MVC usando RMI, aplicativo Desktop

27 respostas
S

Estou usando o padrão mvc porem estou com duvida de onde o servidor irá ficar… se eh no controle, conexão, dao ou utilitarios…
Alguem sabe onde posso colocar?

27 Respostas

viniciusfaleiro

Cara… MVC com swing??? Se for isso mesmo dá uma olhada pq li bastante e isso n existe no swing… É outro conceito.

S

me diga outro padrão de projeto que pode ser usado?

fabiofalci

Uso struts2 para controlar algumas aplicações swing.
Tenho o servidor de aplicação rodando… o famoso M.
E no cliente executa o C com o struts2 e o V em swing.

Sobre onde o server vai ficar, não entendi a pergunta, pode elaborar mais um pouco?

viniciusfaleiro

É isso aew! =)…

sergiotaborda

Valha-me paciência… os senhores não viram os 10 topicos sobre MVC no GUJ ? Não viram ? Então vão lá ver. Parem de falar asneiras.

MVC usando RMI ? Mas que raios! vcs sabem o que é RMI ??? e MVC ??

MVC não é separação em camadas!

Se o V é o swing e o C o struts e servidor é o M o banco de dados é o quê ?

Trabalho de casa : escrever 100 vezes : MVC não é separação em camadas!

viniciusfaleiro

HAUAHUAHUAHUhu… calma cara…

Pelo jeito já deve ter visto uns 100 tópicos desse tipo…

Desculpe pelas “asneiras”… más cuidado… prepotencia e arrogancia tbm não são bem vindas!!!

fabiofalci

Valha-me paciência… os senhores não viram os 10 topicos sobre MVC no GUJ ? Não viram ? Então vão lá ver. Parem de falar asneiras.

Rapaz… agora não se pode falar em MVC e já se pensar nos layers onde se irá executar?

Não falei que meu server é o M, mas que executa o M…

viniciusfaleiro

Ai ai… já vi essa briga em uns 3 forums… to fora… boa sorte…

fabiofalci

Não é briga, mas apenas uma discussão! :wink:

sergiotaborda

Rapaz… agora não se pode falar em MVC e já se pensar nos layers onde se irá executar?

O seu servidor nem é o M nem executa o M (o M não se executa!). Você tem 1 MVC no servidor (struts) e outro no cliente (swing) , não está espalhado por ai…

O que não se pode falar são asneiras. Se vc falar isso numa prova da faculdade vc leva zero. Se vc falar isso num ambiente profissional vc é despedido ou não vai passar de estagiário/junior. Se querem esse nivel de conhecimento, já o têm, mas se querem um nivel adquado a este forum e ao mundo profissional tratem de estudar.

“Insanidade é alguem repetir a mesma coisa várias vezes e esperar resultados diferentes” - Albert Einstein
“Quem fala o quer, ouve o que não quer” - ditado popular

Estou tão cançado de ver estas asneiras que por vossa causa tive que escrever isto.

fabiofalci

Sim, sergio, concordo contigo, talvez houve uma pequena confusão pq o meu caso é diferente do normal
por assim dizer. Como é uma aplicação Swing o Struts2 roda no cliente e não no server… ou seja
no cliente roda-se o Swing e o Struts2
no servidor de aplicação roda-se o restante da aplicação… regras de negócio.

J

O seu servidor nem é o M nem executa o M (o M não se executa!). Você tem 1 MVC no servidor (struts) e outro no cliente (swing) , não está espalhado por ai…

O que não se pode falar são asneiras. Se vc falar isso numa prova da faculdade vc leva zero. Se vc falar isso num ambiente profissional vc é despedido ou não vai passar de estagiário/junior. Se querem esse nivel de conhecimento, já o têm, mas se querem um nivel adquado a este forum e ao mundo profissional tratem de estudar.

