MVC - TCC - proposta

e ae, galera

decidi fazer meu TCC sobre Model-View-Controller … li mt artigos sobre e inclusive uns q tem aqui no portaljava e achei bastante interessante tema.

sendo minha prática em programação é mt fraca(espero q porinquanto so)pois durante meus primeiros três anos de curso, não aprendi qse nada, so agora q comecei a botar molar e me dedicar na area programacao pois acho é essa area de desenvolvimento de software que quero seguir.

sendo tenho q fazer minha proposta de tcc, e ainda tou meio voando como funciona um projeto q utiliza MVC, pra colocar na minha proposta ai eu gostaria de umas dicas

na parte de resumo, cosideracoes iniciais e justificativas que acho q estao legais, baseado nuns artigos lidos…

sendo q na parte objetivos e metodologia, estou com muitas dificuldades, olha como fiz:

OBJETIVOS
Apresentar os conceitos do padrão de projeto Model-View-Controller, discutir sua aplicação no projeto tvmais interativa e demonstrar resultados práticos.

METEDOLOGIA
Inicializar com estudo bibliográfico sobre Design Patterns com foco maior para o padrão arquitetural MVC, analisar como empresas e projetos de iniciação cientifica aplicam o padrão MVC, aplicar o padrão MVC no projeto tvmais interativo, e analisar o resultados obtidos.

ai nao sei quais objetivos posso ter mais, e como trabalhar pra atingi-los, e acho q os q coloquei tao muito errados, ai gostaria de algumas sugestoes.

e queria sugestao sobre o titulo tb, coloquei: Model-View-Controller - Padrão Arquitetural MVC

e mais outra coisa, eu tava querendo comprar o livro padroes de projeto do GoF, mas não encontro em lugar nenhum, ai ql livro devo entao comprar:
Core J2EE patterns ou Padroes de Projeto em Java?

Att. Dirceu

cara… só opnião pessoal, atirem as pedras se quiserem… mas eu acho q MVC não é assunto pra TCC, é muito trivial pra ser um TCC…

pode ser trivial, mas tb meu nivel de conhecimento é bastante reduzido nao quero pormeter coisas q depois nao consiguirei cumprir… e assim se no meio do caminho, achar q MVC é pouco… podia ampliar com a parte de Frameworks MVC (Struts, webWorks, Spring…) e possivel combinações sobre eles…

mas sugestoes ae, sobre objetivos e metodologias que eu possa traçar…

att, Dirceu

Também acho um assunto um pouco trivial, mas acho que se for bem pesquisado pode ser um bom tema.

Porque você não faz seu TCC sobre Design Patterns? Algumas pessoas consideram MVC um design pattern, ficaria uma pesquisa muito mais completa.

Um abraço.

Cara ao invés de vc fazer sobre MVC, faça sobre frameworks que utilizam MVC, vc pode fazer uma comparação entre struts, jsf, webwork entre outros dizendo pontos fortes de cada um, e implementando exemplos sobre eles, fazendo uma analise de qual seria o mais eficiente para determinada ocasião.

Um TCC só sobre MVC é meio trivial mesmo, se fosse orientador eu não aceitaria. É melhor falar, como o DanielTesta sugeriu, sobre design patterns, apesar de já haver toneladas de TCCs sobre. Mas, no fim das contas, é mais material para vc estudar e refenciar. Outra ideia seria falar sobre desenvolvimento enterprise (problemas, desafios, tecnologias, etc) e em algum momento citar o MVC.

valeuz…

Concordo com o que jack_-_ganzha disse.
MVC é um conceito simples, as vêzes de difícil implementação (tenho vários amigos fazendo o projeto do SCJD e o problema é separar COMPLETAMENTE o código da view e o código do controller da aplicação), mas continua sendo um conceito simples.