MySQl + JSP

9 respostas
P

Ola pessoal , gostaria de uma informação …

Estou tentando fazer uma conexão utilizando JSP e MYSql…

Baixei o arquivo “mysql-connector-java-3.1.0-alpha.zip”…

Bom…:

Devo criar uma pasta com o nome do meu projeto (CIDIM)…e embaixo criar:

webapps\CIDIM\WEB-INF
webapps\CIDIM\WEB-INF\classes
webapps\CIDIM\WEB-INF\lib

dentro do WEB-INF\classes colocarei minhas classes…
e dentro do WEB-INF\lib , deo colocar meu driver , correto???

se for isso…tudo bem…
só que quando descompacto o arquivo “mysql-connector-java-3.1.0-alpha.zip”… ele descompacta 3 pastas
“clover” ,“META-INF”,“mysql-connector-java-3.1.0-alpha”…

eu devo deixar todas estas pastas dentro do lib…ou devo colocar somente o “.jar”…(jdbc2_0-stdext,que esta em:::mysql-connector-java-3.1.0-alphalib) ???

Obrigado pela ajuda…

Observação , se eu estiver fazendo alguma coisa errada me instruam…

Bom trabalho a todos…

Felipe.

9 Respostas

Bani

Normalmente você não cria um diretório lib para a sua aplicação. Coloca-se os jars dentro do diretório lib que está no diretório “common” do Tomcat.
E não esqueça de colocar o jar no classpath.
Os outros arquivos não são necessários.

Alexandre

Vc deve colocar somente o arquivo .jar no diretorio WEB-INF/lib, isso funciona, mas o ideal, e fazer como Bani escreveu…
[]'s
Alexandre Martins

Rafael_Steil

Pelo contrario. O correto eh colocar dentro do WEB-INF/lib da tua apliacao, e nao dentro do common do tomcat. Imagina se todo mundo sai metendo os jars no common… seria o mesmo que, ao inves de configurar o CLASSPATH, todo mundo colocasse as libs no diretorio no JDK.

Coloque dentro do WEB-INF/lib, pois quando voce mandar para algum outro servidor, voce com certeza nao tera acesso ao diretorio do Tomcat. Um outro motivo eh que vc pode querer usar uma versao em especifico.

Rafael

Bani

Acho que depende do JAR…
Um específico tudo bem deixar em um lugar mais isolado, mas um que provavelmente vai ser utilizado para várias aplicações, como um driver do banco de dados, é mais prático deixar no common do que ficar duplicando para cada diferente aplicação.
É até mais fácil para dar manutenção depois, quando foi utilizar uma nova versão, por exemplo.

Quando você vai mandar para um outro servidor, se for algo sério, você vai ter acesso ao diretório, mesmo sendo um hosting externo. Eu desenvolvia aplicações para um cliente e fazia o deploy em uma terceira empresa, e não havia problema algum em mandar meus JARs para o diretório lib do websphere deles (bom, era meio complicado entender o que aquele povo com sotaque indiado estava tentando falar em inglês, mas no fim tudo dava certo… hehehe).

thiagorani

Renomei o .zip para .jar e coloque na pasta lib da sua aplicacao.
O correto é que cada aplicacao tenha sua propria estrutura de diretorio, pois as mesmas detem particularidades especificas. Isso facilita a portabilidade de sua aplicacao.
Tem que setar o drive no classpath tbem.
Fiz isso para o Oracle 8.i e funcionou.

Até mais,

Thiago

Alexandre

Como assim renomear o arquivo [color=“red”].zip[/color] para [color=“red”].jar[/color] ???
O certo num é descompactar o [color=“red”].zip[/color], e dentro dele tem o [color=“red”].jar[/color], e este sim vc coloca dentro do diretório [color=“red”]lib[/color], no classpath ???

thiagorani

Por exemplo :

O Oracle 8.i tem um .zip chamado classes12.zip, certo?

No classpath coloquei : c:/ora81/jdbc/lib/classes12.zip;

Na pasta lib do WEb-INF eu coloquei o mesmo arquivo, mas mudei a estensao para .jar
Fazendo isso, voce nao precisa descompactar o arquivo dentro da lib, pois ele acessa o jar e acha as classes.

Tenta ae. Qualquer coisa estamos por aki.

Falow

Thiago

Bani

No caso do Oracle, eu utilizo o classes12.zip sem renomear mesmo. Não tenho problema algum em acessar as classes diretamente dentro do arquivo .zip.
Mas no caso do MySQL, realmente vem um zip com um monte de coisas, incluindo um JAR, e apenas o jar é necessário.

thiagorani

No meu caso, utilizo classes12.jar.
Lembro na epoca que fiquei um tempo enroscado nisso, só qdo coloquei o classes12.jar que funcionou.
Mas a minha aplicacao trabalha com duas bases, uma Oracle 8.i e SQL SERVER e realmente é necessario apenas o .jar do drive do sql, na pasta WEB-INF/lib.

Será que nosso amigo conseguiu resolver seu problema?

Até mais,

Thiago

Criado 19 de fevereiro de 2003
Ultima resposta 20 de fev. de 2003
Respostas 9
Participantes 5