MySQL 5.0 vs FireBird 1.5

Olá amigos, irei desenvolver um sistema acadêmico para uma Instituição de Ensino e estou na dúvida de que SGDB utilizar: o MySQL 5.0 (Com trigger e procedures) ou o FireBird 1.5.

Cheguei a estes dois banco pois são os que eu conheço melhor… achei que se eu fosse para um banco que não domino, ficaria preso à um SGBD desconhecido (para mim) e perderia tempo aprendendo a utilizá-lo e talvez não conseguisse utilizar os recursos que ele oferece.

Então amigos, meu sistema terá de inicio pouco concorrência (relação à acessos ao banco), porém futuramente, esta concorrência irá crescer. Terei aproximadamente umas 30 ou 40 tabelas e por se tratar de uma aplicação de controle acadêmico, haverá inclusão (nem que seja de presença de alunos) diariamente.

Eu, particularmente, optaria pelo FB, mais ouvi dizer que o MySQL 5 está mais “encorpado”.

Abraços a todos…

pq não deixa independente de banco…depois da aplicação feita…testa nos 2 e veja qual está com desempenho melhor…

pq voce esta preocupado com trigger e stored procedures? nao seria mais natural colocar suas regras de negocios em um servidor JEE ao inves de estarem no SGDB?

libajunior,

Eu nunca usei o FB, porém já ouvi falar bem dele. Como na comparação você não colocou o PostgreSQL, eu lhe aconselho a usar o FB. Não usei a versão 5 do MySQL, porém eu apostaria no FB.

E quanto a ideia do amigo a cima, seria interessante também você deixar independente de banco (quem sabe utilizando o Hibernate) e depois testar nos bancos e ver qual tem um desempenho melhor.

Boa sorte.

Vlw Peessoal, vou fazer isto… estava pensando em usar hybernate, mais precisaria saber em que banco começar…

Vou fazer isto, usar um banco que conheço e tal e não deixar minhas regras no banco…

Muito obrigado pela atenção pessoal…

MySQL 5 está muito bom, se quiseres rapidez terás que usar MyISAM, se quiseres ter um banco um pouco mais “robusto”, terás que usar INNODB. Firebird eu ainda acho um banco meio “sem sal”, não é tem tantas vantagens sobre algum outro banco que se possa enumerar, ele tem as principais características mas nada de excepcional.
Se pudesse recomendar algum além desse, seria o H2 e o PostgreSQL.

Até!

Firebird sem sal? cara, voce precisa conhecer melhor o firebird, todas essas funcionalidades (trigger, stored procedures,etc) que o mysql colocou agora já existe no firebird desde a versão 1.0, o firebird está sempre 10 passos a afrente do mysql, hj os desenvolvedores do firebird estão implementando novas funcionalidades, quem sabe daqui a alguns anos o mysql as implemente tb.