MVC, qual framework adotar?

16 respostas
WRYEL

Estou começando a desenvolver para web e gostaria de saber quais frameworks mvc o mercado tem adotado com mais frequencia para web, e quem já usou, desse opinião :slight_smile:

16 Respostas

alanbrasil1984

vc conseguirá ter frameworks para algumas camadas separadamente.

para todas assim acredito que não exista.

WRYEL

alanbrasil1984:
vc conseguirá ter frameworks para algumas camadas separadamente.

para todas assim acredito que não exista.

então deixa eu ser mais objetivo … :XD:

digamos que na parte do controller que eu to mais preocupado. :slight_smile:

alanbrasil1984

Controller

Struts - no meu caso o mais usado.
Vraptor - Gosto muito.
DWR - gosto para AJAX.
JSF com Seam e EJB - acho um combinho muito bom.

assim que eu lembrar de mais te informo aqui.

WRYEL

alanbrasil1984:
Controller

Struts - no meu caso o mais usado.
Vraptor - Gosto muito.
DWR - gosto para AJAX.

struts não está suspeito ? não ja foi descontinuado ?

mas mesmo assin vou dar uma olhada… 1.x ? 2.x ?

marcosharbs

Java Server Faces é muito bom ao meu ver, gosto mais que Struts
e pra parte de persistência Hibernate

alanbrasil1984

Struts 1.x na minha opinião ainda vai ser arrastar muitos anos, devido a ter N sistemas feitos nele.

fabiozoroastro

Hoje, entre Struts2(Webwork) e JSF, eu escolheria Struts2.

ronnypeterson

Estou o usando o Grails e estou gostando muito., ele integra Hibernate e Spring de forma transparente. Simples e produtivo, vale a pena dar um olhada. Ou ser preferir teste o Ruby on Rails.

mcbarsotti

pouts, daqui a pouco o saoj aparece para falar do Mentawai rsrsr :lol:

Se você está procurando uma framework fullstack aconselho o JBoss Seam, caso contrario, aconselho você a usar o que você mais conhece! Struts 2 é bacana, gosto muito dele, é o webwork com o nome de struts 2, foi meio que uma jogada de marketing…
wicket também é muito legal, mas sai um pouco doque a galera está acostumada a usar, ele não é um framework action based, talvez você encontre alguma dificuldade no começo mas depois pega a manha.

abraços!!!

fabio.cbrandao

Cara já que vc está começando com um novo projeto esqueça o Struts1, opte por Struts2 ou VRaptor3 nunca trabalhei com o JSF então não sei dizer se é bom ou ruim…

WRYEL

Achei minha pergunta bem vasta pelo jeito … eu dei uma googleada com essas opiniões e os unicos que eu achei uns tutorial bem do 0 foram jsf e struts2.

Vou dar uma olhada por cima em todos citados aqui!, se alguém tiver mais alguma dica relevante princpalmente quanto a integração de mais de 1 framework pode dizer que é totalmente bem vinda! :smiley:

obrigado a todos! :slight_smile:

rogeriuslima

Como a pergunta é quais frameworks são mais utilizados pelo mercado então minha resposta é JSF e (infelizmente) Struts 1.x

Giulliano

JSF + Hibernate + EJB + SPRING = frameworks mais utilizados.

:slight_smile:

WRYEL

Hoje eu vou testar então jsf + hibernate, mas ainda tenho a duvida do que realmente usar para fazer a parte do Controller :? …

vamos com calma! auhuauha :smiley:

marcelo.bellissimo

Eu já usei Struts 1, struts2, e atualmente uso JSF, e posso dizer que dos 3, o Struts 2 é de longe o mais produtivo, pelo menos no meu caso… se alguem quiser, cito os prós e contras que verifiquei neles…

E pra persistência, todos usando Hibernate, que é disparada a melhor solução pra persistência.

WRYEL

Obrigado a todos que estão respondendo, está sendo de grande ajuda.

Maracuja:
Olá. Supondo que o que vc buscar é algum framework que o ajude no desenvolvimento de um Sistema WEB, especificamente para usar como view/controller, a primeira pergunta que vc deveria fazer é:

Vou dar o meu palpite; digo palpite mesmo, por que exitem muitos frameworks, então você deveria avaliar mais profundamente, ver qual te atende melhor, e/ou qual vc, sua equipe teriam mais facilidade em utilizar. Também não leve meu palpite como verdade, pq de maneira alguma conheço todos os frameworks que exitem para este fim que vc deseja, mas la vai.

Se vc desejar usar a abordagem baseada em Componentes eu usaria hoje JSF + Jboss Seam.

Já se vc desejar usar a abordagem baseada em ações, eu ficaria com o Stripes.

Espero que tenha te ajudado um pouco.

[]'s

Eu vou sim dar uma olhada no SEAM, tem visto muito gente falando bem dele.

Esqueci de citar, eu ainda não trabalho com java para web, estou perguntando por tais frameworks para poder entrar na area. Voltando ao caso do struts, uns dois conhecidos que já programaram comigo em outras linguagens falaram para eu dar um foco maior em struts 1.x pois ainda tem muita gente contratando para dar suporte a este, e ele ajudaria bastante neste caso. :slight_smile:

Criado 4 de setembro de 2009
Ultima resposta 5 de set. de 2009
Respostas 16
Participantes 10