Pessoal,
Baixei uma versão 4.xxx do MySQL e instalei aqui em casa. Antes eu tinha um 3.2xxx que funcionava perfeitamente. Ao instalar o 4 ele mostra aquela janela onde eu devo digitar login e senha de um usuário. Eu fiz isso, assim como no 3, porém quando vou acessar o banco ele dá um erro de “admin@localhost” não tem acesso(login: admin, senha: admin)! Já verifiquei o my.ini e o login/senha estão corretos. Tentei de tudo inclusive mudar de ferramente de conexão. Depois de muito tempo desisti e reinstalei o 3.x que está funcionando normalmente. Alguém tem idéia do que está errado. Existe algum passo a mais para conectar no MySQL 4?
MySQL 4 não conecta
9 Respostas
Verifique os paths… uma vez eu coloquei os 2 na minha maquina, mas o 4 ainda estava puxando uns arquivos do 3… ( os arquivso de tabelas, no caso )
Rafael
Na verdade, eu tinha o 3 antes de formatar o HD. Depois de formatar instalei o 4 e deu esse problema no win2000. Tenho uma outra partição win98, também estava zerada, instalei o 4 e ele deu o mesmo erro. A versão 4 é 4.0.17.
ja tentou logar sem username e senha, simplesmente digitando “mysql” ? O comando "mysql -V’ retorna a versao certa?
Rafael
Não tentei. Vou instalar o 4 de novo do win98 e ver se funciona. Se der certo instalo no win2000. Valeu.
o mysql tem 2 usuarios root, um para o chamado ‘%’ e outro para ‘localhost’
quando voce seta a senha pela primeira vez, ele seta so o root %
tenta logar sem senha q vc vai ver q da 
Ok. Funcionou, consegui logar com login e senha vazios. Aproveitando… qual é a ferramenta visual padrão para se trabalhar com o MySQL? Eu estou usando o DBManager, acho boazinha, mas essa parte de usuário tá meio confusa. Se alguém puder me dar o endereço de uma ferramenta free eu agradeço. 
Show!
Muito boa essa ferramenta! Agora dá pra administrar os usuários numa boa. Só senti falta de uma opçao de importação/exportação, mas isso eu resolvo por fora.
Aproveitando… O MySQL 4 já tem implementação de relacionamentos/chave estrangeira entre tabelas?
Tem sim… mas com um lance pe-no-saco que nao sei se eh pau do mysql ou se o lance de foreign key funciona assim…
Eh que quando voce tem uma tabela com foreign key para outra tabela, e entao vc da um DROP TABLE e tenta recriar a tabela, o mysql da um erro ( errno 150 ) dizendo que nao pode crriar a tabela. O manual fala sobre esse problema, e da uma solucao - a qual nao funcionou nos meus testes, e mesmo que funcionasse eh um inconveniente fazer.
No mais, funciona legal.
Rafael