmente é só decorar simulados. Concordo que vai de cada um, só quis passar minha experiência.

Perfeito senhores!!. Sem dúvida esta plataforma está de parabéns tendo vocês como usuários. @javaflex e @SkyG0D!! valeu mesmo!!