Mvc JavaSE com Swing e Injeção de Dependencia com Spring

Estou abrindo este tópico para sanar algumas duvidas sobre a melhor forma de implementar…

Estive estudando como é utilizado o mvc no desenvolvimento de aplicações JavaSE,

Normalmente para web criamos as Views + Controladores + Services + Models, desta forma nosso código fica bem estruturado, divido e facila a manutenção desde que cada um seja implementado da maneira correta.

Para o Java SE, vi que componentes Swing já implementam o MVC, desta forma não vejo a necessidade de se criar um Controller para nossa View. Ao meu ver criar um controller para isso é estar criando uma classe a mais que tera que se instanciada e tudo mais.
Em todos projetos que desenvolvi com Java SE nunca implementei um controller por este motivo.

Porém agora comecei utilizar o Spring para fazer Injeção de Dependência no Java Se, e fiquei com a seguinte duvida… Afinal de contas… Onde minhas dependencias serão injetadas…
Pensando nisso, passei a olhar para o Controller com outros olhos…

Mais ainda estou confuso…

Como minha experiência com programação ainda é pouca, gostaria da opinião do pessoal que programa a mais tempo e possui um conhecimento avançado.

O que vocês me dizem a respeito… E pra quem ja trabalhou com Spring, como é feita a injeção de Dependencias?