“Insanidade é alguem repetir a mesma coisa várias vezes e esperar resultados diferentes” - Albert Einstein
“Quem fala o quer, ouve o que não quer” - ditado popular

Estou tão cançado de ver estas asneiras que por vossa causa tive que escrever isto.

Vc estudou muito os conceitos de programação, mas está esquecendo do português,

cançado
.

Agora quem escreveu asneira foi você. :smiley:

sergiotaborda

Ha coisa mais importantes aqui que o português. Não desvie o foco.

eliangela

caro colega sergiotaborda, preciso muito saber: Onde vc viu que MVC não é separação em camadas? Pelo amor de Deus, me diga, porque de todas as pessoas do mundo, só estou vendo vc dizer isso.

T

dá uma procuradinha no guj que vc vai ver alguns tópicos a respeito de MVC, tópicos extensos, aliás…

leia os mais recentes.

T

só pra ajudar: http://martinfowler.com/eaaDev/uiArchs.html

eliangela

tá… vem um cara aqui em diz pra gente que tudo o que está escrito nos livros está errado, e vc quer que eu leia e acredito só nos tópicos do GUJ. :frowning:

Eu levo muito em consideração as dicas que o pessoal dá aqui, mas não gosto que digam esse tipo de coisa. Ainda quero uma referência confiável dizendo que MVC não é programação em camadas…

desculpe a hostilidade, mas acho chato esse tipo de coisa…

ate mais

T

filha a referencia que lhe passei é de uma das assumidades no assunto…kkkkkk Não concordo com a “brutalidade” tb…

é que quando vc fala em “li em um livro” tem trocentos mil livros de java por ae que só falam besteira, então confie nos livros e autores “consagrados”… o link que passei é de uma breve explicação que cita TODO o MVC em uma única camada, era só pra vc entender…

Vc pediu uma referência cinfiável, talvez pq não confie nas suas, sei lá, eu lhe apresentei A referencia confiável…

tnaires

Ele não é o único.

Martin Fowler

[EDIT] - foi mal Tecnoage, nem percebi que você já tinha indicado esse link.

Phillip Calçado:
http://www.fragmental.com.br/wiki/index.php?title=MVC_e_Camadas

Por favor, cite um desses livros que você viu que MVC = camadas.

tnaires

Uma outra questão para refletir.

1. Swing é usado para criar interfaces gráficas, usadas na camada de apresentação.
  2. Swing usa MVC: http://java.sun.com/products/jfc/tsc/articles/architecture/

Se MVC é separação em camadas, como pode Swing existir em apenas uma camada - a de apresentação?

eliangela

legal…
Obrigada tnaires.
mas como tinha te dito, não estou querendo convencer ninguém de que MVC é programação em camadas. Muito pelo contrário. Acho que o sergiotaborda é um pouco hostil quando se refere a este assunto e eu queria saber da onde foi tirado isso, justamente porque eu não acredito em tudo o que se fala.

Vou te contar algo que aconteceu comigo:
Quando eu estava fazendo a graduação, o professor de Modelagem disse que o Diagrama de Classes poderia ser comparado com uma evolução do DER.
Nós estudamos a matéria, terminamos a faculdade e, quando eu fui fazer a pós graduação, o professor da pós de Java (que por sinal tem muito tempo de experiência com projetos de uma empresa) disse que dizer que “Diagrama de Classes poderia ser comparado com uma evolução do DER” é um absurdo.
Eu fiquei indignada por saber isso e perguntei porque na graduação ensinava-se isso.
Ele me disse que é porque muitas vezes os alunos estão muito novos no conceito de orientação a objetos e se formos jogar todos esses conceitos para os alunos, todo mundo iria ficar perdido.
De repente é por isso que alguns professores falam essas coisas a respeito do MVC.

Dizer que os professores que ensinam isso são imbecis não está correto…

Mas obrigada tnaires pelos links.

