MySQL lento

Boa tarde pessoal!

Bom, eu tenho um software na minha empresa, feito em java que utiliza o mysql(6.0)para guardar as informações contidas em um arquivo texto.
Quando o programa é executado em alguns computadores (com Vista ou Win7) a velocidade de carregamento é ótimo, e o processamento do mysql aumenta exponencialmente. Mas em todos os pcs q possuem XP e em um que utilizamos de teste que usa o Vista ele gasta MUITO mais tempo (chega a 1000x mais) e o processamento aumenta de 16-16k. Já tentei de tudo, mas não sei o que está causando isso. Googlei, olhei em vários fóruns, mas nada me deu uma luz para a solução.

Vocês sabem o que pode ser? Ou pelo menos o que eu posso tentar pra ver se dá? To aceitando qualquer sugestão! Será que há um problema nas bibliotecas? Nas versão que eu uso: mysql-connector-java-5.1.13?

(:

Obrigada!

Um chute na lua, mas…
Quando você lê esse arquivo texto, você primeiro lê todo o arquivo e depois grava no banco? ou lê linha-a-linha e vai gravando cada registro na tabela?

Pq cada registro ou grupo de registros correspondem a uma tabela…
Eu leio linha a linha e vou inserindo nas tabelas

Se você tirar os inserts do banco e apenas ler o arquivo texto, a velocidade dele é considerável?

Eu já tive um problema assim de lentidão, mas não exponencialmente como você mencionou !

Tenta inserir em outro banco, se possível, para ver se o problema realmente é no MySql !

Como você resolveu o problema da lentidão?
Se eu retirar os inserts o programa lê o arquivo todo super rápido.

O problema mesmo é só nos inserts. Na geração de relatórios a consulta do banco é feita super rápida, independente do computador.

Posta, se possível a parte principal do seu código, embora não sei se poderei ajudar, como você falo no Seven funciona beleza.
Qual os tamanhos desses arquivos?? se for um arquivo pequeno ele faz rápido?
Muito estranho … :stuck_out_tongue:

No meu caso eu mudei o modo que estava lendo o arquivo…