MVC Swing e AbstractTableModel

Ola Pessoal, tudo bem? consegui implementar o quase impossivel mvc em uma aplicacao java Swing, mas… eu preciso exibir os dados de uma tabela no banco de dados em uma jTable… e como fazer isso seguindo mvc? eu vi que posso criar uma classe que extend abstractTableModel, mas nao sei como implementar os metodos, estou usando DAO + Hibernate para camada de persistencia, o meu metodo para mostrar os dados ficou assim:

public void mostrar_Clientes() { ClienteDAO dao = new ClienteDAO(); List lista = dao.listaClientes(); DefaultTableModel modelo = (DefaultTableModel)jTable1.getModel(); modelo.setNumRows(0); for (int i = 0;i < lista.size();i++){ Cliente cliente = (Cliente) lista.get(i); modelo.addRow(new Object [] {cliente.getNome(), cliente.getTelefone_Residencial(), cliente.getTelefone_Movel(), cliente.getEndereco()}); } }

mas isso perde totalmente a ideia de mvc… pois isto deveria estar no controlador… ou melhor, eu deveria criar o modelo da minha jTable, de maneira que ele mostrasse os dados da tabela, tudo que preciso saber é: como extender uma classe que extende AbstractTAbleModel? como fazer ela ler os dados de um banco de dados e jogar na tabela? apenas isso, se alguem tiver um exemplo concreto ou algo que possa ajudar, estarei muito agradecido, logo, colocarei a aplicacao para download, para o pessoal ver, tem muita coisa interessante nela, até logo e desde jà, agradeço pelas respostas e apenas mais uma pergunta, alguem sabe como carregar o banco de dados junto com a aplicacao quando for distribuir? eu uso firebird, sera que colocar o banco dentro do jar seria uma boa ideia? aguardando sujestoes…