Mvc jdbc

5 respostas
V

Olá pessoal, estou desenvolvendo uma aplicação em desktop com banco de dados, resolvi utilizar o padrão MVC, li muitos tutoriais, entendi como que funciona o mecanismo e interação com swing, mas estou com muitas dúvidas em como implementar o jdbc porque existe muitos padrões, várias formas, alguém pode me dar uma dica de onde começar?.
Até mais.

5 Respostas

laudenpower

Tipo não é que você implementa o JDBC, na verdade você acessará o banco de dados usando o JDBC, o que difere na verdade é a forma como você vai fazer isso. No MVC é normal implementar a camada do model utilizando o padrão DAO, sendo que nesse caso é uma camada de abstração da lógica de banco do resto da lógica da aplicação.
Procure ler a respeito do padrão DAO e você achará a melhor forma de acessar o banco de dados.

Espero ter contribuido com algo… :smiley:

V

Olá laudenpower, muito obrigado pela ajuda, li sobre esse padrão e entendi como utiliza - lo na forma básica, agora só me resta mais algumas pequenas dúvidas, por exemplo onde eu posso instanciar o DAO no MVC, na camado do modelo? E tb a quem ficará a cargo o controle dos eventos por exemplo eu tenho um JTable onde carrega os dados de uma tabela e o usuário vai lá e altera uma informação e clica no botão “Alterar” onde eu coloco o código pra tratar o evento deste botão na própia view ou no controle?

laudenpower

Primeiro você deve ter conhecimento sobre a forma como o java manipula eventos, o teu controler nesse caso seria a classe de evento associada a tela (JFrame).
Nesse caso então toda a criação de objetos do tipo DAO seria feita na camada de eventos, sendo que de acordo com o padrão MVC o controle interage com o modelo atualizando assim a visão.
Procure primeiro estudar sobre eventos e ai sim você poderá, implementar o que eu disse.

Espero ter ajudado. :slight_smile:

marcosharbs

Pode-se usar hibernate também, vai te poupar de ficar implementando metodos para salar consultar e alterar objetos, é um framework interessante de implementa jpa.
Abraço!

V

Entendi o padrão Observer, talvez eu posso implementa - lo.

Criado 16 de julho de 2009
Ultima resposta 17 de jul. de 2009
Respostas 5
Participantes 3