Sou um grande admirador do padrão MVC, e estou pretendendo adota-lo nas aplicações desktop que desenvolvo, porém me surgiu uma questão.
Como usar MVC sem perder a produtividade. Tipo para implementar mvc em swing desktop acredito que o desenvolvedor não poderá usufruir dos beneficios do swing designer da IDE e terá que criar os compnentes gráficos todos no braço, já que as IDEs não criam frames e componentes no padrão mvc, então como implementar MVC em desktop usando o Swing Designer das IDEs?
Grato!
[quote=matheusssilva]Sou um grande admirador do padrão MVC, e estou pretendendo adota-lo nas aplicações desktop que desenvolvo, porém me surgiu uma questão.
Como usar MVC sem perder a produtividade. Tipo para implementar mvc em swing desktop acredito que o desenvolvedor não poderá usufruir dos beneficios do swing designer da IDE e terá que criar os compnentes gráficos todos no braço, já que as IDEs não criam frames e componentes no padrão mvc, então como implementar MVC em desktop udando o Swing Designer das IDEs?
Grato![/quote]
Programar Swing na mão nao quer dizer perda de Produtividade. Eu pessoalmente prefiro programar Swing na mão, além da qualidade do código, e a facilidade da futura manuntenção.
Mesmo nas IDEs é plenamente possível usar Swing no modelo MVC. O Netbeans permite que você defina seus models próprios. Só note que no caso do Swing a camada de controle é praticamente inexistente.
ummm. mas ele permite setar um modelo pra tudo ou só para os componentes que trabalham com modelos como JTable? Tipo se eu quizer usar MVC num simples JFrame com alguns JTextFields e um botão é possivel fazer isso usando o designer da IDE?
Sim é possível, nesse caso você apenas irá criar as telas usando o matisse e o resto (controller e model) você implementa na mão.
[quote=matheusssilva]Sou um grande admirador do padrão MVC, e estou pretendendo adota-lo nas aplicações desktop que desenvolvo, porém me surgiu uma questão.
Como usar MVC sem perder a produtividade. Tipo para implementar mvc em swing desktop acredito que o desenvolvedor não poderá usufruir dos beneficios do swing designer da IDE e terá que criar os compnentes gráficos todos no braço, já que as IDEs não criam frames e componentes no padrão mvc, então como implementar MVC em desktop usando o Swing Designer das IDEs?
[/quote]
O padrão MVC é excelente para criar toolkits gráficos com o AWT , SWT e JSF e Swing.
Mas para vc usar essas coisas o padrão MVP é melhor.
Básicamente o Swing é como o JDBC, uma coisa para ser usada por baixo dos panos.
O objetivo deve ser criar um esquema que construa as telas para vc. O IDE pode fazer isso … (embora eu não recomende)
Agora vc vai usar essas telas. A tela toda , com todos os componentes do swing, listeneres etc… agora são o V do MVP. O MVP é usado na camada de apresentação para controlar as regras de apresentação.
Leia mais detalhes neste outro topico