Olá a todos, é meu primeiro post aqui;
Bom, eu fiz um banco de dados usando MySQl e Netbeans(Java), o meu banco funciona perfeitamente no meu PC, agora gostaria de saber o que tenho que fazer para usa-lo em outro PC.
Por ex: o meu projeto esta todo na pasta TESTE, quando entro lá, clico no .jar e meu aplicativo funciona, levei esta pasta para outro PC e NÃO funcionou, o que tenho que fazer?
Teria que configurar o drive para rede? Tipo, o meu esta em localhost, o que eu coloco no lugar de localhost (o IP do meu PC?), e depois, devo levar todo o meu projeto para outro PC, ou apenas o .jar (executavel)? O que devo fazer na minha maquina e o que devo fazer em outra maquina para que meu aplicativo funcione nesta outra? Ja procurei no google a torta e a direita, mas a unica coisa que consegui, foi fazer com que agora não funcione nem no meu computador. Por gentileza alguém me oriente.
Bom dia, você precisa configurar sua conexão com o banco, apontando para o ip da maquina que ira hospedar o banco, assim você podera acessar o banco de qualquer maquina da rede, no exemplo abaixo, estou apontando a conexão para o ip 192.168.0.45.
Na maquina que criei o meu aplicativo e o BD, no lugar de localhost eu coloco o IP dessa minha maquina? Correto?
E na outra maquina para acessar o BD devo copiar o meu projeto pra lá? Desculpe a noobce é que não entendo nada de redes, agora que fui me interessar.
Então isso depende de como você preparou seu sistema, pelo que entendi é uma aplicação desktop, então você pode deixar o banco no seu “servidor”, configurar seu driver de conexão corretamente, e levar apenas a aplicação para a máquina cliente, pelo menos é assim que funciona aqui, sem problemas.
Amigão, aqui não tive problema nenhum em fazer esse processo, mesmo assim dá uma verificada geral, segue algumas perguntas para você se basear e verificar.
Quando você alterou o caminho do driver de conexão do seu banco para o ip da sua máquina local funcionou na sua propria máquina?
A outra máquina está configurada corretamente na rede com mascara, gateway?
você compilou corretamente o projeto?
Verificou se o firewall da máquina servidor está configurado corretamente?