Até mais

J

Rapaziada que discusão boba, o negócio é funcionar seja em camadas ou apenas um modelo de separação de camadas … hehehe Bora trabalhar gente!!! Crie seu próprio modelo diga que ele é melhor e pronto, um monte de jovens programadores vão ficar discutindo sobre os “pingos nos is” ¬¬

T

mais um stag sem noção… kkk ´Chega até a ser engraçado huhauhaua

Laubstein_M_cio

Jhonatan os professores ensinam o conceito de MVC errado na faculdade (UMC), você poderia explicar melhor a sua dúvida e o que você já fez, para que possamos te orientar e apresentar matériais para ajuda.

sergiotaborda

eliangela:
legal…
Obrigada tnaires.
mas como tinha te dito, não estou querendo convencer ninguém de que MVC é programação em camadas. Muito pelo contrário. Acho que o sergiotaborda é um pouco hostil quando se refere a este assunto e eu queria saber da onde foi tirado isso, justamente porque eu não acredito em tudo o que se fala.

Por alguma razão que ainda não entendi as pessoas só duvidam de si mesmas quando se é incisivo. Hostil não é o termo. Não quero mater ou ferir ninguem. Se algumas suscetiibilidades são feridas é porque as pessoas entenderam o problema. É um bom sinal. (claro que ás vezes é apenas porque são cabeças oucas, mas esses casos são raros)
Se não der uma abanão forte nas vcs cabeças pelo uso de palavras e expressões fortes, vcs não vão entender o risco profissional que correm. Peço desculpa por assumir que todos leitores do GUJ pretendem ser profissionais na área de java, mas tenho que partir de alguns princípios básicos porque a um forum não é um lugar onde se pode detalhar demais ( mesmo assim escrevo p’ra caramba)

O problema não é que se ensina. O problema é que vc aprendeu errado.
A culpa não é toda do professor. Vc como aluna se ensino superior deveria ter verificado as afirmações dele. Caso contrário vc é um papagaio que repete o que ouviu. Só que no mundo real as pessoas não são todas papagaios. algumas realmente estudam e entendam as coisas. E algums tem poder de despedir vc. Vc deve dar graças ao seu deus por ter tido esse outro professor que lhe abriu os olhos. mas vc foi tirar a prova real ? Vc foi tentar entender qual dos dois tinha razão e porquê? Isso ninguem pode fazer por vc. Imagine só se era ao contrário. Se o primeiro disse certo e o segundo errado. Como vc destingue ? Nem 200 livros vão lhe explica como. Isso é um skill que se adquire na faculdade. É esse skill que vai fazer de si uma profissional.

O que estou fazendo é o mesmo que esse seu professor de pós. Abra os olhos!

Ele está sendo condescendente e protegendo a reta dele. O fato é que os professores erram. Afinal eles são humanos.
Mas se vc aprende errado, o problema é seu. (Repare que um professor não pode admitir que professores erram, porque isso significaria que ele tb pode errar o que destroi a sua confiança nele. Mas a realidade é que eles erram sim)

Está sim. Como vc chamaria uma pessoa que não se atualiza e não procura ensinar a verdade, mas recebe o seu salario todos os meses ensinando coisas erradas aos alunos. Irresponsável ? Eu prefiro imbecil, mesmo. Porque está não só ferando a vida e a educação das pessoas, como está chupando dinheiro num cargo onde é incompentente e pior que tudo, está ferrando e educação de uma nação e por proximidade, do mundo inteiro.

P.S. Mas como disse - não acredite em mim. Procure no google por “MVC não é camadas” e siga as referencias.

B

o objetivo de jogar os conceitos para os alunos é justamente eles não ficarem perdidos :wink:

pedromuyala

Mais conteúdo sobre MVC recomendo acessar este link: http://www.guj.com.br/posts/list/129277.java
Cuidado: Não confunda MVC com CAMADAS (Layer’s). Uma coisa é MVC, outra coisa é Layer’s!
Espero ter colaborado! :wink:

Criado 8 de novembro de 2009
Ultima resposta 27 de abr. de 2010
Respostas 27
Participantes 11