MySQL em rede

3 respostas
paulosistemas

:oops:
E ai galera!!!
Apesar de ser novo como usuário, já utilizo a algum tempo as informações postada e, tenho que dizer, sempre me ajudaram a resolver os problemas. Mas tenho uma dúvida que não encontrei e, se alguém encontrar, por favor me indique.
Vou desenvolver um sistema para uma escola e nessa escola existem pc’s com Windows e Linux. Vou utilizar o MySQL no linux e as aplicações irão acessa-lo tanto de windows como de Linux. Questões:

1. Como faço para, a partir do windows, acessar o MySQL no Linux (Utilizando JAVA)?
  2. Vi alguns comentários sobre licença e pergunto: o MySQL no linux é na faixa ou precisa de licença?
  3. Vejo muito JAVA para aplicações web, existe alguma “contra-indicação” para desenvolver um sistema inteiro em JAVA (com telas, acesso a banco de dados etc)???

3 Respostas

Daniel_Quirino_Olive
  1. Via JDBC (jdbc:mysql://hostname:3306/bancodedados);
  2. Não há restrições. Porém, se você for vender uma solução que embuta (embuta? argh!) o MySQL, daí você vai precisar pagar alguns módicos dólares.
  3. que tipo de contra-indicação?
hmichel

Em relação a questão 2, o MySQL tem a licensa GPL, ou seja, a grosso modo, vc pode usar mas não imbutir no seu software. Ou seja, se o cliente starta o servidor mas este não esta imbutido no seu software (escondido), você pode apenas acessa-lo, ou seja, eh como se ele não fosse exclusivo de sua aplicação (por assim dizer), ele pode ser utilizado como GPL (free).

Flw

paulosistemas

:stuck_out_tongue: Fala galera!
Acendeu uma lampada… Minha intencao é utilizar o MySQL (como já dito), ele já vem no Mandrake 10. Só por esse motivo eu já poderia utiliza-lo?
Mas, mesmo se a resposta fosse não, eu poderia criar uma classe que serviria apenas para acessar o banco - por exemplo classe CriaConexao. Essa classe seria GPL. O meu sistema - que tem intenções comerciais - acessaria a classe que por sua vez acessaria o banco. Desta forma existiria algum problema quanto a licença ou estaria liberada?

Criado 24 de maio de 2004
Ultima resposta 25 de mai. de 2004
Respostas 3
Participantes 3