MVC - Na prática, super desenvolvimento de sistemas

8 respostas
hvivox
Esta é primeira vez que vou desenvolver uma aplicação com o mvc!  sei muito bem o seu conceito e o que cada camada representa mais estou com dificuldade de implementar.

O sistema está dividido assim respectivamente:

Visão: telas do sistema (Somente telas e eventos de botão)

Fachada: Interface que de comunicação entre a visão e o controle

Controle: Regras de negócios do sistema, as classes são instancias no momento que o usuário aperta em algum botão + DAO (métodos de acesso ao banco de dados). Além disso essa camada implementa a interface (fachada).

Modelo: classe de persistência

Tenho o seguinte problema: Tenho o seguinte problema, quando Estou na tela consultaCliente e aperto no botão consultar essa ação vai ter que gerar um evento de botão que vai chamar a interface e a interface vai chamar a classe controleCliente que implementará os métodos da interface, em que terá que pegar os dados consultados e jogar em na tabela do ConsultaCliente (tela). Como faço para manipular o componente visual (tabela) a partir da classe controleCliente.

Resumindo: Como faço para manipular um componente visual apartir da classe de controle? Sempre que clicar em um botão devo passar a instancia da Tela para a classe de controle?

Minha duvida é essa. Conto com ajuda e colaboração de todos para solucionar esse problema.

8 Respostas

hvivox

Pesso ajuda a todos que utilizam esse padrao! Para ajudar a todos os iniciantes da área

hvivox

Pessoal! o que preciso é do framework de “bind” vi que ele faz o vinculo ENTRE VISAO E CONTROLE, como faço para utiliza-lo com gostaria de mais inoformaçõe sobre esse recurso!

sergiotaborda

hvivox:
Esta é primeira vez que vou desenvolver uma aplicação com o mvc! Já sei muito bem o seu conceito e o que cada camada representa mais estou com dificuldade de implementar.

Humm… se vc pensa que MVC é sobre camadas , isso significa que vc não sabe o que é MVC e portanto não é de estranhar que esteja com dificuldades.

Separação em camadas e MVC não têm relação. MVC é um padrão para uma camada só (normalmente a camada de apresentação).

dê uma lida disto

hvivox
Obrigado pela resposta! Mais o que estou precisando é entender como fazer controlador responder para visão isso na prática. Li que o frameWork BIND pode me ajudar a solucionar o problema. Se alguém que já passou por essa tiver alguma sugestão será muito bem vinda!

obrigado

sergiotaborda

hvivox:
Obrigado pela resposta! Mais o que estou precisando é entender como fazer controlador responder para visão isso na prática. Li que o frameWork BIND pode me ajudar a solucionar o problema. Se alguém que já passou por essa tiver alguma sugestão será muito bem vinda!

O ponto é : O controlador não responde para a visão!
Então vc está querendo o impossível. Pelo menos em mvc.

O que vc faz é o controlador alterar o modelo. O modelo avisa a visão que mudou de estado e a visão irá ler o novo estado que está no modelo. Simples assim.

hvivox
Seguinte amigo! o controlador fica entre a visão e o modelo sendo assim, a visão e o modelo só se comunicam com o controlador! do modo como vc explicou o controlador não controla nada, logo não é controlador! Correto! 

Já que o MVC funciona do modo que vc diz! então ninguém precisa utilizar mas o FrameWork desenvolvido com tanto suor, garra e determinação que é o BIND... Toda uma equipe deu um duro dando pra nada!

Por isso peço a todos da comunidade vamos nos unir e exclarecer de vez a implementação desse Padrao! MVC

sergiotaborda

hvivox:
Seguinte amigo! o controlador fica entre a visão e o modelo sendo assim, a visão e o modelo só se comunicam com o controlador! do modo como vc explicou o controlador não controla nada, logo não é controlador! Correto!

Já que o MVC funciona do modo que vc diz! então ninguém precisa utilizar mas o FrameWork desenvolvido com tanto suor, garra e determinação que é o BIND... Toda uma equipe deu um duro dando pra nada!

Por isso peço a todos da comunidade vamos nos unir e exclarecer de vez a implementação desse Padrao! MVC

Blz. Então já vc entende tão bem como funciona o MVC não terá nenhum problema em usá-lo sozinho.
Boa sorte.

hvivox

Não! colega, estou aqui pra aprender! toda ajuda que tiver será bem vida! Afinal todos que estamos no guj para aprender.

Por esse motivo peço a todos da comunidade uma contribuição para solucionar esse lance que muitos desenvolvedores tem dificuldade de implementar.

Aguardo um retorno! Obrigado Pela atenção

Criado 4 de dezembro de 2008
Ultima resposta 6 de dez. de 2008
Respostas 8
Participantes 2