Mysql + arquivo + java [Resolvido] ~> charset

Galera, sei que deve ser uma coisa bastante simples mas não “tenho tido” sucesso na solução rss

Tenho uma aplicação (apenas uma telinha de cadastro) conectada com o banco mysql, e precisei mudar essa conexão com o mysql trocando por arquivo, ou seja… migrei as informações de minha tabela para um arquivo .db pra continuar usando… o problema é…
essa minha tabela tem muitas informações com caracteres especiais como “´”, “ç”, “ã”, etc… etc…
então se eu executo a minha aplicação a partir do netbeens, beleza, tudo normal…
agora quando eu executo fora do netbeens (lá no meu .jar), os caracteres especiais aparecem assim…

Ex: “Clélia”, “Conceição”, “José”, etc… etc…

Isso me quebra porque mata todo o layout do meu arquivo na hora de jogar as informações na minha tabela, setar nos campos, etc… etc… (fora que é horrível rs)

Sei que deve ser apenas alguma questão de codificação mas não encontrei solução…

Alguém aí teria alguma dica que pudesse me ajudar??

Agradecido.

Da uma pesquisada sobre charset, :v

Vlw pela dica RodrigoKaos…

resolvi minha vida inserindo esse código aqui no meu main…

Field charset = null;
        try {
            setUnicode(charset);
        } catch (NoSuchFieldException ex) {
            JOptionPane.showMessageDialog(null, ex.getMessage());
        } catch (IllegalArgumentException ex) {
        } catch (IllegalAccessException ex) {
        }

Esse método na minha classe que contém o main

private static void setUnicode(Field charset) throws NoSuchFieldException, IllegalArgumentException, IllegalAccessException {
                System.setProperty("file.encoding", "UTF-8");
                charset = Charset.class.getDeclaredField("defaultCharset");
                charset.setAccessible(true);
                charset.set(null, null);
        }

E esses imports na minha classe…

import java.nio.charset.Charset;
        import java.lang.reflect.Field;

Como coloco o tópico como resolvido?

Isso, coloca a tag RESOLVIDO e coloca charset ou unicode no topico pra caso alguem pesquise achar,
Boa sorte ae, abc

[quote=RodrigoKaos]Isso, coloca a tag RESOLVIDO e coloca charset ou unicode no topico pra caso alguem pesquise achar,
Boa sorte ae, abc
[/quote]
Não vejo aqui na página como editar o título do tópica pra colocar a tag… como edito?

Acho q é só editar o teu primeiro post

vlw hehe

vllw hehe